Decor

Como cultivar plantas e hortas em um apartamento?

Sending
User Review
0 (0 votes)

São muitos os benefícios de se cultivar plantas e hortas em um apartamento. Uma pesquisa realizada pela NASA, por exemplo, garante que elas funcionam como uma espécie de peneira da poluição de ambientes fechados. Já um estudo da Universidade de Surrey, no Reino Unido, chegou à conclusão que as plantas ajudam a reduzir o estresse.

A verdade é que elas tornam o nosso lar ainda mais aconchegante, trazem leveza, humanizam a decoração e cuidar delas é uma atividade relaxante e terapêutica. Além de tudo, nosso apartamento fica muito mais bonito, não é verdade? Mas como cultivar plantas e hortas em um apartamento? É o que a Plano & Plano responde agora, neste passo a passo completo sobre o assunto.

Após a leitura deste conteúdo, você estará pronto para escolher as plantas ideais para apartamento, saber como fazer uma horta em apartamento e como cuidar das suas verdinhas. Mãos à obra!

Planta para apartamento: quais são as ideais?

Todas as plantas do planeta precisam de luz para sobreviver. Afinal, sem luz elas simplesmente não conseguem fazer a fotossíntese e, assim, morrem em um piscar de olhos. O que diferencia uma planta da outra é a quantidade de luz que ela precisa para ficar bonita e saudável.

É perfeitamente possível ter plantas lindas e exuberantes dentro de casa, desde que você opte por aquelas que precisam de menos luz. Existem plantas que precisam ter contato direto com o sol, outras, pelo contrário, não gostam muito de se expor a ele. Assim, as plantas ideais para cultivar em apartamento são aqueles que não exigem tanta luz e sol.

Outra dica importante é escolher plantas que não necessitam de regas tão frequentes e aquelas que se adaptam melhor na sombra e na meia-sombra. As plantas que se adaptam à sombra preferem a luz indireta, enquanto as que são de meia-sombra gostam de receber a luz do sol da manhã ou de fim de tarde.

Portanto, a principal dica para quem quer enfeitar seu apartamento com muitas plantas é analisar a luminosidade do lugar para escolher as espécies ideais. Dessa forma, você terá plantas e uma horta saudáveis e exuberantes, que vão lhe dar muito orgulho!

Mas quais são as plantas ideais para o seu apartamento?

Plantas pequenas para apartamento (H3)

São delicadas e charmosas, ideais para ocupar pequenos espaços. Em geral, também são mais fáceis de cuidar. Podem ornar a sala e a cozinha também.

  • Violeta: adoram luminosidade, mas detestam o sol direto. Ficam muito bem próximo de janelas. Precisam de muita água. Você deve regá-las todos os dias, no verão, e dia sim dia não em tempos mais frescos.
  • Cyclamen: suas flores podem ter cores variadas. Gosta de luminosidade, mas pouco sol. Em dias mais quentes, regue dia sim, dia não. No inverno, uma vez por semana, apenas.
  • Suculentas: tem diferentes formatos, cores e tamanhos, e precisam de luminosidade. Muito fácil de cuidar: a rega deve ser feita uma vez por semana em dias quentes e uma vez por mês em tempos frescos ou frios. Não molhe suas flores.

Plantas médias para apartamento (H3)

Perfeitas para quem tem um pouco mais de espaço, pois são mais visíveis e, portanto, mais exuberantes. Ficam muito bem ao lado da porta da sala, por exemplo, ou sobre um aparador.

  • Comigo-ninguém-pode: é linda, mas venenosa, portanto mantenha-a longe de crianças e pets. Gosta de meia-sombra e deve ser regada a cada três ou quatro dias.
  • Bambu da sorte: muito valorizado na decoração, é fácil de cuidar e se dá muito bem em ambiente interno. Gosta de luz indireta e solo úmido. Regue quando notar que a terra está seca. Acredita-se que traz fartura!
  • Espada de São Jorge: um clássico. É bonita, muito resistente e deve ser regada a cada dez dias. Planta de meia-sombra, também gosta de sol direto. Dizem que afasta a energia ruim do lar.

Plantas grandes para apartamento (H3)

Se você tem espaço, vai ter o prazer de cultivar plantas grandes para apartamento. São lindas, exuberantes, decorativas e transformam o espaço onde são cultivadas. É o sonho de quem ama plantas, permitindo ter um verdadeiro jardim dentro de seu apartamento.

  • Costela de Adão: fácil de cuidar, se adapta a diferentes ambientes e deve ser mantida sob luz indireta, mas em local com boa ventilação. Regue-a de duas a três vezes por semana e regularmente limpe suas folhas, que ficam empoeiradas. Pode chegar a três metros de altura!
  • Árvore da felicidade: acredita-se que chama fortuna, desde que você a tenha recebido de presente. Precisa de muita luz, mas deve ficar longe da luz direta e do calor. A rega deve ser feita três vezes na semana.

Plantas pendentes para apartamento (H3)

Elas ganham um enorme destaque quando penduradas no teto do apartamento ou sobre armários altos.

  • Samambaia: é uma planta de sombra, que prefere luz indireta. Se a terra estiver seca, é hora de regá-la. É muito fácil de cuidar e responde com exuberância e beleza.
  • Jiboia: pode ser rasteira ou pendente. Gosta de luz indireta e cresce tanto que pode chegar a dois metros. Muita gente aproveita disso para prender suas hastes pela parede, formando diferentes composições.

É possível ter uma horta em apartamento?

Claro que sim. Será excelente porque a horta em apartamento embeleza, traz vida e frescor para o seu lar e, se não bastasse, ainda terá hortaliças frescas, sem agrotóxicos, e, o que é melhor, plantadas por você. Ao contrário do que você imagina, o espaço não será problema, porque as hortaliças cabem em qualquer cantinho, desde que ideal para o seu cultivo. Horta em apartamento é qualidade de vida!

Como fazer uma horta em apartamento?

Há uma condição inegociável para que você possa fazer uma horta em seu apartamento: ela deve ficar em um local que bata sol direto, se possível por pelo menos seis horas diárias. Sem sol, não há hortaliça que resista. Portanto, varandas que pegam sol ou ao lado de uma janela ensolarada da cozinha são os locais ideais para você cultivar suas hortaliças lindas e saudáveis.

As hortaliças podem ser cultivadas em qualquer tipo de vaso e até mesmo em latas e potes reaproveitados, como aqueles de sorvete. Mas não se esqueça de furá-los no fundo, para que a água possa escoar e, assim, não apodrecer a raiz das plantinhas. Observe, também, a profundidade do vaso ou do pote – quanto mais fundos, melhor para o desenvolvimento das raízes. O ideal é que tenham ao menos 7 cm de profundidade.

A horta pode ser horizontal ou vertical. Aliás, hortas verticais chamam muita atenção porque também são decorativas e a grande vantagem é que não ocupam espaço, ou seja, cabem em qualquer apartamento, por menor que seja. Utilize uma terra adubada, fácil de encontrar nas lojas do ramo. A rega deve ser feita pela manhã ou no final da tarde, porque o calor evapora a água rapidamente.

O que plantar na horta em apartamento?

  • Temperos: hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, tomilho, pimenta e orégano. São fáceis de cultivar porque não precisam ser replantados. Colha as folhas do pé e logo terá mais hortaliças para colher.
  • Frutos: tomate cereja, morango e amora. Precisam de vasos maiores e devem ser plantados cada um em um vaso diferente. Dá um pouco mais de trabalho.
  • Hortaliças: couve, alface, espinafre, rabanete e cenoura. São fáceis de cultivar, ficam lindas e crescem mais rápido do que você imagina.

Dicas para cuidar das suas plantas e horta em apartamento

  • Plantas precisam de cuidado e gostam de atenção. Dê carinho a elas e receba de volta exuberância e beleza. Há quem diga que elas adoram conversar!
  • Poucas plantas precisam de rega diária. Se você estiver na dúvida, verifique se a terra está úmida ou seca. Regue quando estiver seca.
  • É preciso repor os nutrientes do solo com frequência. Por isso, o uso de adubos e fertilizantes é importante. Na loja de jardinagem, o vendedor saberá lhe ensinar sobre o uso, de acordo com a espécie de planta que você tem em seu apartamento.
  • Durante o dia, abra as janelas e portas para uma melhor ventilação. Plantas precisam disso.
  • A planta que deve definir onde vai ficar, não você. Um local pode ser bem decorativo, mas inadequado para sua planta.
  • Remova as partes não saudáveis das plantas, para que elas continuem crescendo bonitas e saudáveis.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 20 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page