Foto: Pexels/Liza Summer
Business Paola Tucunduva

Como a inteligência estratégica vai te ajudar a aproveitar melhor o crescimento da economia

Por Paola Tucunduva. Coach de empreendedorismo com 28 anos de experiência. Contatos: paolatucunduva.com.br paola@tucunduva.com.br
Sending
User Review
0 (0 votes)

Você acredita que já estamos chegando quase no meio do ano! O tempo está passando rápido, mas a melhor parte é que com o crescimento do número de pessoas vacinadas o ânimo e a economia estão melhorando, não é mesmo? E agora mais do que nunca precisamos ser estratégicos para aproveitar essa retomada.

Ser estratégico é conseguir coordenar seus recursos, de modo a alcançar seus objetivos com mais facilidade, é conhecer o seu pessoal e fazê-los comprometidos a buscar um resultado positivo, pensar nas barreiras, e nas soluções e estar atento. E para isso você precisa ter uma inteligência estratégica.

Veja as principais aplicações da inteligência estratégica nas organizações:

  • Análise de indicadores para fazer um retrato da empresa e por meio desses dados obter informações essenciais sobre o andamento da operação do seu negócio.
  • Análise preventiva para buscar antever possíveis problemas e já oferecer suas ações corretivas.
  • Tomada de decisões mais acertadas, os gestores são colocados em situações que exigem decisão a todo momento e uma decisão equivocada pode sair muito caro para os negócios, por isso é tão importante ter uma visão estratégica e mais ampla antecipadamente.
  • Ter redução de custos para melhorar a performance da empresa sem mexer no preço do seu produto ou serviço.
  • Ter alta performance, se você aplica a inteligência estratégica para melhorar a experiência do cliente, fazer o gerenciamento da equipe e atrair novos talentos, naturalmente, a alta performance será uma consequência.
  • São muitos os ganhos por isso eu diria que a inteligência estratégica é a chave para os bons resultados do seu negócio. E quais são as atitudes necessárias para você desenvolver a sua inteligência estratégica?
  • Ter pensamento estratégico e analisar detalhadamente o adversário e o ambiente, descobrindo pontos que sejam de fato relevantes para a análise de cenários e identificação de riscos.
  • Conhecer bem seus concorrentes, por meio da análise do ambiente competitivo, detectando seus pontos fortes, identificando pontos em que você está à frente deles e, ao mesmo tempo, as ameaças e os pontos em que eles podem te superar.
  • Buscar opinião isenta, apesar de todos os esforços que você pode colocar na realização da análise do ambiente interno e externo de sua empresa, é impossível ser 100% imparcial. Assim, peça que pessoas que conhecem o seu negócio revisem a sua análise de cenários e contribuam com pontos que você pode ter deixado passar.
  • Usar as ferramentas certas. Faça uso dessas ferramentas consagradas e utilizadas pelas grandes empresas do mercado.

Tenho certeza que desenvolvendo sua inteligência estratégica vai aproveitar intensamente as novas oportunidades que estão chegando. Eu conheço uma empreendedora que montou uma empresa para ensinar as pessoas a fazer reuniões e apresentações online mais interessantes e produtivas utilizando a inteligência estratégica e o melhor é que já está ganhando dinheiro com essa nova empresa de baixo investimento inicial!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 16 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page