Alexia Nascimento é proprietária do Alexia Wellness Meditation & Yoga Lounge em Sunny Isles
Vida e Saúde

Cinco passos para mudar a sua vida

Para começar a ler este artigo, é necessário primeiro seguir as instruções abaixo.
Sente-se confortavelmente em uma cadeira, ou num sofá, ou mesmo no banco do seu carro. Deixe a coluna alinhada, relaxe os ombros e o pescoço. Agora respire fundo, enchendo os pulmões na capacidade máxima. Segure o ar por alguns segundos. Solte o ar. Faça mais uma vez, usando quase toda a capacidade do seu pulmão.
E por fim, mais uma vez.
Respire bem fundo e preste atenção ao barulho que o seu ar faz quando entra e sai das suas narinas e boca.
Pronto! Isso não demorou mais que alguns minutos, mas tenho a certeza de que você já estará um pouco mais relaxado. E sabe qual é a boa notícia? Você acabou de meditar! Simples assim. E estou certa de que você não sabia disso.
Com essa prática que chamamos de meditação, mindfulness – que significa atenção total, foco -, você paralisou sua mente em uma única situação, que foi a respiração, que, por sinal, é muito importante para começar a meditar. O conceito de meditação assusta muitas pessoas, principalmente as mais agitadas, por lembrar os praticantes de yoga, os indianos, sentados no chão duro, com as pernas cruzadas. Muitos, só de pensarem em uma posição assim, já pensam também na desistência de meditar.
Se você é uma pessoa que acha que essa prática é voltada apenas aos gurus mais avançados na espiritualidade, está enganado. A meditação é indicada para todos e, principalmente, para pessoas extremamente ansiosas, com pressão alta, doentes, com depressão e até obesidade. Esse método tão antigo remonta às tradições orientais, passa por várias religiões, como budismo e cristianismo, e nos dias de hoje está livre de qualquer religião.
A meditação se tornou uma prática que qualquer criança ou adulto pode fazer, em qualquer lugar onde se sinta confortável.

Veja abaixo cinco dicas para meditar que irão mudar sua vida, usando apenas alguns minutos do seu dia:
1. Escolha um lugar calmo para começar, pode ser até dentro do seu carro, mas lembre-se de desligar o celular.
2. Comece a primeira semana apenas respirando e prestando a atenção na sua respiração.
3. Depois da primeira semana de prática, seu corpo já estará mais relaxado e querendo mais. Use agora um mantra.Por exemplo: “Ommm…”. Esse som prolongado é o símbolo da energia vital positiva. Repita esse som 3 vezes, conciliando-o com a respiração. Ou use qualquer outro mantra da sua preferência.
4. Pratique a gratidão. Depois de se sentar, respire fundo 3 vezes, no mínimo, desenhe a palavra gratidão na sua mente e foque nela por alguns segundos. Dizem os especialistas que o fato de sermos gratos aumenta nossa expectativa de vida e felicidade. “A gratidão é um amplificador psicológico do bem na vida”, diz Philip Watkins, PhD, da Eastern Washington University.
5. Ouça uma música para meditar. Existem vários aplicativos com música relaxante, outros até com meditação guiada.
É isso. Comece com 5 minutos, depois 10, sendo que até 30 minutos são recomendados para meditar.
Em uma semana seu corpo estará mais adaptado, sua concentração mais aguçada, e finalmente os resultados já estarão aparecendo.
Seja persistente e sua saúde agradecerá!
Foto: Mari Hart

Tags