Foto: Luis Villalobos
Gente

Christiano e Flávia Marchesini – 30 anos de amor e parceria

Você acredita em destino? Em amor à primeira vista? A história que vamos contar a seguir possivelmente não aconteceu por acaso. A hora certa, no lugar certo. O encontro de dois jovens em um dia comum do mês de agosto, e que se transformou em uma linda e inspiradora história de vida, com 30 anos de construção do amor, parceria e companheirismo.

Vamos entrar um pouco na intimidade de um dos casais mais conhecidos do ramo de eventos (entretenimento e moda) do sul da Flórida. Flávia e Christiano Marchesini são criadores de dois grandes projetos muito apreciados pela comunidade brasileira em Miami: Sounds of Brazil e Brazil Fashion Forum. Uma parceria de vida que rendeu grandes frutos no mundo dos negócios, sobre o qual também vamos falar logo mais à frente, mas não sem antes voltar ao ano de 1990, quando o destino, aquele citado logo no começo desta matéria, resolveu agir.

Luna, Flávia, Christiano e Eric Marchesini celebrando o Brasil em Miami. Foto: Acervo pessoal

“Como o tempo voa! Para contar a nossa história, preciso voltar ao dia 08/08/1990, quando estudávamos no Marista São José, no Rio de Janeiro, um colégio grande com quase 1 mil alunos”, começa Flávia. “Era quase impossível conhecer todo mundo, mas nunca vou me esquecer daquela cena. Christiano foi à escola vestido com um terno pois ia acompanhar sua família na formatura do irmão logo após a aula. Ah, esse terno! Quando o vi de longe, imediatamente disse à minha amiga: ‘Vou me casar com ele’ e ela, claro, olhou pra mim e riu da situação”, completa, divertindo-se ao lembrar. Frase clichê? Talvez sim. Mas bem real neste caso, verdade seja dita, embora não tenha sido tão fácil assim. Flávia tinha 16 anos e Christiano, 18. Ela conta que, a partir deste dia, demorou quase um ano para ser notada e sim, teve que tomar a iniciativa. Assim que teve coragem, fez o convite: “quer me buscar hoje no meu curso de inglês?”. Adivinhem quem foi, também já envolvido com todo aquele ar de romance? “Ele chegou com um sorriso e um enorme buquê de rosas vermelhas. Meu coração bateu a mil”, conta.

E daí em diante, o que o destino – e uma dose de coragem – uniu, se tornou uma história cada vez mais forte e ainda com muitos capítulos para acontecer. Foram 8 anos de namoro com diversos momentos felizes, descobertas, aprendizados e sonhos a serem realizados. Neste período, Flávia se formou em administração de empresas e Christiano em economia. Um casal jovem e com grandes planos. “Sempre sentimos que um dia aquela cidade ficaria pequena para nós dois. Somos cariocas apaixonados por desafios e sonhávamos em ter uma experiência de vida Internacional. Em dezembro de 1998 nos casamos e depois de um ano de casados começaram as transferências de trabalho. Saímos do Rio para São Paulo e depois para Curitiba. Voltamos ao Rio e São Paulo novamente. Fizemos, ao todo, 12 mudanças pelo Brasil”, explica.

Christiano, Flávia e Eric Marchesini celebrando o Press Award. Foto: Acervo pessoal

A 13ª mudança foi diferente. A tão sonhada experiência internacional estava para acontecer. Christiano trabalhava em um banco e foi convidado para viver na Cidade do México, em 2006. Neste período, o amor dos dois rendeu o fruto mais precioso da história pessoal: Flávia deixou de trabalhar no mercado corporativo para ser mãe em tempo integral. Eric hoje já tem 13 anos e é personagem central de uma cena emocionante, da qual também falaremos um pouco mais à frente, obedecendo a ordem cronológica dos fatos. Ah, e não poderíamos também deixar de incluir mais uma personagem desta época, a quarta peça de amor desta família: Luna, a maltês.

“No México, ficamos por cinco anos até chegarmos a Miami, em 2011, também através de transferência feita pela empresa. Nesta época, eu apenas cuidava do Eric e conhecia cada vez mais pessoas aqui”, conta Flávia. “Amamos a Flórida, contamos com grandes amigos e por isso nos sentimos acolhidos, apesar da família ser muito dividida em outras cidades e países também fora do Brasil”, esclarece.

Em 2016, já familiarizados com a vida na Flórida, chegamos ao capítulo da história onde a parceria de vida também se concretiza e se funde a um projeto empreendedor que faria história em Miami e arredores. “Voltei a trabalhar nesta época, quando lançamos o Sounds of Brazil. Quem vive fora do país sabe como trazemos sempre em nossos corações o amor pelo Brasil e uma vontade enorme de mostrar ao mundo como a nossa origem é cheia de cores, alegria, competência, criatividade e muitos talentos. Assim nasceu o projeto, em parceria com o Hotel Faena, onde trouxemos para Miami grandes nomes da música brasileira. Na última edição em 2019, antes da pandemia, a temática foi inspirada nos anos 80 e contamos com encontros e shows memoráveis como Legião Urbana, Paula Toller, Marina Lima, Leo Jaime, Paulo Ricardo e Barão Vermelho”, conta.

Já o Brazil Fashion Forum foi impulsionado pelo sucesso do Sounds. Um ano depois, em 2017, o casal decidiu expandir o projeto e incorporar também mais um evento anual. A missão era valorizar talentos na moda e na arte brasileira nos Estados Unidos. Desde a primeira edição contaram com nomes relevantes da moda e a fórmula deu tão certo, que foram vencedores, por duas vezes (2018 e 2019), do Prêmio Press Awards da Focus Brasil, como melhor evento cultural em Miami. Para 2021, novos planos estão sendo traçados, baseados nas mudanças que a pandemia trouxe para todo o mundo. Além de confirmada a participação do artista contemporâneo Gabriel Wickbold, assinando o BFF ART GALLERY, em exibição exclusiva, um novo local também será novidade: o Institute of Contemporary Art (ICA MIAMI) com uma programação que vai mesclar eventos presenciais e uma grande divulgação digital.

Flávia e Christiano Marchesini em ensaio fotográfico. Foto: Gabriel Matarazzo

O sucesso dos projetos empresariais de Flávia e Christiano Marchesini tem sempre a assinatura da Brazil Society Agencia onde, segundo suas próprias palavras, se faz com a junção perfeita da criatividade dela e a racionalidade e execução prática dele. E não só deu certo por causa da persistência, foco e trabalho – “o dia-a-dia está longe de ser um mar de rosas, quase desistimos por diversas vezes” – mas principalmente por causa da afinidade que os uniu, cuja história já era predestinada, naquele pátio da escola carioca, nos anos 90. A parceria e união começa dentro de casa, quando ambos afirmam o quão importante e essencial é acreditar no sonho e incentivar um ao outro em prol do crescimento de ambos não só como casal, mas como parceiros de vida e negócios.

E a “cereja do bolo” fica a cargo de Eric. Mesmo que de forma ainda inexperiente, quase sem querer, se tornou uma lembrança que Flávia e Christiano levarão para sempre – lembra que faltava este capítulo? Deixemos, então, que a mãe orgulhosa e emocionada, descreva como foi. “Ele sempre participou como voluntário dos nossos projetos e um dia perguntamos como ele se via no futuro, qual profissão pensava em seguir. E ele, que nunca morou no Brasil, e mesmo sem saber da importância que isso foi para nós, nos disse: ‘continuar o trabalho que vocês começaram, mas levar para o mundo’. Me emociono ao lembrar deste dia. É o que nos dá forças para atravessar as barreiras diariamente e que nos incentiva a continuar”, conclui. É ou não uma linda história da vida real, construída com base no amor?

You cannot copy content of this page
X