A artista plástica Carmem Gusmao em seu ‘ateliê’ na California
Arte News

Carmem Gusmão: “De alguma forma eu sempre soube que seria artista.”

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Uma exposição que reflete os 40 anos de carreira da artista plástica mineira Carmem Gusmão e faz uma retrospectiva do trabalho de uma das mais respeitadas e sensíveis artistas brasileiras radicadas nos Estados Unidos. Batizada de “An Invisible Path”, ela reflete décadas de uma vida dedicada à pintura, a acessórios e a objetos que a artista cria, recria e transforma em arte. Uma arte que vem de sonhos. “Todas as noites eu tenho sonhos impossíveis, e eles me acompanham durante o dia. O que fazer com esses sonhos? No meu caso, posso pintá-los, imprimir meu pincel cheio de cores até criar metáforas que de alguma forma me transmitam esse sentimento de que os sonhos não são tão impossíveis assim”, diz a artista.
Carmem começou a pintar desde os cinco anos de idade, quando já rabiscava árvores nos cadernos escolares. “Eu não escolhi a arte, ela veio junto comigo e de alguma forma eu sempre soube que seria artista”, resume. Ela diz que adora pintar tudo o que vê pela frente e de dá nova vida, por exemplo, a cadeiras velhas e abandonadas, como se estivesse ressuscitando uma companheira cheia de histórias para contar.
“Pinto telas, paredes, muros, corpos, caixas, papéis e roupas. O branco e o neutro me incomodam, as cores me fascinam. Gosto do exagero. Minha alma mineira agradece o barroco que aprendi a apreciar nas igrejas de Tiradentes, Ouro Preto, Diamantina e nas obras de Aleijadinho. Gosto de cristais, de pratarias e de todo rebuscado de uma belle époque, onde prosperidade e efervescência cultural caminhavam lado a lado.”
A artista, que nasceu em Minas Gerais, se considera uma cigana, por conta de todos os lugares por onde já passou. Viveu muitos anos em Miami, na meca da arte, local onde fez muitos amigos e muitas exposições do seu trabalho. Mas Carmen encontrou um amor e com ele passou a viver no aconchego das montanhas, na romântica cidade de Temecula, na Califórnia. “Nesse lugar, me senti livre pela primeira vez na vida, uma sensação de poder fazer minha trajetória sem as cobranças dos fundamentos e clichês impostos pelo mercado de arte.”
A exposição da artista plástica será realizada no Art & Design Gallery (8690 Biscayne Blvd, Miami), de 19 a 29 de abril, e é um passeio por todos os temas, estilos e metáforas que a artista usou durante esses 40 anos de carreira. “Apresento para vocês “Um caminho invisível, An Invisible Path”, porque atrás de cada imagem há uma metáfora, um sentimento oculto, literalmente.”
Carmem estará na KRUZIN Outlet, 136 SE 1st Ave, Downtown Miami, FL dia 25 de abril com a coleção Fashion Be Flower. Roupas e acessórios exclusivos feitos pela artista.
Foto: Divulgação

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 29 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page