Opte por refeições leves e saudáveis no verão. Foto: Unsplash/Tetiana Shevereva
Business

Alimentação equilibrada e saudável no verão

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Vem chegando o verão… e com ele férias, viagens e muito calor! Durante a estação com temperaturas mais elevadas é importante pensar na alimentação. Refeições muito quentes podem aumentar não somente a sensação de calor, mas a própria temperatura do corpo. Já as refeições pesadas podem causar uma sobrecarga do corpo, e as condições higiênico-sanitárias dos alimentos não podem ser ignoradas, pois quando inadequadas podem ocasionar doenças. Para garantir o bem-estar e curtir a energia solar da melhor maneira possível, confira algumas dicas especiais para este verão:

Consuma alimentos mais “leves” e refrescantes.

Nesse caso, consuma frutas, verduras e legumes que são ricos em vitaminas, minerais e fibras e são grandes aliados da saciedade. Você pode fazer uma salada com folhas variadas e legumes cozidos, regada com limão ou vinagre e azeite. As frutas podem virar uma salada de frutas ou um picolé (com água de coco e frutas de sua preferência, como morango, manga e kiwi em pedacinhos).

A hidratação é superimportante!

Alguns fatores são indicativos de desidratação, como a boca seca, pele sem elasticidade, olhos fundos, fadiga (cansaço) e urina concentrada ou em menor frequência. Para evitá-los, consuma água, conforme a recomendação: 35 ml por quilo de peso, então, por exemplo, se você tiver 60 quilos basta multiplicar por 35, ou seja, para uma pessoa com esse peso, o consumo de água deve ser de 2 litros e 100 ml diariamente. Lembrando que, no verão, essa necessidade poderá aumentar, por isso, observe os sinais de desidratação e aumente o consumo, se necessário.

Água de coco é um excelente hidratante. Foto: Unsplash/Kelly Sikkema

Atenção ao local de consumo, preparo e armazenamento do alimento!

Ao preparar frutas, verduras e legumes, é importante fazer a higienização correta, que compreende a limpeza (retirada de sujidades, partes deterioradas) e a desinfecção com o uso de um saneante, por exemplo, o hipoclorito de sódio ou água sanitária (1 colher de sopa para 1 litro de água), deixando-as de molho por 15 minutos, seguido de enxágue em água corrente.

As refeições e alimentos preparados devem ser mantidos sob refrigeração e nunca expostos à temperatura ambiente, de modo a evitar a proliferação e contaminação por microrganismos que podem causar doenças.

É costume frequentar praias durante o verão, sendo assim, precisamos ter atenção à qualidade do alimento do ponto de vista higiênico-sanitário. Então, busque locais conhecidos e de boa procedência que apresentem essas boas práticas.

Evite as refeições pesadas!

Como é o caso de porções de carnes gordurosas ou empanadas, embutidos (linguiça e salsicha, por exemplo) e de frituras. Optar, então, pelas carnes mais magras (como o frango, filé mignon, alcatra) e peixes (atum, salmão e sardinha) e as seguintes formas de preparo: assado, cozido ou grelhado.

E se não quero abrir mão da sopa?

Existem as sopas frias, que são consumidas sem a necessidade de aquecimento. Já ouviu falar em Vichyssoise e Gazpacho? Vichyssoise é uma sopa de origem francesa com alho-poró, cebola, batata, nata e caldo de galinha, aromatizada com bouquet garni (ervas aromáticas). Já o Gazpacho é uma sopa de origem espanhola com tomate, pepino e pimentão.


Aline Veroneze de Mello Cesar é nutricionista, mestre e doutora em Ciências. Atua como docente do curso de Nutrição no Centro Universitário Internacional Uninter, um dos maiores grupos do segmento educacional e uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 550 mil alunos e, hoje, tem mais de 500 mil estudantes ativos. Fora do Brasil, o Centro Universitário Internacional UNINTER oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação EAD para brasileiros, com polos de apoio presencial localizados em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Miami, Newark, Orlando, Salt Lake City e Washington-DC, nos Estados Unidos; Lisboa e Porto, em Portugal; Londres, Inglaterra; Milão, Itália; Madrid, Espanha; e em Nagoya e Toyohashi, Japão.  1-833-605-1255 | uninteramericas.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 16 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page