Foto: Pexels/The Caste Bar
Gastronomia

A nova tendência no mundo das bebidas: os Mocktails!

Sending
User Review
0 (0 votes)

Com a chegada do verão nos Estados Unidos, vem também o desejo de manter ou adquirir boa forma e os cuidados com o corpo se tornam uma preocupação. Mas e aquele drink à beira da piscina, refrescando em Miami Beach ou nas melhores festas de Miami? Fiquem tranquilos que a especialista em Bebidas da Revista Acontece traz a solução.

Com o reconhecimento da mixologia em nível mundial nos últimos anos, os drinks estão cada vez mais sendo apreciados e nas mãos dos consumidores nos momentos de maior descontração. Porém, a surpresa e tendência do momento são os mocktails.

A origem do nome Mocktail já explica do que se trata a bebida, da junção em inglês: “mock” (imitação) e “cocktail” (coquetel), um coquetel elaborado, mas sem álcool. E antes mesmo que você possa achar uma opção sem graça, já te conto que é um grande desafio para os bartenders, criar um coquetel com textura, sabor e inovação e não incluir álcool. E é nesse momento que surgem bebidas refrescantes, diferenciadas e superatrativas (além de instagramáveis). A novidade vem ganhando espaço nos menus de Miami e de consumidores mundo afora.

E vale ressaltar que os mocktails não são apenas sucos ou frutas com água de coco ou com gás. Eles podem e devem ser tão complexos quanto os drinques alcoólicos, sendo sua única diferença a ausência do álcool. A criatividade do bartender pode realizar deliciosos mocktails com chás, sucos, frutas, legumes, ervas, especiarias, reduções, gás, água tônica, água com gás e muitos outros ingredientes criativos, que acrescentam sabores e textura, tornando a experiência rica independente do teor alcoólico.

Essa história já ganhou profundidade e conquista cada vez os apreciadores de novos sabores e experiência. Há 10 anos, Emily Robinson, se preparava para participar de uma meia-maratona e decidiu focar nos treinos e deixou de consumir bebidas alcoólicas durante seu preparo e se deparou com várias melhorias em seu desempenho, com mais disposição, perda de peso, uma melhora considerável no sono e até diminuição nos seus gastos mensais. Ela decidiu que essa constatação precisava se espalhar sua experiência como um movimento e criou o Dry January propondo que as pessoas fiquem 31 dias sem consumir nenhum tipo de bebida alcoólica logo no início do ano (também como uma sugestão detox após os exageros nas festas de dezembro).

De acordo com o Positive Health Wellness, depois de 1 mês sem ingestão de álcool, o sono melhora em 10%. Jill S. Waibel, dermatologista certificada em Miami, explicou para Women’s Health americana a relação do consumo do álcool e a saúde da pele: “O consumo de álcool é um dos gatilhos mais comuns para os surtos de rosácea, causando inflamação, vermelhidão e sensibilidade na pele. E assim, o mês de janeiro já ganha destaque internacional com o movimento “Dry January”, que incentiva começar o ano de forma mais “clean”, sem o consumo de álcool, com um janeiro sóbrio”.

E os mocktails também têm sua vez com os frequentadores de bares que buscam uma vida mais equilibrada, as grávidas, durante ingestão de medicações e quem já bebeu demais, mas quer continuar socializando e aproveitando muito mais. O Drynuary, para os íntimos, também agrega outras vantagens como prevenir a ressaca e, também, a sensação de inchaço que o álcool causa devido a desidratação do corpo. Mesmo que não esteja adepto ao mês seco, recomendo ter essa opção para momentos em que o álcool não é bem-vindo, como por exemplo, quando for o motorista da vez.

O movimento já ganhou força no Brasil, principalmente após a aprovação da Lei Seca, em 2008. E ao longo dos anos também se solidifica com o público vegano/vegetariano e os consumidores que se tornaram mais atentos ao comportamento e consumo de alcoólicos, especialmente após exageros na pandemia (onde a venda online de bebidas alcoólicas subiu 93,9% de acordo com o PEBMED – maior portal de medicina do Brasil). Fatos que alimentaram o mercado para novas criações e cardápios mais variados.

Eu não poderia deixar de mencionar o coquetel mais famoso da história da região, o Miami Vice, que ficou conhecido pelo aclamado drama criminal dos anos 80, que compartilha o mesmo nome e se tornou um dos favoritos dos bares de praia e casas noturnas por décadas. Em sua receita original é feito com rum (no Brasil, muitas vezes substituído por cachaça), que também ganhou sua versão mocktail. E, claro, que já vou compartilhar com você essa receita tão divertida pra já surpreender aos seus convidados (de qualquer idade) e aproveitar a estação mais quente do ano com todo estilo.

Virgin Miami Vice – Um drink delicioso, colorido, um deleite no verão e perfeito para os dias quentes.

Ingredientes:
30 ml de suco de abacaxi
30 ml de creme de coco
15 ml meio a meio
45 ml de purê de morango
45 ml de suco de limão
7 ml de xarope simples
1 xícara de gelo picado
Morangos frescos para decorar

Modo de Preparo:
Coloque o suco de abacaxi, creme de coco, meia e meia e meia xícara de gelo no liquidificador. Misture até ficar homogêneo. Despeje a mistura em um copo alto. Coloque o purê de morango, o suco de limão, o xarope simples e a meia xícara restante de gelo no liquidificador. Misture até ficar homogêneo. Lentamente, despeje a mistura de morango e limão sobre as costas de uma colher de sopa em cima da mistura de abacaxi e coco. Finalize decorando com morangos frescos.

Também trago mais uma receita simples para fazer seu mocktail em casa e acompanhar suas tardes quentes:

Virgin Mojito – Um clássico refrescante para o verão:

Ingredientes:
8 folhas de hortelã
30ml de suco de lima fresca
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
100g de club soda (ou refrigerante de limão).

Modo de preparo: Coloque as hortelãs em um copo longo, acrescente o suco de limão e o açúcar e com a ajuda de um espremedor, pressione bem as folhas.

Preencha o copo com gelo e adicione o club soda. Finalize com mais algumas folhas frescas de hortelã.

Dicas locais para aproveitar mocktails nos bares em miami:

A novidade em Miami Lakes, é o bar de tapas Korner 67, que serve fusões globais e drinks divertidos. Experimente o Strawberry Kiwi ou aceite a sugestão dos competentes bartenders locais.

No Bar Collins no Loews Miami Beach Hotel, prove o Espresso Martini, um clássico drink, com Tazo Chai Latte (chá preto, gengibre, canela e cardamomo), xarope de baunilha, e finalização com nibs de cacau, servido em um copo de vidro especial. Mas se desejar algo mais refrescante, prove o Cucumber Breeze (pepino, manjericão, xarope de açúcar, suco de limão e refrigerante de gengibre).

Já no COTE Miami, eles servem o Simon Palmer feito com chá preto,Yuja chá (um fino chá Earl Grey), água de coco, framboesa e limão e desfrute com a harmonização com comida coreana.

Agora sim! Todos prontos para começar o verão da melhor forma!

Acompanhe minhas matérias mensais na Revista Acontece e online através do portal e minhas mídias sociais: Mikaela Paim

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

Advertisement

You cannot copy content of this page
X
X