Onix iluminado por dentro formando a parede da cozinha gourmet na área de lazer. O Onix também é muito usado em tampos de mesas e aparadores. Até no teto, como no hall de nossos clientes
Decor

A natureza invade o decor

Por Myrna Porcaro
O protagonismo que as cidades desempenham na vida de todos nós é algo inegável. A sociedade pulsa com a movimentação dos grandes centros urbanos e a correria do dia a dia tem levado muitas pessoas a buscarem um estilo de vida mais desacelerado. Encontrar um equilíbrio não é tarefa fácil, mas a natureza pode ser uma boa aliada para quem deseja colocar o bem-estar como prioridade.

Os principais institutos de pesquisa do mundo apontam que essa mudança comportamental permitiu que a natureza virasse o centro das atenções, não só fora, mas dentro de casa também. A valorização da natureza abriu espaço para que o verde, madeiras e pedras invadissem os interiores e se tornassem sinônimos de aconchego e reconexão. Tudo isso com a vantagem de deixarem os espaços muito mais atraentes e sofisticados.

Apostando nesse reencontro, as pedras reconquistaram o coração de clientes e designers. Suas linhas e ranhuras irregulares contam a história e guardam os segredos do tempo, garantindo um estilo único a qualquer ambiente. Seja no piso, painéis, bancadas e até nos tetos. A presença delas enriquece qualquer projeto. Sempre utilizamos em nossos projetos de Interior Design, sendo que uma das formas mais impactantes é utilizar pedras translúcidas com iluminação em “back light”. Ônix é a melhor opção para esse uso, mas outras pedras também podem ser utilizadas.

Para quem busca um interior acolhedor e aconchegante, apostar na madeira pode ser uma excelente opção, pois se trata de um elemento nobre e extremamente flexível que atravessa séculos sendo utilizado na Arquitetura e no Design. A madeira possibilita inúmeras aplicações. São nobres, atemporais e levam requinte e conforto aos ambientes. A variedade de cores, texturas e acabamentos torna sua aplicação muito versátil, podendo ser utilizada nos mais diferentes projetos. Existem ainda soluções criativas e inteligentes para aproveitar galhos caídos como revestimento em painéis formados por toquinhos de galhos de árvore de café.

Responsáveis por trazer cor, volume e vida aos projetos de ambientes, as plantas também promovem sensações de aconchego e tranquilidade. Os benefícios de ordem física e psicológica são muitos: renovação na qualidade do ar, redução do stress e relaxamento. Elas podem estar em vasos, paredes vivas, pequenas hortas e até penduradas no teto. E com a escolha da espécie certa, os bons momentos estão garantidos.

A proposta é tornar mais tênue a linha entre interiores e exteriores e a alternativa é muito bem-vinda nas varandas dos apartamentos.

Vegetações nativas ou exóticas, grandes ou pequenas, a nova tendência que recebe o nome de urban jungle (floresta urbana), amplamente exposta na última feira de Milão, pode transformar cada cantinho da casa de uma maneira diferente. A proposta é tornar cada vez mais tênue a linha entre interiores e exteriores, possibilitando um contato maior entre as pessoas e a natureza.

A tendência é capaz de alegrar a casa e transformá-la em um verdadeiro refúgio. De cozinhas a banheiros, o estilo urban jungle pode ser adaptado a diferentes cômodos, mas para isso é necessário o mínimo de planejamento. Saber quais são os tipos de plantas adaptáveis ao ambiente em que você vive é muito importante. Deixá-las em espaços onde haja ventilação e existência de luz natural também é um ponto a questionar antes de dar início ao projeto.

Várias possibilidades de montar as “paredes vivas” têm surgido nos últimos tempos e essas paredes já envolvem irrigação limpa e programável. Podem ser montadas com plantas artificiais, mas tudo que é natural é muito mais bonito, não acha?

Para aqueles que não podem dispor de muitas plantas em casa, uma boa saída é combinar o paisagismo com uma decoração mais temática como, por exemplo, objetos com estampas de folhas. Além de colorir os espaços e fazer com que o ambiente se torne ainda mais contemporâneo, esse arranjo fará com que a interação com a natureza se fortaleça.

Interior Design – Myrna Porcaro –  Foto: Craig Dennis /Daniel Mansur – Foto: Feira de Milão 2019