Foto: Divulgação Studio Kasa
Decor Myrna Porcaro

A Cozinha dos Novos Tempos

Por Por Myrna Porcaro. Interior Designer na Flórida onde assina diversos projetos residenciais. Para conhecer mais seu trabalho, visite o site myrnaporcaro.com ou Instagram @myrnagondimporcaro
Sending
User Review
0 (0 votes)

A fase pandêmica esta passando e nesse momento observamos movimentos muito rápidos como os restaurantes voltando a estar cheios e locais de alegres momentos com amigos.

Também voltamos à normalidade nas confraternizações em casa e a cozinha que já ameaçava agora é com certeza um dos locais mais importantes para receber os amigos e a família.

Nossa coluna convidou Paola D’ Aquino, empresária, parceira e expert na área de planejados para nos explicar um pouco da revolução na área dos projetos de cozinha atualmente. Trabalhou com cozinhas 20 anos no Brasil, está a frente da Studio Kaza há 7 anos em Miami e hoje representa a Kitchens, empresa pioneira no seguimento de planejados de alto padrão.

Muito tem se falado sobre o mercado gastronômico em sua própria casa. Já antes de “estourar” a pandemia, a preferência de receber intimamente já havia se tornado uma prática cada vez mais atual. E isso se deve ao fato da cozinha hoje ser parte do espaço principal da residência. Cada vez mais, a tecnologia de ponta em eletrodomésticos e a busca por acessórios com acabamentos sofisticados estão sendo introduzidas pelas empresas que oferecem cozinhas, integrando com luxo esse ambiente essencial.

Foto: Divulgação Studio Kasa

Hoje as marcas renomadas de cozinhas, oferecem acessórios que inspiram os donos da casa a se tornarem chefs! E como na tradição Brasileira a cozinha continua sendo o espaço principal de confraternização diária entre os familiares, esse hábito começa a se estender cada vez mais aos convidados.

Mas, não se preocupe se você prefere só degustar e não quer colocar a mão na massa! Chefs renomados que antes ofereciam somente banquetes em espaços exclusivos hoje se dispõem a cozinhar pessoalmente em cozinhas muito bem equipadas. O que não pode faltar:
Aos apreciadores de vinho, possuir uma Adega inovadora, daquelas que ostentam reservas tradicionais e espumantes para todos os gostos e temperaturas, tem despertado o interesse de fabricantes modernos para criar num só aparelho mais de uma zona de refrigeração. Inclui ainda uma máquina de gelo, exaustores potentes e cubas de multiuso, onde o preparo da alimentação pode ser acompanhado pelos convidados, bem como o chef encontrará espaço e acessórios que facilitam todo o processo.

O mercado de cozinhas atual movimenta desde acessórios internos de armários a detalhes de mesa, mesclando diferentes culturas, é a Globalização dentro da sua casa! Hoje é comum um Brasileiro apreciar a culinária japonesa, da mesma forma que o Americano adora comer farofa – aliás, não são todos que apreciam, mas a Feijoada se tornou um quitute cobiçado mundo afora.

Mas tanto para o sushi quanto para a feijoada, os aparelhos de serviço são diferentes, e por isso não é incomum esses aparatos estarem expostos em belas vitrines, integradas a cozinha. Mas não podemos esquecer que a beleza tem que estar aliada a praticidade, ainda mais nos Estados Unidos, onde louças vão parar em modernas máquinas de lavar. Então não se esqueça desses importantes detalhes: Busque por serviços multifuncionais e neutros, aposte em decoração de mesas, e lembre-se que você pode coordená-los e com isso propor uma enorme variedade de estilos.

Aliás, vivemos no país das oportunidades e aqui não é difícil encontrar lindas peças. As ilhas são desenhadas para receber banquetas confortáveis, assim o chef tem a atenção voltada para a cozinha e interage com os convidados. Aposte em banquetas confortáveis e na mesma altura da bancada.

“Atendi milhares de clientes de diferentes culturas. Para se projetar uma cozinha, você deve antes de tudo entender o uso de cada ambiente, e a cozinha é a área mais importante para definir: estilo, acessórios e eletrodomésticos. Você precisa saber ao projetar uma cozinha, o uso, a decoração, a cultura. Por exemplo, quantos habitam naquela residência, se tem o hábito de cozinhar e receber convidados com frequência, qual o estilo da decoração; pois a cozinha deve acompanhar o restante.

O quanto se deseja investir em eletrodomésticos e se gostam de bebidas alcoólicas também são pontos importantes a serem considerados. Se inteire de detalhes minuciosos, afinal cada parte deve atender as necessidades do ambiente,” conclui.

Foto: Divulgação Studio Kasa

Já montamos muitas cozinhas Kosher, por exemplo, e precisamos saber que na cultura judaica não se misturam determinados alimentos, por isso a necessidade de mais de uma cuba, fornos, etc. Acredito que a cozinha é a parte da casa que mais traduz o estilo e cultura dos moradores. Planejar cozinhas nos Estados Unidos tem sido muito prazeroso, pois temos expertise suficiente para prestar um atendimento diferenciado, pela multiplicidade de culturas e culinária, que é apreciada pelos nossos clientes, e mesmo os arquitetos têm se sentido confortáveis em nos contratar.É uma especialidade à parte! E estamos muito felizes, pois em breve receberemos nossos clientes em nossas cozinhas, especialmente desenhadas para demonstrar como beleza e funcionalidade podem estar integradas a lindos ambientes.

Estamos finalizando nossa loja no Design District em Miami, e lá teremos lindos ambientes, queremos que nosso cliente se sinta em casa. E todos estão convidados”, reforça Paola.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 24 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page