Literatura

Livro aborda os danos de uma relação tóxica

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O sétimo romance de Jami Attenberg está conquistando leitoras de diferentes faixas etárias pelo mundo, sobretudo por trazer uma compreensão profundamente humana de personagens complexos, que formam uma família disfuncional. Figurando na lista de melhores títulos lançados na temporada – em publicações como People, Vogue, EW, New York Post, Observer e Buzzfeed. 

“Nem tudo tem que ser seu” (All This Could Be Yours, título original), é uma exploração oportuna e penetrante do que significa ser pego na teia de um homem tóxico; mostra como um relacionamento abusivo pode envolver gerações e aborda o que é preciso para se libertar. 

“Se eu sei o porquê de ele ser do jeito que é, talvez eu possa entender o porquê de eu ser do jeito que sou”, pensa Alex, uma advogada cabeça dura, mãe amorosa e filha de Victor Tuchman – incorporador imobiliário sedento por poder. Agora que Victor está mais no leito de morte, ela sente que pode, finalmente, descobrir os segredos do pai. Ela viaja para Nova Orleans para estar com a família e, principalmente, para interrogar a mãe, Barbra, que se defende das perguntas incansáveis de Alex e reflete sobre a vida tumultuada com Victor. Enquanto isso, Gary – irmão de Alex –, está incomunicável, tentando iniciar a carreira no cinema, em Los Angeles. A esposa de Gary, Twyla, está tendo um colapso nervoso, explodindo em choro. A disfunção está no auge. À medida que cada membro da família lida com a história de Victor, eles devem descobrir uma maneira de seguir em frente, um com o outro, por si mesmos e pelo bem de seus filhos.  

Em uma entrevista para Joe Fassler, publicada pelo The Atlantic, a escritora e ensaísta Jami Attenberg afirma que o protagonista de Nem tudo tem que ser seu, Victor, é uma pessoa inerentemente solitária – da mesma forma que os narcisistas tendem a ser. “Por meio da sua solidão, ele justifica o fato de ser mercenário. Ele não acredita na vida após a morte de forma alguma; nunca sente que será julgado. Se fizer algo errado, não importa; a vida é apenas para o próprio prazer ou entretenimento; ele sente a emoção de ser cruel. Para mim, essa é uma mentalidade solitária, mas claro que existem outros personagens para os quais a qualidade de estar sozinho é, pelo menos potencialmente, algo rico e sustentável quase ao ponto de ser uma visão de mundo ou estética”, declara.

Para o Observer, sobre a motivação para escrever uma obra sobre masculinidade tóxica nos Estados Unidos, a autora declarou: “Acho que a cada livro estou tentando descobrir o ‘porquê’ dos personagens, e há inúmeras perguntas a serem respondidas no universo. Meus livros não vêm de um lugar de abordagem política, eles vêm de um lugar de personagens, pessoas, humanidade. Minha política entra inevitavelmente. Também não é uma coisa nova explorar a maneira como os homens maltratam as mulheres na minha ficção. O impacto do patriarcado na estrutura da família americana e nas identidades e psiques das mulheres é um tema de longa data em meu trabalho”.

ENTREVISTAS RECENTES

The New York Times | https://www.nytimes.com/2019/10/21/books/review/all-this-could-be-yours-jami-attenberg.html

The Guardian | https://www.theguardian.com/books/2020/apr/03/all-this-could-be-yours-by-jami-attenberg-review-the-sins-of-the-father

Evening Standard | https://www.standard.co.uk/lifestyle/books/all-this-could-be-yours-by-jami-attenberg-review-a4367136.html

USA Today | https://www.usatoday.com/story/entertainment/books/2019/10/21/jami-attenberg-all-this-could-be-yours-family-dysfunction/4015110002/

SOBRE JAMI ATTENBERG |Escritora e ensaísta norte-americana, Jami Attenberg é autora de sete livros de ficção – incluindo The Middlesteins e All Grown Up. Best-seller da lista do The New York Times, colabora para a The New York Times Magazine, The Wall Street Journal e The Sunday Times, escrevendo sobre gastronomia, viagens, livros, relacionamentos e vida urbana. Seus livros já foram publicados em países como Itália, Alemanha, França, Holanda, Polônia, Rússia, China, República Tcheca, Turquia, Espanha, Portugal e Hungria. Reside em Nova Orleans, Luisiana. www.jamiattenberg.com/

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 14 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page