Vida e Saúde

Você escuta um “barulhinho” incômodo?

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com o zumbido

O zumbido pode ser definido como uma ilusão auditiva, que é, basicamente, uma sensação sonora não relacionada à uma fonte de estímulo. Tontura, perda auditiva, sensibilidade a sons são fatores que acompanham o zumbido, mas principalmente, a surdez. Outras causas como diabetes, doenças cardiovasculares, medicamentos irregulares e transtornos mentais como ansiedade e depressão também podem desencadear problemas auditivos.

“Na maior parte dos casos, é uma percepção ‘fantasma’, ou seja, só pode ser sentida pelo paciente, o que dificulta no diagnóstico e tratamento”, comenta a dra. Rita de Cássia, especializada em Otoneurologia. Esse sintoma pode parecer um chiado, cigarra, cachoeira e, em casos raros, o paciente ouve o barulho do coração batendo. Deve-se ficar alerta com zumbidos após a exposição a ruídos intensos e inesperados, visto que nessa situação o zumbido pode ser uma lesão cóclea do ouvido interno, onde estão as células auditivas. Tal lesão costuma ser permanente e sem tratamento, pois as células não se regeneram.

Por ser um sintoma como a febre ou a dor de cabeça, ele pode ter diversas causas, podendo aparecer em qualquer idade, crianças, adultos ou idosos, porém, é mais frequente na terceira idade. Cerca de 28 milhões de brasileiros sofrem com esse desequilíbrio corporal.

A prevenção desse sintoma é simples, mas para alguns indivíduos acaba se tornando uma tarefa que não se pode realizar. “É indicado o afastamento de ruídos intensos, uso de headsets, uso de fones de ouvido em volume baixo, por isso, para operadores de telemarketing, pilotos de aeronaves ou operadores de áudio e vídeo a prevenção é complicada, por se tratar de seus trabalhos.”, comenta a especialista. 

Para mais informações:

Rita de Cássia Cassou Guimarães (CRM 9009)

Otorrinolaringologista, otoneurologista, mestre em clínica cirúrgica pela UFPR

Telefones: (41) 3225-1665 ou (41) 99216-9009

Blog: http://canaldoouvido.blogspot.com 

Email: ritaguimaraescwb@gmail.com 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 27 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page