Cascais tem sido o destino preferido dos investidores brasileiros e americanos. - Foto: Turismo Cascais
Business

Viver e investir em Portugal: um sonho cada vez mais possível para brasileiros

Sending
User Review
0 (0 votes)

O sonho de viver em Portugal é algo cada vez mais comum para brasileiros. E embora este desejo e movimento de mudança não sejam novos, nos últimos anos, o número de imigrantes que chegaram ao país lusitano cresceu consideravelmente. Os motivos são variados: objetivo de empreender, busca pela cidadania portuguesa, reagrupamento familiar ou simplesmente o desejo de começar um novo ciclo de vida no país dos irmãos de idioma.

Karla Araújo e José Henrique Paz são brasileiros graduados em Direito e vivem em Portugal há 4 anos. Baseados na experiência do casal no país e, principalmente na vasta experiência de ambos em exigências legais para imigração e mobilidade internacional, prestam serviços jurídicos para imigrantes há cerca de 4 anos – através da Araujo Paz Advogados oferecem todo o suporte necessário para quem decide investir ou viver no país.

Torre de Belém, famoso ponto turístico em Lisboa – Crédito: Turismo Lisboa

Os serviços mais procurados são:

• Cidadania Portuguesa – assessoria para abertura do processo de pedido por descendência (filhos ou netos de portugueses), por casamento (transcrição do casamento em Portugal e requerimento de nacionalidade de cônjuge), por naturalização (incluindo pesquisa genealógica, para descendentes de Judeus Sefarditas) e por reconhecimento de união estável.

• Investimento em Portugal – assessoria para abertura de empresa e Golden Visa (autorização de residência para investidores em Portugal, especialmente por meio de compra de imóveis e investimentos em fundos).

• Vistos de longa ou curta duração – assessoria para o processo de pedido de visto, seja para estudar, trabalhar ou viver em Portugal.
Além da atuação jurídica, e como uma forma de complementar os serviços oferecidos, os sócios criaram também a Soul Home Portugal, uma consultoria para assessorar imigrantes que identificam Portugal como um lugar especial para viver, criar novas conexões e aproveitar a vida. Nesta esfera, prestam serviços como relocação (consultoria e assessoria para encontrar moradia, escolas, cursos de idiomas, serviços médicos e seguros) e gestão de imóveis (representação fiscal e legal de proprietários em Portugal, serviços de reparos, manutenção, reformas e decoração de imóveis; pesquisa de imóveis para aluguel ou compra e gestão de aluguéis de longa duração e alojamento turístico).

Segundo Karla, o perfil predominante dos brasileiros que os procuram é de pessoas que estão fazendo um planejamento de médio prazo para se estabelecerem em Portugal. “O que diferencia essas pessoas é que alguns querem fazer de Portugal a sua residência principal e outros pretendem passar uma parte do tempo aqui. Há quem se planeje para viver em Portugal com seus rendimentos do Brasil ou de outros países, há quem invista em imóveis ou fundos para a obtenção do Golden Visa para, no futuro, mudar-se para Portugal e aproveitar os benefícios fiscais do país (ausência de imposto sobre herança, por exemplo), há aqueles que vêm desenvolver um negócio em Portugal, e há também aqueles que pedem cidadania para terem opção de escolher Portugal em um futuro próximo para si e seus descendentes”, explica.

A pandemia, de certa maneira, fortaleceu esta procura. “Notamos que a pandemia foi um momento que despertou em muitas pessoas preocupações novas, tais como: O ambiente onde eu vivo é seguro? Eu tenho alternativas, caso não haja a tranquilidade ou a qualidade de vida que eu desejo? Eu posso exercer minha atividade em outro país? Quais são as minhas alternativas?”, conta Karla. O resultado, segundo a advogada, foi uma ampliação da procura por cidadania e vistos de residência, tanto por meio de investimento como de trabalho.

Com planejamento e uma assessoria de confiança, viver e investir em Portugal tem se tornado um sonho cada vez mais possível para brasileiros, como explica Karla: “Um aspecto que entendemos ser fundamental para quem pretende se mudar para Portugal é ter objetivos claros e planejar-se financeiramente para a vida aqui. Outro ponto importante é entender que está se mudando para outro país que, embora tenha algumas semelhanças, possui muitas diferenças em relação ao Brasil. Com o planejamento correto é totalmente possível concretizar esta mudança e aproveitar tudo de bom que este país maravilhoso tem para nos oferecer”, completa.

Advogada Karla Araujo
Advogado José Henrique Paz

Imigração em números

De todos os estrangeiros que escolhem Portugal como sua nova casa, os brasileiros, sem dúvida, representam a maior comunidade imigrante, em comparação com outras nacionalidades. E este número nunca foi tão alto. Com base em dados cedidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a imigração de brasileiros ao país europeu cresce há seis anos consecutivos e atingiu a marca de 211 mil pessoas em março de 2022.

Os dados do SEF mostram que o número de brasileiros em Portugal mais que dobrou desde 2016. Atualmente, a comunidade brasileira representa quase 30% de todos os estrangeiros em situação regular no país. Esse número, no entanto, é ainda maior, visto que esta contagem do SEF não inclui brasileiros com dupla cidadania.

E não é só para residir no país que o movimento de brasileiros que cruzam a fronteira tem aumentado. O turismo também retomou o protagonismo em Portugal. Somente em um fim de semana de meados de junho, mais de 8 mil brasileiros chegaram ao país para viagens a lazer. E com a chegada do verão europeu, a tendência é que – não só brasileiros – o volume de desembarques cresça a cada dia.

Serviço:
Avenida da República, nº 6, 1º Esquerdo / Lisboa, Portugal
http://araujopaz.com.br
jpaz@araujopaz.com.br
+351 93047.1846
karla.araujo@araujopaz.com.br
+351 91848.0939

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X