Foto: @bubashoots
Entrevistas Gente

Vanessa Tessinari – A trajetória entre o sonho e a realidade de imigrar para os EUA

“Quando eu vejo como comecei e o que eu consegui alcançar, tenho a certeza que sonhar vale a pena”
Sending
User Review
0 (0 votes)

Vanessa Tessinari tem uma história parecida com a de diversos imigrantes brasileiros que escolhem os EUA para viver, repleta de dificuldades e privações no início. Mas sua crença em Deus e foco nos objetivos não a deixaram desistir e fizeram com que ela superasse os desafios e conseguisse realizar seu sonho. O primeiro de muitos.

Capixaba, Vanessa conta que sempre trabalhou com venda de semijoias no Brasil e, em 2014, o ano da mudança, seu foco era esse. Mas ela não podia imaginar que as provações começariam ainda antes da viagem. “Problemas pessoais quase mudaram meus planos apenas dois meses antes da data marcada da minha vinda, mas orei e pedi a Deus uma resposta, e pela minha fé, decidi me mudar sozinha e só voltar ao Brasil com a minha vida transformada”, conta.

O início foi um baque, não foi fácil. “Costumo falar que morri e nasci de novo”, relata. Vanessa passou por momentos que nunca tinha passado no Brasil. O convívio com algumas pessoas a fazia, por vezes, desacreditar no sonho, mas a lembrança da promessa feita a ajudava a continuar crendo no que acreditava. “Desde que cheguei, comecei a trabalhar como faxineira e assim fiquei por anos, mas o meu sonho era empreender, como fazia antes no Brasil. Então comecei aos poucos a fazer meus contatos. Durante o meio período que me restava do dia, comecei a trabalhar com vendas em diversos segmentos e ia de porta em porta, conhecendo pessoas e formando um grupo de relacionamento”, explica.

Com percalços e ainda na função de limpeza de casas, em 2015, Vanessa conseguiu associar a venda de semijoias à sua rotina, mas os desafios continuavam grandes. “Até 2017 o negócio ainda não tinha deslanchado. No Brasil sempre fui independente, desde muito nova, mas neste começo de vida nos EUA, precisei pedir ajuda financeira ao meu pai. Eu tinha toda a estratégia do meu negócio na minha mente, mas eu só me endividava, pois meu estoque não girava e minha rotina era muito desgastante, eu estava sempre cansada quando visitava clientes. As peças que eu disponibilizava não estavam atraindo muito o público aqui e uma cliente me sugeriu mudar de estilo. Eram muitas mudanças e desafios que eu precisava superar”, conta.

Mas como “quem persiste sempre alcança”, a virada na vida de Vanessa não estava longe. A adaptação ao novo público, a procura por novas peças e fornecedores. Tudo era obstáculo a ser vencido. “Ainda bem que eu ouvi essa cliente, pois a mudança estava próxima e eu mantive a fé. Em meados de 2017, fiz um treinamento de coaching e no final, pediram para fechar o olho e imaginar o que eu queria alcançar em um ano. E veja só: os poderes da palavra, do pensamento positivo e da oração são tão grandes, que exatamente em junho de 2018 eu estava relançando minha marca, em um grande evento, para diversas mulheres. A partir daí, consegui perceber o crescimento pelo qual tanto orei e trabalhei para conquistar. Desde 2019 eu vivo somente com a venda de semijoias”, conta, emocionada.

Os desafios de empreender

Empreender sozinha, fora do país, com tantas dificuldades, é uma verdadeira “montanha russa”, nas palavras da própria Vanessa. Mas ela nunca deixou de sonhar e, principalmente, de buscar métodos inteligentes para realizá-los: coaching, treinamentos, estudo. Tudo fez parte da rotina para conseguir alcançar seu grande objetivo. “E mais ainda, eu traçava metas. Lembro de quando eu vendia dentro do meu carro, mostrava as peças para as clientes ali mesmo, sentada no banco de trás. Além disso, ia para eventos, salões de beleza ou à casa das pessoas. O meu próximo passo era que as clientes começassem a me procurar, então elaborei outros métodos, como enviar fotos personalizadas pelo celular, fazer postagens nas redes sociais diariamente, criar catálogos online. Um passo de cada vez, mas tudo sempre planejado, com métodos simples, mas que me guiavam para atingir o próximo patamar que eu almejava”, conta a empresária.

Foto: @bubashoots

Trajetória da Vanessa Tessinari Joias

Com a divulgação online, Vanessa se viu já em outra etapa. Passou a executar quase toda a venda online e somente entregava o produto. Na pandemia, por exemplo, com a estratégia virtual já forte, conseguiu manter-se em ascensão, com vendas através de lives, direto de um estúdio montado em sua própria casa.

“Em um ano eu tive que mudar o meu estúdio e sair de casa, pois o local já estava pequeno para o atendimento. Em setembro de 2021 lancei meu site e, em seguida, em dezembro, inaugurei o meu estúdio onde atendo hoje. As pessoas acham que o meu crescimento foi por causa do ponto comercial, mas foi o contrário. É claro que com o estúdio, minhas vendas aumentaram, mas ainda hoje, cerca de 80% do meu negócio é virtual, eu me estruturei para isso, com fotos profissionais, a preocupação de manter o Instagram bem feito, e todos os métodos de marketing digital que eu sempre fiz questão de fazer com amor e cuidado”, relata.

Hoje, na Vanessa Tessinari Joias, existem várias formas de venda. As virtuais são as lives, catálogos virtuais, videochamadas. Há ainda um método chamado de “mala delivery” – uma mala com peças é enviada para a casa da cliente, que fica com os ítens 24 horas para experimentar e escolher o que mais gostar. No showroom, o atendimento presencial é personalizado e exclusivo, com marcação de horário. São duas horas com cada cliente, uma mini consultoria de estilo.

“Hoje, eu não vendo só semijoias. Eu trabalho com autoestima, com amor próprio. Uma consultoria personalizada, que traz um resultado positivo para a cliente, sobre a imagem que ela quer passar. E isso automaticamente agrega valor às peças. Todo o aprendizado que eu busquei em cursos, eu executo no meu dia a dia, transmito isso para a cliente: meu foco é ajudar a mulher a se amar, a se enxergar, a valorizar um tempo só para ela. Hoje, posso dizer que a minha cliente não compra somente uma peça de joia, mas sim toda uma experiência, que é cuidadosamente pensada e direcionada para este objetivo”, conta.

A venda não acontece somente em Miami. Vanessa envia os produtos para todo os EUA, com frete gratuito. O portfólio atualmente é composto de quatro linhas de semijoias – casual, concept, luxo e premium – itens que vão de US$9,90 a US$500. Todas são peças únicas, somente uma unidade de cada, pois a prioridade é a exclusividade. De sua cartela de clientes, 95% são de mulheres brasileiras e 5% de hispanas. “Valorizo muito o público brasileiro que vive aqui, é uma comunidade com muita força, então nunca me preocupei em ter pressa para atingir o nicho de americanos. Mas com o crescimento da marca, pretendemos fazer esta expansão, e para focar neste perfil, inserimos na nossa linha peças de ouro 18k”, explica.

Foto: @bubashoots

Futuro e fé

O primeiro de muitos sonhos de Vanessa já aconteceu. Mas com sua fé, o caminho ainda é longo e as conquistas, com certeza, serão constantes. Por isso, falar de futuro se torna algo natural. “Tenho sonhos grandiosos, como sempre tive. Tenho em mente projetos inovadores para impactar o segmento no Sul da Flórida. Quando eu vejo como comecei e o que eu consegui alcançar, tenho a certeza que sonhar vale a pena. Não sou muito de falar de projetos futuros, e não sei quanto tempo vou demorar para alcançar estes sonhos, mas sei que fui abençoada até aqui e creio que ainda serei muito mais”, relata.

“Autoestima, autenticidade e amor” são palavras que definem sua marca e são a base do seu negócio, como Vanessa gosta sempre de ressaltar. “Quando dedico duas horas do meu tempo exclusivamente para cada cliente, estou muito mais preocupada com o bem estar, o ouvir, o amar e o doar, do que com o receber, o vender. E isso se tornou tão natural, que hoje eu escuto minhas próprias clientes dizerem que reconhecem o amor em cada detalhe da minha marca, e isso não tem preço. Eu acredito que uma mulher feliz com ela mesma irradia essa felicidade para todas as áreas da sua vida. Por isso, esse é meu propósito, é o maior fundamento da minha empresa. E essa premissa que eu sigo vem muito da minha experiência pessoal, lá atrás, quando eu demorei tanto tempo para enxergar meu potencial. Hoje eu quero passar isso para essas mulheres, mostrar que todos tem esse poder de crescer. Além claro, de sempre exercer a generosidade e gratidão, pois sem estes princípios, não acho possível chegar a lugar algum. É nisso que acredito, basta crer”, conclui.

Serviço:
www.vanessatessinari.com
+1 (561) 633-2340
10 Fairway Dr Suite 300, Deerfield Beach, FL 33441
@vanessatessinarijoias

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page