btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

Prevenção do Mal de Alzheimer

Mabel de Souza sempre tocou piano e sempre viajou muito estudando línguas estrangeiras
Mabel de Souza sempre tocou piano e sempre viajou muito estudando línguas estrangeiras

Sabemos que a música, a dança e a interação social fazem bem a alma, mas pesquisas indicam que também melhoram as funções cerebrais e possivelmente previnem o Mal de Alzheimer. Enquanto pesquisadores continuam a estudar melhor a doença e procurar sua cura, eles observaram que, em muitos casos, o Alzheimer pode ser prevenido com uma vida saudável. Portanto, não espere pelos sintomas porque aí o dano já é irreversível.
O Mal de Alzheimer é a causa mais comum de demência e a sexta causa de morte nos Estados Unidos. Em 2015, 5,3 milhões de pessoas foram estimadas em ter a doença, sendo 200 mil delas com menos de 65 anos, de acordo com a Associação de Alzheimer.
As evidências sugerem que alterações no cérebro começam até 30 anos antes da perda de memória e que a saúde do cérebro está intimamente ligada à saúde cardiovascular. Pessoas com doenças cardíacas são mais propensas a sofrer Alzheimer.
A idade e hereditariedade são fatores além do nosso controle. Podemos, no entanto, controlar nosso estilo de vida com uma abordagem abrangente, cuidando da saúde cardiovascular e estimulando a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em desenvolver novos circuitos, adquirida durante o aprendizado, por exemplo.

Atividades e hábitos aliados do cérebro saudável
• Dieta saudável – baseada nas dietas Mediterrânea e DASH (Dietary Aproach to Stop Hypertension)
• Música – Tocar instrumentos e novas canções
• Estimulação mental - aprender uma nova língua, jogos e atividades cognitivas.
• Exercício físicos regulares – Melhor aqueles em que aprendemos constantemente, como Zumba
• Redução do estresse - meditação, passar tempo ao ar livre.
• Visitas regulares ao médico – controle de diabetes, obesidade, hipertensão.
• Vida social ativa
• Qualidade do sono
• Educação – Sites como alzu.org podem dar ferramentas importantes para a prevenção da doença.

Por Dra. Cindy Shaffer

 

Faça do cuidado preventivo de saúde seu padrão de moda

A Dra. Cindy cuidando de sua paciente, Jo Paes
A Dra. Cindy cuidando de sua paciente, Jo Paes

Nada nos faz sentir ou parecer melhor do que ter boa saúde. Entretanto, para manter boa saúde é preciso que você consulte o seu clínico geral anualmente. A minha área junto ao Baptist Health Primary Care é a medicina preventiva, onde podemos ajudar o paciente a evitar problemas graves por meio de exames regulares para detectar alterações em sua saúde.
Os check-ups anuais têm a finalidade de detectar quaisquer sinais de diabetes, problemas do coração ou outras doenças, antes que estes necessitem de tratamentos caros ou até mesmo de uma internação hospitalar.
Entretanto, como paulistana, compreendo também que a maioria de nós brasileiros jamais fomos pacientes de um clínico geral específico no Brasil. Isso simplesmente não faz parte de nossa cultura – em parte, porque, no Brasil, as companhias de seguro não nos obrigam a ter um clínico geral específico (nos EUA, chamado Primary Care Physician, ou PCP). Ao invés disso, acabamos nos consultando com especialistas. Se estamos com pressão alta, procuramos um cardiologista. Se temos uma infecção no ouvido, procuramos um otorrinolaringologista. Quando chegamos a perceber o problema, já estamos nos sentindo mal e o problema piorou.
Outra parte importante do meu trabalho é fazer a coordenação do atendimento. Pense em seus médicos como se fossem uma única equipe. O que aconteceria se os membros dessa equipe nunca falassem um com o outro? Poderia surgir algum problema.
O clínico geral coordena o atendimento e, se necessário, indica o especialista adequado que você deve consultar. Também examino os resultados de exames e tratamentos propostos e converso com os seus especialistas e com você sobre o tratamento a seguir.
Optar por ter um clínico geral e vê-lo pelo menos uma vez ao ano significa assumir controle sobre a importante tarefa de manter sua saúde. Para parecer bem, o mais importante é sentir-se bem. E isso nunca sai de moda!

Por Dra. Cindy Shaffer*

 

Como eliminar gordura e manter seus músculos?

Como eliminar gordura e manter seus músculos?
Como eliminar gordura e manter seus músculos?

Por Giovana Guido

O maior desejo de todas as pessoas que praticam exercícios é eliminar gordura e aumentar/manter massa muscular magra, pois só assim o corpo ficará forte, definido e com músculos aparentes.

Porém, esse é o objetivo mais difícil de alcançar, afinal, exige muita disciplina, treinos intensos, descanso e alimentação regrada. Todos esses fatores necessitam de uma orientação profissional, pois pessoas que tentam fazer treinos e dietas por si só raramente alcançam bons resultados, entrando em métodos malucos, incorretos ou da moda, desanimando ao perceber que o resultado demora para vir, não vem ou pior: vem ao contrário!

Então, trago aqui para os leitores as dicas mais eficazes de como ter bons e rápidos resultados na hora de emagrecer, sem perder a massa muscular conquistada e, até melhor, aumentá-la. Tome nota:

1 - Vá com calma nos aeróbios
Um dos fatores que pode causar uma perda de massa magra, quando não bem planejado, é o excesso de exercícios aeróbios. Normalmente, quem quer secar acaba extrapolando os treinos na esteira, bike ou piscina, então, tome cuidado. Você pode manter sua rotina de treino aeróbio de acordo com a prescrição do educador físico, porém, limite-se àquilo, pois gasto calórico excessivo facilita a perda de músculos.

2 - Capriche nos treinos de musculação (ou com pesos)
Os treinos de contra-resistência (com cargas) são os mais eficientes para quem deseja aumentar os músculos, então, seja frequente neles. Não tenha preguiça, vá de 3-4x/semana no mínimo e sempre aumente suas cargas e/ou melhore a intensidade. Se você mantém a mesma carga por meses, seus músculos ficarão iguais por meses, então, se quer mais músculos, coloque mais carga (claro, sempre aumentando aos poucos para não ganhar lesões). Procure um treinador para periodizar seus treinos.

3 - Coma logo após os treinos
O hábito de treinar e não comer nada em até 1 hora é um perigo para quem deseja melhores resultados. Após o treino o organismo está debilitado e necessita de uma reposição rápida de vários nutrientes, então, se você o deixa sem alimentos, ele poderá buscar reservas do corpo (o alvo pode ser a proteína dos seus músculos). Então, logo após treinar, realize uma suplementação adequada ou uma refeição completa.

4 - Aumente o consumo de proteínas magras
As proteínas são nutrientes essenciais para o ganho e a manutenção da massa magra, então, capriche no consumo delas, desde que sejam na versão magra. Exemplos: peito de frango, peito de peru, atum, queijo branco, leite/iogurte desnatados, whey protein, caseína, peixes, ovos etc.

5 - Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico
Por demorarem mais para virar glicose sanguínea, carboidratos de baixo índice glicêmico são excelentes para repor sua energia e glicogênio e não causar picos de insulina no sangue (evitando assim acúmulo de gordura). Então, consuma mais grãos/cereais integrais e frutas com casca.

6 - Não fique muito tempo sem comer
Passar mais do que 3 ou 4 horas sem comer pode aumentar o acúmulo de gorduras no corpo e também deixar seu metabolismo mais lento, então, corte esse hábito fazendo de 5-6 refeições ao longo do dia. Nunca saia sem tomar um bom café da manhã e nunca durma sem ter feito uma refeição leve rica em proteínas e gorduras boas.

7 - Utilize suplementos anticatabólicos
Por último, lance mão de suplementos que ajudam na hora de “segurar” seus músculos. São eles: BCAA, leucina, glutamina, HMB, hipercalóricos e whey protein. Utilize-os somente após orientação de um nutricionista esportivo.

 

Há riscos em tomar suplementos alimentares?

Tanto a suplementação alimentar quanto a alimentação devem ser mantidas nos momentos corretos
Tanto a suplementação alimentar quanto a alimentação devem ser mantidas nos momentos corretos

Por Dra. Cindy Shaffer
Em edição anterior falei que, muitas vezes, não há necessidade de se consumir suplementos e, contrariamente à crença popular, os suplementos naturais podem ser prejudiciais. Diante disso, devemos usar nosso esforço (e dinheiro) para consumir nutrientes e vitaminas por meio da dieta. Porém, deixei de levantar outras questões importantes sobre o assunto.

Muitos pacientes admitem estar aterrorizados com os efeitos colaterais descritos nos rótulos ou informados em propagandas de medicamentos e, assim, ficam resistentes em tomá-los. Mas, por outro lado, ficariam tranquilos em consumir uma “medicina natural”. O motivo dessas revelações “aterrorizantes” é a regulamentação e os estudos científicos rigorosos de segurança. A FDA é responsável por todos os medicamentos e empresas farmacêuticas, revisando os dados de eficácia e segurança antes e depois da aprovação ao mercado. Mas não para suplementos. Em 1994, o governo dos EUA aprovou a Lei de Saúde e Educação do Suplemento Dietético (DSHEA), que define “suplementos dietéticos” como vitaminas, minerais, ervas, aminoácidos e enzimas e os considera alimentos.

Os fabricantes não precisam provar que seu uso é seguro ou eficaz. Mas eles devem seguir algumas regras relativas à rotulagem e às alegações que podem ser feitas sobre os suplementos. Eles não podem dizer que “tratam”, “curam” certas condições, mas podem indicar que “auxiliam”, “ajudam” (support, address, help), por exemplo.

Além de certos nutrientes, eles não são obrigados a listar seus ingredientes, a menos que façam uma alegação relacionada a estes, significando que talvez não possamos saber o que estamos ingerindo. Além disso, especialmente em fórmulas, eles podem usar um termo chamado“proprietary blend” (mistura proprietária), no qual eles devem apenas listar os ingredientes, mas não sua quantidade. Mas lembre-se, sem regulamentação, muitas empresas podem apostar e omitir alguns ingredientes, se isso for conveniente. O FDA pode intervir se houver relatórios ou queixas, mas até lá muitas pessoas já podem ter sido prejudicadas. Existem casos de medicamentos reais encontrados em “produtos naturais”. Os piores infratores geralmente estão naqueles para emagrecer, estimulantes sexuais ou para massa muscular.

Agora, em relação às suas indicações e ao que lemos na internet, como podemos saber exatamente? Infelizmente, isso será discutido em uma próxima edição, porque a resposta é longa!

 

O sucesso começa “no agora”

O sucesso começa “no agora”
O sucesso começa “no agora”

Por Irma de Mello*

Quando um ano se inicia, logo após as festas de réveillon e depois do carnaval, vem a esperança, a expectativa e também as dúvidas a respeito do que está por vir. Olhamos para o tempo cronológico como um divisor de águas em nossas vidas, fazendo a inevitável comparação com o ano que passou e o que se inicia. Planejamos reparar alguns erros e acreditamos em um novo começo. Sonhos e metas são enumerados em uma lista de prioridades.  Mas, e depois?

É fundamental compreender que a atitude para realizar e a determinação para prosseguir representam o pilar deste tempo no qual queremos ver mudanças em nossas vidas, seja prosperar, melhorar a saúde, os relacionamentos, aprender, aprimorar-se, enfim, novas metas de vida. 

Mas há um fator que muitos ignoram e que muitas vezes nos impede de caminhar, um grande limitador chamado medo. Muitos permitem que a insegurança e o medo de não conseguir se apossem de seus desejos e, por antecipar o fracasso, ficam estagnados na mesmice, congelados no passado de erros e temerosos do amanhã virtual que atormenta a mente preocupada. Isto torna o presente simplesmente invisível e sem ação.

Mais um ano será vivido no terror da sobrevivência, sem jamais imaginar que o tempo corre e o que fica para depois novamente será mais um tempo perdido, mais um ano sem progresso.

O que fazer então?

Vamos iniciar pelo sentimento de confiança. Confiar no poder de realização, criando metas e um “time frame”, ou seja, um tempo limite para cumpri-las.  O que determina o futuro é o hoje. O que passou já está para trás.  Certo ou errado, já passou. Compreender que o medo faz parte de cada um de nós é um mecanismo de proteção. Sem medo estaríamos correndo perigo, mas o medo limitante precisa se vencido. 

O medo nada mais é que uma energia que paralisa. No lado contrário está a coragem, que age como energia de força e ação. Para superar as inseguranças torna-se fundamental confiar que a vida é uma magnifica experiência de erros e acertos, que somos seres em pleno desenvolvimento, que precisamos querer com a alma para que nosso corpo físico transforme em ação. Isto se resume em foco, autoconhecimento, planejamento e determinação. 

Comece pelo que é de primordial importância no momento, e assim sucessivamente. Crie uma logística para colocar em prática o que ainda está apenas na mente. Se não estiver certo, busque ajuda, alternativas, converse com pessoas nas quais você confia faça o necessário para vencer a procrastinação.  Percebo no Brasil que muitos deixam para iniciar o ano após o carnaval, e aí já se foram 40 dias. Como se o ano começasse após o carnaval. Muito tempo perdido esperando o “bloco passar” Isto é uma crença equivocada, por demais limitante. O sucesso pertence aos focados, determinados e sempre em ação. Há um proverbio japonês que diz assim: “Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam e, então, viva o que eles sonham.” A vida passa muito rápido para se viver como um balão ‘a deriva, sem rumo, sem meta. A vida não se divide em anos e sim em antes, durante e depois. O durante é tudo que temos. É o enquanto não se chega lá, e nosso  aprendizado está no enquanto., O resultado nos dará a realização, o dever cumprido.

Compreenda que as possibilidades são infinitas e, dentro do universo de infinitas possibilidades, há o seu universo particular, o qual se move com a força do seu querer. Esteja inteiro no seu propósito de vida, aquilo que te move, te traz realização, aquela sensação magnifica de se estar vibrando com a vida, viver ao invés de apenas sobreviver. Permita-se degustar cada conquista, saboreando o delicioso gosto da vitória! 

*Psicóloga clínica graduada pelo Miami Dade College e Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Irma de Mello acumula mais de 18 anos de experiência em atendimento clínico. Natural de São Gonçalo de Sapucaí, sul de Minas Gerais, divide sua rotina entre Belo Horizonte, onde vive há 20 anos e mantém sua clínica de atendimento, e os Estados Unidos (Miami), onde planeja estabelecer-se no futuro. Ao longo de sua carreira, Irma se aprimorou em diversas técnicas, como thetahealing, reiki, terapia floral e hipnoterapia, técnica baseada na hipnose clínica, utilizada por diversos psicoterapeutas.

Foto: Gerd Altmann / pexels.com

 

Próximo
Musical feminino

Abr/11 a Abr/22: Musical "Waitress"

Um musical irresistível formado por um belo time de…
Exposição de arte “I dream of a queen” 

Abr/12 a Mai/26 - Exposição de arte “I dream of a queen”

“I dream of a queen”, será a primeira mostra individual da…
espetáculo “Sép7imo Dia” do Cirque du Soleil

Abr/18 a Abr/22: Cirque du Soleil - "Sép7imo Dia"

O espetáculo “Sép7imo Dia” do Cirque du Soleil será…
Palestra a Revolução Fintech

Abr/19: Palestra a Revolução Fintech

As empresas FinTech são os novos negócios que alavancam…
acontece_mag_20180412_naldo-10.jpg

Abr/19 - Apresentação de Naldo Benny na LIV em Miami Beach

O cantor Naldo Benny, estará se apresentando na boate LIV,…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




Our website is protected by DMC Firewall!