btn facebook  btn youtube  btn twitter  btn google plus  acontece instagram

 

Acontece Magazine
btn facebook   btn youtube   btn twitter  btn google plus  acontece instagram
acontece logo darkred

Prevenção do Mal de Alzheimer

Mabel de Souza sempre tocou piano e sempre viajou muito estudando línguas estrangeiras
Mabel de Souza sempre tocou piano e sempre viajou muito estudando línguas estrangeiras

Sabemos que a música, a dança e a interação social fazem bem a alma, mas pesquisas indicam que também melhoram as funções cerebrais e possivelmente previnem o Mal de Alzheimer. Enquanto pesquisadores continuam a estudar melhor a doença e procurar sua cura, eles observaram que, em muitos casos, o Alzheimer pode ser prevenido com uma vida saudável. Portanto, não espere pelos sintomas porque aí o dano já é irreversível.
O Mal de Alzheimer é a causa mais comum de demência e a sexta causa de morte nos Estados Unidos. Em 2015, 5,3 milhões de pessoas foram estimadas em ter a doença, sendo 200 mil delas com menos de 65 anos, de acordo com a Associação de Alzheimer.
As evidências sugerem que alterações no cérebro começam até 30 anos antes da perda de memória e que a saúde do cérebro está intimamente ligada à saúde cardiovascular. Pessoas com doenças cardíacas são mais propensas a sofrer Alzheimer.
A idade e hereditariedade são fatores além do nosso controle. Podemos, no entanto, controlar nosso estilo de vida com uma abordagem abrangente, cuidando da saúde cardiovascular e estimulando a neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em desenvolver novos circuitos, adquirida durante o aprendizado, por exemplo.

Atividades e hábitos aliados do cérebro saudável
• Dieta saudável – baseada nas dietas Mediterrânea e DASH (Dietary Aproach to Stop Hypertension)
• Música – Tocar instrumentos e novas canções
• Estimulação mental - aprender uma nova língua, jogos e atividades cognitivas.
• Exercício físicos regulares – Melhor aqueles em que aprendemos constantemente, como Zumba
• Redução do estresse - meditação, passar tempo ao ar livre.
• Visitas regulares ao médico – controle de diabetes, obesidade, hipertensão.
• Vida social ativa
• Qualidade do sono
• Educação – Sites como alzu.org podem dar ferramentas importantes para a prevenção da doença.

Por Dra. Cindy Shaffer

 

Faça do cuidado preventivo de saúde seu padrão de moda

A Dra. Cindy cuidando de sua paciente, Jo Paes
A Dra. Cindy cuidando de sua paciente, Jo Paes

Nada nos faz sentir ou parecer melhor do que ter boa saúde. Entretanto, para manter boa saúde é preciso que você consulte o seu clínico geral anualmente. A minha área junto ao Baptist Health Primary Care é a medicina preventiva, onde podemos ajudar o paciente a evitar problemas graves por meio de exames regulares para detectar alterações em sua saúde.
Os check-ups anuais têm a finalidade de detectar quaisquer sinais de diabetes, problemas do coração ou outras doenças, antes que estes necessitem de tratamentos caros ou até mesmo de uma internação hospitalar.
Entretanto, como paulistana, compreendo também que a maioria de nós brasileiros jamais fomos pacientes de um clínico geral específico no Brasil. Isso simplesmente não faz parte de nossa cultura – em parte, porque, no Brasil, as companhias de seguro não nos obrigam a ter um clínico geral específico (nos EUA, chamado Primary Care Physician, ou PCP). Ao invés disso, acabamos nos consultando com especialistas. Se estamos com pressão alta, procuramos um cardiologista. Se temos uma infecção no ouvido, procuramos um otorrinolaringologista. Quando chegamos a perceber o problema, já estamos nos sentindo mal e o problema piorou.
Outra parte importante do meu trabalho é fazer a coordenação do atendimento. Pense em seus médicos como se fossem uma única equipe. O que aconteceria se os membros dessa equipe nunca falassem um com o outro? Poderia surgir algum problema.
O clínico geral coordena o atendimento e, se necessário, indica o especialista adequado que você deve consultar. Também examino os resultados de exames e tratamentos propostos e converso com os seus especialistas e com você sobre o tratamento a seguir.
Optar por ter um clínico geral e vê-lo pelo menos uma vez ao ano significa assumir controle sobre a importante tarefa de manter sua saúde. Para parecer bem, o mais importante é sentir-se bem. E isso nunca sai de moda!

Por Dra. Cindy Shaffer*

 

Os inimigos de sua saúde

A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas
A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas

Por Giovanna Guido

A saúde é nosso bem mais precioso. Lembrando a famosa frase, “saúde é o que interessa - o resto não tem pressa!”, é importante que você conheça alguns dos principais inimigos da nossa integridade física e emocional. Obviamente, existem muito mais inimigos, porém, fiz uma seleção bem interessante de 12 deles. Nesta edição você vai conhecer seis. E assim você já pode tomar providências em favor do seu bem-estar hoje mesmo! Confira.

1 - Excesso de exercícios físicos: sabe-se que praticar cerca de 1 hora de um esporte por dia melhora nossa saúde de forma geral. Fortalece o sistema imune, melhora a disposição e o humor, reduz o apetite por guloseimas, mantém o nível de gordura corporal mais baixo, aumenta a autoestima e ajuda no combate a vírus e bactérias, porém, isso não significa que quanto mais exercícios você fizer, melhor será para sua saúde. Até atletas profissionais possuem um programa de treinamento com escala de descanso para recuperação, caso contrário, o corpo passa a encarar a atividade física como um stress/desgaste (o chamado overtraining) e automaticamente começa a fragilizar o sistema imune, reduzir estoque de vitaminas e alguns minerais e aumentar a chance de lesões articulares e musculares, podendo causar até depressão a longo prazo. Dica: sempre procure orientação de um educador físico para montar sua planilha de treino e recuperação.

2 - Sedentarismo e/ou baixa frequência nos treinos: assim como o excesso de exercícios faz mal, a falta deles faz muito mal também. Praticar exercícios 1 ou 2x/semana pode ser tão inútil quanto não praticar... O mínimo necessário seria dia sim/dia não para benefícios como: reduzir percentual de gordura, aumentar a massa muscular, melhorar condicionamento cardiorrespiratório, melhorar bem-estar, sono e disposição. Além disso, atletas de final de semana sempre têm maiores chances de lesões e dores musculares muito fortes.

3 - Desidratação: a hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido, a pele/unhas e cabelos não ficam tão bonitos e o intestino e os rins podem não funcionar corretamente. Todos esses fatores juntos são bombas perigosas para sua saúde. Então, tenha certeza de que sua ingestão de água por dia é maior que 2 litros para mulheres e 3 litros para homens.

4 - Pessimismo: todo mundo foge dos pessimistas. Ver sempre o copo meio vazio não só pode arruinar sua vida social como pode também acabar com sua saúde. Parece que quanto mais pessimista uma pessoa é, mais coisas ruins lhe acontecem! Os pessimistas sofrem mais, pois produzem menos endorfinas e, com isso, sentem mais dores, o humor é alterado com frequência, qualquer tipo de recuperação/regeneração é mais demorada e o baixo astral é o carro-chefe. O ideal é procurar tratamento médico ou formas de melhorar o astral no dia a dia: assistir a comédias, ler bons livros, sair com pessoas engraçadas, se exercitar e tentar ter uma postura mais positiva com a vida.

5 - Dormir pouco e/ou mal: uma situação que atinge muitas pessoas atualmente! Demorar para dormir, acordar várias vezes à noite, dormir poucas horas… tudo isso desgasta o organismo com o passar das semanas/meses e anos, trazendo efeitos péssimos, como: alteração de humor e personalidade, depressão, aumento de gordura e/ou redução drástica de peso, alteração de apetite, ansiedade, nervosismo, envelhecimento precoce do corpo como um todo.

6 - Má alimentação: esse item não é novidade... Você é o que você come e ponto final. Então, me diga o que você é caso sua alimentação tenha um monte de fast-foods e produtos não saudáveis? Uma alimentação rica em gorduras, carboidratos simples, sal, açúcar e outros conservantes/corantes começa a denegrir e estragar seu organismo por dentro com o passar dos anos... O resultado é que, a cada ano que passa, você se torna uma pessoa prejudicada por tantas besteiras, o que reflete em sua aparência, saúde e disposição.

Na próxima edição, revelo mais 6 inimigos da sua saúde! Não perca!

 

Entenda mais sobre dores de cabeça

Dr. Arnaldo Neves Da Silva, MD, FAHS - Codiretor do Palm Beach Headache Center
Dr. Arnaldo Neves Da Silva, MD, FAHS - Codiretor do Palm Beach Headache Center

Por Dr. Arnaldo Neves Da Silva

Agora você vai poder acompanhar, mensalmente, informações importantes sobre saúde e bem-estar com o Dr. Arnaldo Neves Da Silva, médico brasileiro especializado em Neurologia pelo American Board of Psychiatry and Neurology e em tratamentos de cefaleias (dor de cabeça) e dor facial pelo United Council for Neurologic Subspecialties. Recentemente ele entrou para a seleta equipe de médicos do Palm Beach Neurology Group, para atuar como codiretor do Palm Beach Headache Center. No Brasil, o médico atuou como neurocirurgião e mudou-se para os EUA em 2004, onde fez residência e especialização em diversos estados e trabalhou em renomados centros de referência em tratamentos de dor. Sua especialidade é o tratamento de cefaleias e dor facial.

Acompanhe então, todos os meses, as novidades em tratamentos e informações sobre saúde. Nesta primeira coluna, o Dr. Arnaldo Da Silva fala sobre as dores de cabeça que tantas pessoas sofrem diariamente. Confira.

O que é cefaleia cervicogênica?
Cefaleia cervicogênica é um tipo de dor de cabeça causada por lesões na região cervical como hérnias de disco, osteoartrose, estenose de canal cervical, além de lesões musculares como contraturas, torcicolos e problemas posturais. Essas lesões podem ser precipitadas por traumatismos como a lesão em chicote (whiplash), que acontece em acidentes automobilísticos ou quedas. Traumas na região cervical podem desencadear cefaleia (cervicogênica) em pacientes sem história prévia de cefaleia ou podem agravar um quadro de enxaqueca que já existia. Isso pode ser explicado pois as raízes cervicais superiores (principalmente C2 e C3) possuem conexões em áreas do cérebro (tronco cerebral) que podem desencadear enxaqueca. Traumatismos na região cervical podem fazer com que pessoas que sejam geneticamente predispostas a crises de enxaqueca sofram ataques com mais frequência, quando a coluna cervical for estimulada, seja por um movimento brusco, repetitivo, ou postura inadequada. Por outro lado, é importante também ressaltar que quase 70% dos ataques de enxaqueca podem ser acompanhados de dores no pescoço.

Como é feito o diagnóstico?
Os critérios diagnósticos para cefaleia cervicogênica são: dores de cabeça causadas por movimentos do pescoço ou após assumir posturas inadequadas por certo tempo. Dor precipitada por pressão na parte superior da coluna cervical e região occipital do lado afetado e melhora com bloqueio anestésico. Na maioria dos casos a dor é unilateral, mas também pode ser bilateral. A Ressonância Magnética da Coluna Cervical (MRI) é fundamental no diagnóstico.

Qual é o tratamento da cefaleia cervicogênica?
O tratamento da cefaleia cervicogênica pode ser medicamentoso (relaxantes musculares, anti-inflamatórios não hormonais, antidepressivos, anticonvulsivantes), fisioterapia, bloqueio anestésico das facetas articulares cervicais e/ou nervos occipitais. Toxina botulínica (botox) também pode ser utilizada em pacientes com contratura muscular. O tratamento em geral é longo e em alguns casos a cefaleia cervicogênica pode se tornar crônica, causando sofrimento e incapacidade para o trabalho

 

Serviço:
Palm Beach Headache Center
4631 North Congress Ave, Ste 200,
West Palm Beach-FL - 561-845-0500 ext. 146

 

Mais alimentos fantásticos para sua saúde

Mantenha uma boa alimentação para sua saúde e bem-estar
Mantenha uma boa alimentação para sua saúde e bem-estar

Por Giovanna Guido

Na última edição você conheceu quatro da minha lista especial de nove superalimentos indispensáveis em sua cozinha. Alimentos que proporcionam, além dos benefícios tradicionais (vitaminas, minerais, proteínas, gorduras boas etc.), outras vantagens como deixar o raciocínio mais rápido, reduzir a TPM, melhorar sua energia e disposição, blindar a imunidade, fortalecer unhas e cabelos, turbinar seu cérebro e até potencializar sua vida sexual! Confira então agora mais cinco superalimentos para sua saúde e bem-estar.

Linhaça - para TPM
Poderosa em ácido graxo alfalinoleico, a linhaça ajuda a diminuir as taxas do colesterol ruim LDL e dos triglicérides, mas é o fitoquímico lignana que trabalha na redução dos sintomas da TPM e da menopausa, pois ele possui efeito semelhante ao do hormônio estrogênio, amenizando assim os sintomas desagradáveis desses períodos. Além disso, a linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama e melhora o funcionamento do intestino, por conter gorduras boas e fibras. Use na vitamina, no iogurte, na salada, no bolo ou até mesmo no feijão. Recomendação: no máximo 2 colheres de sopa ao dia.

Cúrcuma - para prevenir o envelhecimento
A cúrcuma (ou açafrão) é ótima para prevenir o envelhecimento e deixar sua pele mais bonita (ação dos alcaloides, terpenoides e flavonoides que agem contra oxidação). Possui também alto teor de betacarotenos (potente antioxidante que auxilia na formação de melanina e assim protege sua pele dos raios UVA e UVB). A cúrcuma também é rica em corcumenol – composto bioativo que evita a ação dos radicais livres. Você pode usá-la para temperar carnes, frangos, omelete, fazer risotos, feijão e arroz integral.

Geleia real - para saúde e vitalidade
A geleia real é o alimento das larvas de abelhas durante os três primeiros dias de vida e o da abelha rainha durante toda a vida. Favorece o equilíbrio cerebral, estimula o funcionamento de glândulas, do aparelho digestório e dos glóbulos vermelhos do sangue. Auxilia no aumento da energia. Revitaliza todos os órgãos, previne esclerose, fraqueza, impotência, distúrbios da menopausa, reumatismo e bronquite. Atua como protetora da saúde e promove a longevidade. Ajuda na manutenção da vitalidade e do desejo sexual também.

Peixe - para o raciocínio rápido
Salmão, atum, cavalinha e arenque são ricos em ômega 3, que melhora a função cognitiva. Cerca de 60% do cérebro é composto de gordura, metade pelo DHA (ácido docosahexaenoico), substância que nosso organismo não produz e que está presente nesses peixes de águas profundas. Essa substância alimenta o cérebro, turbina a memória, auxilia na oxigenação das células cerebrais, melhora a condutividade do impulso nervoso e previne doenças degenerativas. Além de tudo, a gordura aumenta a produção hormonal, auxiliando no interesse sexual. Consuma os filés de 3-4x/semana.

Mamão Papaia - para mais vitalidade sexual
A polpa alaranjada do mamão é boa fonte de cálcio, substância necessária para contração muscular associada à ereção masculina e ao orgasmo feminino. As sementes escuras são fonte de gorduras essenciais que auxiliam na produção de hormônios sexuais. Combine o mamão com outras fontes de gordura como abacate, coco ralado, óleo de coco, oleaginosas e/ou pasta de amendoim para turbinar ainda mais a produção de hormônios, garantindo assim mais vitalidade sexual.

 

Próximo
Feiras de Educação

Out/06 e Out/27 - Feiras de Educação em Miami e Orlando no mês de outubro

O Conselho de Cidadãos da Flórida, em parceria com o…
“The Phantom of the Opera”

Out/10 a Out/21 - “The Fantom of the Opera”

A espetacular nova produção de Cameron Mackintosh, “The…
Slow Burn Theatre Co: Freaky Friday

Out/19 a Nov/04 - Espetáculo “Slow Burn Theatre Co: Freaky Friday”

Baseado no romance “Freaky Friday” de Mary Rodgers e nos…
South Florida Seafood Festival

Out/20 e Out/21 - South Florida Seafood Festival

Nos dias 20 e 21 de outubro, acontece o South Florida…
Brazilian Festival of Pompano Beach

Out/20 e Out/21 - “Brazilian Festival of Pompano Beach” anuncia programação oficial

A 7ª edição do Brazilian Festival of Pompano Beach terá…

Videos

CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O VÍDEO

 

Karmel Bortoleti

Making of do ensaio fotográfico de Karmel Bortoleti para a editoria fashion da edição de abril de 2017 da Acontece Magazine


Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017

Ensaio fotográfico do ator Caio Castro em Miami para a Acontece Magazine de agosto de 2017


Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami

Vera Viel posa com tema náutico para a Acontece Magazine em Miami


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico com as modelos Cate Chant e Flavianny Nassimbeni para a editoria Fashion da edição de maio de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Making Of Abril 2016

Ensaio fotográfico com Karmel Bortoleti para a editoria Fashion da edição de abril de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de março de 2016 da Acontece Magazine por Gerardo Gomez


Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016

Acontece Magazine - Making of - Karina Bacchi - March 2016


Ensaio Fotográfico

Ensaio fotográfico para a editoria Fashion da edição de fevereiro de 2016 da Acontece Magazine


Making Of Janeiro 2016

Making of do ensaio fotográfico para a capa e a editoria fashion da edição de janeiro de 2016 da Acontece Magazine com a participação da modelo Andrea Méndes Arroio


Making Of Dezembro

Acontece Magazine Making of de Dezembro 2015




DMC Firewall is a Joomla Security extension!