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( votes)Por Jade Matarazzo
Com a chegada deste século, as mudanças aconteceram de forma muito mais rápida. E como em quase todos os mercados, na arte esse processo não poderia ser diferente.
Você consegue imaginar como seria colecionar arte em realidade virtual? Pois saiba que as possibilidades desse campo estão se desenvolvendo, e a arte da realidade virtual caminhando com elas. O mundo artístico está sendo forçado a descobrir e a elaborar uma maneira de vender e cuidar de tais criações únicas.
Enquanto um grupo de artistas interessados em tecnologia está cada vez mais profundamente envolvido com esse tipo de mídia, as empresas de produção também surgiram para colaborar com artistas conhecidos – de Marina Abramović a Anish Kapoor – que são frequentemente VR noviços. Enquanto isso, a tecnologia no nível de consumidor se depara com algumas empresas que estão colocando a arte da realidade virtual ao alcance de mais e mais espectadores. A fim de descobrir alguns dos desafios e recompensas do meio para os colecionadores, foi feita uma pesquisa com especialistas de vários lugares desse campo florescente. Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente antes de abrir sua carteira.
Uma questão que surge com frequência nas discussões sobre obras de arte de realidade virtual e o mercado é sobre como, exatamente, essas peças poderiam ou deveriam ser vendidas. Digamos que você esteja adquirindo uma fotografia de Wolfgang Tillmans. O trabalho seria editado, talvez com provas adicionais do artista, mas a galeria que o representa provavelmente não postaria simultaneamente um arquivo de alta resolução da imagem, recebendo alguém para reimprimi-lo em sua copiadora local. Para alguns que trabalham com o que há de mais avançado na arte da RV, colecionar esse material envolve abandonar certos preconceitos que temos em torno de objetos de arte únicos.
Alguns Art Dealers também estão pensando em como as obras de arte existentes podem acompanhar o ritmo da tecnologia em rápida evolução. Muitos favorecem o que chamam de “edição viva” – uma obra de arte em realidade virtual que pode ser aprimorada pelo artista ao longo do tempo, à medida que os recursos de software e hardware melhoram. Essas alterações e atualizações são disponibilizadas aos colecionadores iniciais – para que alguém que adquira uma peça antecipadamente possa aproveitar a mesma experiência disponibilizada a futuros colecionadores da mesma obra de arte.
A arte em realidade virtual é um meio de alta tecnologia que pode ser apreciado por espectadores com pouco conhecimento de tecnologia. Quando alguém está pensando em colecionar um trabalho de realidade virtual, é preciso enxergar isso como uma experiência de vanguarda com um novo potencial de criação visual. É sempre importante adquirir uma peça inovadora enquanto é cedo e investir nos estúdios que estão fazendo esse tipo de trabalho, apesar de todas as possibilidades e o fator do “desconhecido”.
Artistas que trabalham em realidade virtual e outras tecnologias novas e emergentes continuam a ganhar valor cultural e a comunidade colecionadora mais ampla sempre será um pouco mais cautelosa e avessa ao risco… Você não está sozinho, como colecionador ou humano, se você ainda não sabe o que pensar da RV.
A história desse meio está sendo escrita agora. Esse fato em si deve ser uma atração ao colecionador que quer se envolver na cultura contemporânea.
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