User Review
( votes)O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, e os amantes do esporte podem vivenciar experiências únicas conhecendo estádios icônicos
Créditos: iStock
Todo fã de futebol gostaria de conhecer os maiores estádios do mundo. Eles são muito mais do que construções monumentais e já foram palco de momentos históricos do esporte, são parte da cultura popular e guardam uma energia única para quem gosta e acompanha as competições. Acompanhe uma lista com os 5 principais campos para você visitar.
Wembley – Londres – Reino Unido
É um estádio recente, inaugurado em 2007, tornando-se o maior do Reino Unido. Ele foi construído no mesmo local do antigo Estádio Wembley, que foi demolido para dar lugar à nova construção, mais moderna e com capacidade estendida, que pode chegar a 105 mil pessoas. Sua característica mais marcante é seu arco externo, que possui 133 metros de altura.
O estádio já abrigou as finais da Copa UEFA, jogos de futebol das Olimpíadas de 2012 e também é utilizado em competições de outros esportes e para shows musicais.
Estádio Nacional de Pequim – Pequim – China
Esse estádio é uma das mais belas construções modernas. Ele é conhecido como Ninho de Pássaro, por conta de sua estrutura metálica, composta de vigas de ferro e aço entrelaçadas, que lembram um ninho. A visão do local é de tirar o fôlego, principalmente à noite, quando é iluminado por luzes coloridas.
O local se tornou mais conhecido durante as Olimpíadas de 2008, e atualmente recebe eventos culturais e esportivos.
Estádio Centenário – Montevidéu – Uruguai
Essa construção antiga é um dos mais icônicos estádios de todo o mundo. O motivo é simples: ele foi o palco da primeira final da Copa do Mundo, em 1930, em que o Uruguai venceu a Argentina, por 4 x 2.
A arena foi construída para abrigar todos os jogos da competição, mas sofreu atrasos em sua construção. Entretanto, conseguiu ser entregue a tempo para a emblemática partida final, que consagrou o país-sede como o primeiro campeão.
Com capacidade para mais de 65 mil pessoas, o campo abriga o Museu do Futebol, que possui um dos maiores acervos do esporte do mundo e pode ser visitado de segunda a sexta.
Maracanã – Rio de Janeiro – Brasil
O maior estádio do Brasil guarda pedaços importantes da história e já foi o maior campo de futebol do mundo. Foi o local onde ocorreram as duas finais de Copa do Mundo no país, em 1950 e 2014. No primeiro evento, a final foi entre Brasil e Uruguai, com a seleção brasileira saindo perdedora do conflito. Nessa data, o Maracanã registrou mais de 199 mil pessoas, um recorde de público.
O estádio também foi o local de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016, e sua utilização se estende para eventos culturais e partidas de outros esportes. Além disso, a arena pode ser visitada por todos e conta com um vasto acervo de itens, como peças de jogadores marcantes de nossa seleção.
O Maracanã também foi palco do milésimo gol da carreira de Pelé, em uma partida jogando pelo Santos contra o Vasco da Gama, em 1968.
Pacaembu – São Paulo – Brasil
O Pacaembu é um estádio municipal localizado em São Paulo e já foi um dos mais modernos do Brasil. Um dos grandes palcos da Copa do Mundo de 1950, atualmente ele encontra-se sendo utilizado cada vez menos. O campo costumava abrigar os jogos do Corinthians, mas, desde a construção de sua arena própria, vem sendo ignorado.
Os apaixonados pelo futebol possuem várias alternativas para se divertir com o esporte, desde jogando em um PC gamer ou em uma partida com os amigos. Visitar o Museu do Futebol no Pacaembu pode ser uma boa opção também, o memorial foi construído debaixo das arquibancadas do campo, e é considerado o mais completo do tema em território brasileiro.
Comente