Thanksgiving é uma época especial !
Destaques Eventos Gastronomia

Thanksgiving é uma época especial !

Por Angela Bretas

Thanksgiving Day é um feriado nacional americano comemorado sempre na quarta quinta-feira de novembro. O Thanksgiving foi originalmente criado para agradecer a fartura das colheitas, é um dos costumes americanos mais antigos que se tem conhecimento.

Os primeiros imigrantes, conhecidos como pilgrims, chegaram nos Estados Unidos no dia 11 de Dezembro de 1620 a bordo do navio Mayflower. Eles navegaram por 66 dias e desembarcaram na Costa de Massachusetts, fundando a Colônia de Plymouth Rock. Procuravam uma nova vida, fugindo da perseguição religiosa. A américa era a terra prometida.

Após um ano de estadia na América, atravessando um rigoroso inverno, ao qual somente metade dos 102 pioneiros conseguiu sobreviver; os novos residentes desta terra resolveram festejar a boa fortuna, pois conseguiram realizar uma boa colheita de milho ( cujas sementes foram fornecidas pelos índios que aqui habitavam). Na festa foi oferecida carne de peru selvagem, peixe em abundância e carne de veado, alimentos fornecidos pelos índios, também convidados a festejar. Dados concretos apontam que os pilgrims não conseguiriam ter sobrevivido sem o auxílio dos índios nativos. A festa durou três dias e a partir daí, passou a ser comemorada anualmente. A data oficial foi mudada várias vezes, até que no ano de 1863, o então Presidente Abraham Lincoln proclamou a quarta quinta-feira de Novembro como data oficial de Thanksgiving.

Fato curioso é que foi uma mulher Sarah Joseph Hale, uma jornalista revolucionária e editora de um magazine, quem mais se esforçou para fazer deste um feriado nacional. A mesma escreveu vários artigos e editoriais clamando a urgência de um decreto oficial para esta data, editoriais estes controversos, para a época, que foram publicados através dos anos no Bostons Ladies Magazine e Goldeys Ladys Book. Sua obsessão finalmente teve resultado quando Abraham Lincoln resolveu assinar o decreto.
Mas, o Thanksgiving, que inicialmente era um agradecimento pela boa colheita, passou a ter um significado mais amplo, tornando-se um dia especial. Todos os novos imigrantes que chegaram a este País, passaram a adotar a data para festejar e agradecer pelas graças conseguidas durante o ano.

Atualmente todos os americanos, independente de suas origens, comemoram esse feriado como um dos mais importantes do ano. É um feriado que atinge todas as raças. Ele é mais importante que o Natal, que por motivos religiosos muitos não consideram um feriado. Desde aos mais afortunados financeiramente aos mais humildes, todos vêem no Thanksgiving um dia especial, um dia de acão de graças recebidas.

Quanto a nós brasileiros, que aqui jogamos nossa âncora, procurando fazer desta a nossa nova terra, devemos incorporar esta data como um dia para agradecermos por tudo o que conseguimos alcançar neste País que nos acolheu. Nossa luta diária, nossos esforços e nossas conquistas serão menos tortuosas se tirarmos um tempinho, pelo menos um dia no ano, para avaliarmos nossos erros e agradecermos pelo trabalho, pela comida, pelos amigos, por possuímos saúde, por estarmos tendo a oportunidade de conhecer uma nova terra e aprendendo a incorporar os costumes e a cultura deste País em nossas vidas.

Neste dia, especialmente, devemos dar graças aos céus e elevar nossos pensamentos como forma de agradecimento por tudo o que conseguimos obter ao longo deste ano. Façamos como os pilgrins, que como imigrantes, festejaram esta terra que os acolheu.

Feliz Thanksgiving à todos!

Feliz Thanksgiving à todos!

 

You cannot copy content of this page
X