Dali auto-retratado em uma de suas telas
Arte Turismo

St. Pete – Uma pequena metrópole com cinco museus em Downtown

Sending
User Review
0 (0 votes)

Em St. Pete, uma série de museus e galerias fica concentrada em Downtown. Além do famoso Dali Museum, existem outros como Museum of Fine Arts, o do Holocausto, o da história da cidade, o Morean Arts Center e o James Museum of Western & Wildlife Art. Esse último homenageia os povos originais da América do Norte em várias sessões: telas em óleo sobre a vida indígena, esculturas em bronze das diversas tribos que habitaram o continente, telas contemporâneas de artistas nativos, entre outras.

Diversas esculturas indígenas em bronze
em tamanho natural

Na New West Gallery é possível observar um quadro de James Michaels com as várias faces do Western americano, alguns rostos famosos como John Wayne, e outros imaginários como uma mulher da tribo Lummi ou o soldado de Buffalo. Uma reflexão ao encantamento que só a diversidade permite.

As várias faces do Western americano por James Michaels
Várias telas de Andy Warhol retratam o Western americano

Uma exposição temporária, que terminou em janeiro, mostrou a relação que Andy Warhol tinha com o Western. Nos anos de 1960, como parte do cenário da contracultura da época, Warhol usava botas de cowboy regularmente que passaram a fazer parte do seu guarda-roupa. Na mesma época ele disse que queria morrer usando calça jeans, símbolo também do interior americano. Várias telas de Andy Warhol retratam esse período que se estendeu até a sua morte, quase três décadas depois. Em 1987, Andy Warhol começou a trabalhar em um projeto onde registraria os dez momentos mais importantes da história da televisão. “Moonwalk” foi o único trabalho concluído naquele mesmo ano. Para ele, o espaço sideral era fronteira a ser vencida pelo homem, assim como o Oeste.

Dali Museum

A anti-arte também foi a tônica de um contemporâneo de Warhol. O espanhol Salvador Dali tem em St. Pete a maior coleção de telas particulares já reunidas, expostas no Dali Museum, uma referência em toda a Flórida e Estados Unidos. O casal Reynolds e Eleanor Morse comprou a primeira tela de um colecionador, mas no mesmo ano, 1942, ficaram amigos de Dali e Gala, num encontro em Nova York. A amizade, que durou quatro décadas, fez com que eles comprassem diretamente as demais telas e se tornassem especialistas no artista escrevendo livros, artigos e promovendo palestras e formação de docentes. Em reconhecimento aos esforços acadêmicos, receberam até honrarias do governo espanhol, como a Cruz da Ordem de Isabel, a mais alta para estrangeiros.

A conquista do espaço é a última fronteira, assim como foi o Oeste

Inspirado inicialmente em Juán Miró, Picasso e no livro A interpretação dos Sonhos de Sigmundo Freud, Dali constituiu a essência de todo o seu trabalho surrealista, que o projetou mundialmente como o mestre desse movimento. Sobre Freud Dali descreveu como sendo “dominado pelo verdadeiro vício da auto interpretação, não só dos meus sonhos, mas de tudo o que aconteceu para mim”. No Dali Museum estão expostas telas das várias fases do pintor, além de um jardim com esculturas em bronze também idealizadas pelo pintor.

Gala contemplando o Mediterrâneo em quadro que se converte num retrato de Abraham Lincoln

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 22 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page