Cinema

Série acompanha peripécias de um psicólogo nada convencional

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Protagonizada por Jason Segel, Harrison Ford e Jessica Williams, a comédia dramática em dez episódios “Falando a Real” (“Shrinking”) entretém enquanto mostra profissional que pratica técnica de acompanhamento terapêutico

Recentemente, estreou no Apple TV+ a série “Falando a Real”, que explora o universo da psicologia, a partir de um mix de drama e humor sarcástico. Nela, acompanhamos a vida de Jimmy (Jason Segel), um psicólogo que lida com o luto da morte repentina da esposa e começa a quebrar regras para promover grandes mudanças na vida dos seus pacientes, com boa dose de humor e muito tumulto, claro.

A série emociona e diverte o público ao mesmo tempo e traz grandes atuações do trio Seagal, Ford e Williams, que encarnam os terapeutas  da trama. “O mais bacana é que o personagem central rompe paradigmas, assistindo a seus pacientes para além das paredes do consultório. A metodologia dele é bem alinhada com o dia a dia do acompanhante terapêutico, que acontece no contexto da vida do paciente”, avalia Filipe Colombini, psicólogo e CEO da Equipe AT.

Em tempo: conhecido como AT, o acompanhamento terapêutico é uma modalidade de psicoterapia onde as intervenções clínicas e atendimento pelo psicólogo acontecem fora do ambiente do consultório. A prática, que surgiu na Argentina na década de 70, vem ganhando os holofotes, conforme conta Colombini. “Os atendimentos podem ocorrer em diversos locais, como escolas, parques, shoppings e residências, tudo a depender dos objetivos traçados junto com o paciente”, explica o especialista.

Na série “Falando a Real”, os benefícios de atuar no ambiente natural do paciente vêm à tona com maestria. “Um dos casos mais interessantes é o de Sean, ex militar que vivencia um estado de estresse pós traumático e passa por uma intervenção na qual o terapeuta tem intenso contato com o dia a dia dele”, diz o especialista. “A série mostra ainda um paciente que marca um jantar para conhecer pessoalmente uma pretendente e, nessa ocasião, o psicólogo Jimmy acaba observando de uma maneira nada habitual como ele se comporta em situações sociais”, completa.

Acima de tudo, “Falando a Real” é sobre estabelecer sólidas conexões humanas e ver os pacientes melhorarem por meio dos olhos e não somente por meio de relatos, da mesma forma como ocorre na terapia pelo método de AT. “E a série mostra tudo isso com leveza, humor e assertividade”, conclui o especialista.

No entanto, ao longo dos episódios, há alguns limites éticos importantes “rompidos” por Jimmy, como, por exemplo, levar o paciente para morar em sua casa; bisbilhotar o jantar do paciente sem ter combinado e explicado o trabalho, entre outras situações delicadas. “Mas o que vale é destacar alguns recortes importantes da atuação do psicólogo no ambiente natural de cada indivíduo, que podem ser utilizados pelo profissional de maneira mais cuidadosa e conectada com as demandas de seus pacientes”, destaca Colombini. “Em resumo, sair do consultório pode e deve ser uma estratégia a ser considerada!”, conclui.

Serviço:

“Falando a Real” – 1a. temporada (10 episódios)

Gênero: Comédia dramática

Direção: James Ponsoldt

Elenco: Jason Segel, Harrison Ford, Lukita Maxwell, Jessica Williams, Christa Miller.

Lançamento: 2023

Onde assistir: Apple TV+

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 21 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page