Tathi Piancastelli vai deixar um legado para a geração dela e para todas as outras gerações futuras
Entrevistas

Ser diferente é normal

Sending
User Review
0 (0 votes)

Texto escrito pela fotógrafa Nila Costa, especializada em visagismo

Soberana (Do b. lat. Superanus )
adj. Que ocupa o primeiro lugar. Supremo. Magnífico. Absoluto; que tem a autoridade superior; dominador.
Fig.Altivo. Que tem grande poder. Notável.

Soberania é a qualidade de algo ou alguém que é soberano, isto é, uma autoridade com grande poder de realização, uma pessoa notável (em comparação aos demais). Se o dicionário fosse ilustrado, a foto da atriz, escritora, modelo, youtuber, apresentadora e palestrante Tathi Piancastelli poderia figurar ao lado da palavra “soberania”. Não bastassem esses multitalentos, ela possui um detalhe que me faz admirá-la ainda mais. Tem síndrome de Down e várias limitações impostas do ponto de vista alheio, ignorante e preconceituoso. Quando fui convidada pela Revista Acontece para assinar o ensaio fotográfico e escrever esta matéria, fiquei muito emocionada e feliz, porque sou mãe da Alice, que tem seis meses de idade e também tem Down. Quando descobri a síndrome da minha filha, ainda no primeiro trimestre de gestação, uma pessoa me sugeriu que em outros países era normal o aborto para esses casos e ela acreditava que minha filha não teria muita chance na vida. Perda de tempo dela, porque eu não interromperia a gestação do meu bebê. Sempre pensei que se eu e minha família amássemos a Alice, ela poderia ser o que ela quisesse ser. O amor venceria o medo mais uma vez.

Quando conheci a Tathi, esse pensamento se materializou. Ela se apresentou linda, alegre e cheia de sonhos realizados e outros tantos que ela busca diariamente realizar. Mal sabia ela, que no momento em que fomos apresentadas outros sentimentos vieram à tona, pois foi como se eu estivesse recebendo, através da história dela, esperança, promessa e futuro para a minha princesa. Tathi é a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a escrever e a protagonizar uma peça de teatro profissional. Seu espetáculo “Menina dos Meus Olhos” foi apresentado em Nova York (2013 e 2015), no 30º Festival Internacional de Teatro Hispânico de Miami (2015) e na UNICEF/ONU – Nova York (2016) e conquistou o Brazilian International Press Awards 2016, na categoria Melhor Teatro/Espetáculo nos EUA. A peça também foi aprovada na Lei Roaunet para apresentar-se no Brasil. Tathi Piancastelli é inspiração, é exemplo, e espalha esses sentimentos por onde passa. O renomado cartunista Maurício de Sousa criou a personagem Tati, uma menina com síndrome de Down, que circula pela Turma da Mônica, em seus quadrinhos, inspirados em sua história.
Tathi também é estrela da campanha da Inoar, empresa brasileira de cosméticos, que exporta seus produtos para mais de 40 países. É apresentadora do programa “Ser Diferente” (YouTube), com edições em várias nações da Europa e nos Estados Unidos. Ministra palestras em diversos eventos e locais, entre eles, Nações Unidas e UNICEF (NY). Todas as suas conquistas, todo o esforço que ela faz diariamente para provar exaustivamente que ser diferente é normal, tudo isso está sendo refletido no mundo e vai deixar um legado para a geração dela, da minha pequena e de todas as outras no futuro.

Tathi é soberana, ela está acima de nós, acima de todo o preconceito. Aliás, o significado da palavra “preconceito” é tão sem sentido e absurdo como a sugestão daquela pessoa que conheci, quando foi diagnosticada a síndrome de Down da Alice.

Preconceito
Substantivo masculino. Qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico; sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.

Foto: Nila Costa
Beauty: Jussara Midio do StudioD
Agradecimentos: Toddy Holland
Produção: Ana Martins e Patricia Heiderich
Locação: ACM Productions Studio

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 26 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page