Turismo

Seis dicas para viajar ao exterior com total segurança

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Veja quais são os cuidados necessários para deixar a sua viagem mais tranquila.

Planejar uma viagem internacional é uma jornada repleta de emoções: explorar novas culturas, comunicar-se em outra língua e conhecer lugares diferentes são experiências que seduzem os viajantes. Contudo, é preciso manter a vigilância para evitar possíveis golpes que possam transformar o sonho em pesadelo. 

Uma viagem para o norte da Itália, por exemplo, tem tudo para ser inesquecível. Os turistas se encantam com as paisagens ao visitar Dolomiti, a famosa cadeia montanhosa localizada na região, e cidades turísticas como Veneza, Verona, Milão e Turim. No entanto, o encanto pode se dissipar rapidamente se não houver a devida atenção à segurança.

O mesmo se aplica a qualquer destino turístico mundial. Por isso, antes de elaborar o seu roteiro Dubai, Paris, Londres ou outra cidade, é aconselhável seguir medidas de precaução, consideradas indispensáveis ao se preparar para uma viagem internacional saindo do Brasil. 

Certifique-se que a bagagem está segura 

O protocolo de segurança deve começar ainda no aeroporto. Casos de trocas de bagagem e furtos já foram noticiados, por isso, é aconselhável redobrar a atenção. Uma dica é utilizar malas com cadeados e senhas. 

Outros cuidados extras podem deixar a bagagem ainda mais protegida, como tirar fotos e fazer vídeos dos itens que constam no interior da mala a fim de ter um registro antes de despachá-la. 

Também é importante guardar o comprovante de despacho e conferir a etiqueta e o peso da mala. Nesse caso, uma garantia é tirar a foto da balança, caso seja necessário comprovar qual é a sua bagagem ou informar a ausência de pertences.

Contrate um seguro viagem

O seguro viagem não é uma exclusividade das viagens internacionais, porém, é ainda mais requisitado nesse tipo de passeio. A contratação do serviço garante suporte para imprevistos, como acidentes, extravio da bagagem e despesas médicas. 

A orientação é fazer contato com empresas especializadas em seguro e ficar atento no plano de cobertura e assistência. Agências de turismo e operadoras de cartão de crédito também disponibilizam opções de seguro viagem. Há países que exigem o seguro como requisito para receber o turista.

Tenha uma conta internacional 

Ter uma conta internacional facilita movimentações em dólar, euro e outras moedas estrangeiras. O uso do cartão de débito é outra praticidade, pois evita a necessidade de dinheiro em espécie. 

Além disso, esse tipo de conta oferece uma menor taxa para a conversão de moedas, em comparação com as casas de câmbio, o que representa uma economia para o viajante.

Cuidado com o comércio paralelo de câmbio 

Se a preferência for por levar o dinheiro em espécie, é preciso ter atenção nos lugares para realizar a conversão de moeda. Muitas vezes, o turista pode ficar atraído por taxas menores, mas a recomendação é sempre priorizar casas de câmbio confiáveis. Sendo assim, uma dica é pesquisar com antecedência, ver a procedência do estabelecimento e conferir a veracidade das notas.

Não caia em golpes contra turistas 

Os turistas podem ser vistos como um alvo fácil para os criminosos, que se aproveitam do momento de descontração para aplicar golpes. Uma das táticas é a abordagem para oferecer passeios, brindes e outros benefícios que, na verdade, servem de fachada para a cobrança de valores exorbitantes. 

Nesse caso, a orientação é sempre fazer pesquisas de preço e procurar profissionais credenciados para evitar cair em fraudes. Além disso, fuja de pessoas que vendem ingressos para atrações em locais públicos, pois há sites próprios para a compra.

Não use redes de WI-FI pública

As redes públicas costumam apresentar uma segurança fraca, facilitando o trabalho dos hackers. Dessa forma, ao utilizar o Wi-Fi de espaços públicos, o dispositivo pode ficar desprotegido e suscetível aos golpes e roubo de dados pessoais, como senha de cartões e outras informações. 

Uma dica é utilizar redes privadas de estabelecimentos, hotéis e outros lugares. Além disso, com um chip internacional, o acesso à internet pode ser melhor, garantindo uma boa conexão por onde for.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 17 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page