Imagem: Pexels/Pixabay
Business

Segurança cibernética

Atualmente, nesse mundo da era digital, a segurança cibernética é uma questão crítica que afeta indivíduos, pequenas empresas e grandes corporações.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Este ano, de 16 a 20 de janeiro ocorreu a “Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial de 2023”, em Davos, Suíça, e segurança cibernética foi um dos principais tópicos de discussão. Muitos especialistas estão discutindo e pedindo atenção sobre o aumento, frequência e a sofisticação que os ataques estão ocorrendo. O secretário-geral da INTERPOL, Jürgen Stock comenta que: “Esta é uma ameaça global e exige uma resposta global”.

Um consenso geral dos especialistas que estão discutindo os próximos anos é que eles preveem que 2023 será um ano que todos devem estar atentos, porque será um ano importante para trabalhar a segurança cibernética. Esclarecem também que os principais afetados incluem agências governamentais, grandes corporações, e qualquer empresa ou negócio que lide com dados do consumidor, não importa quão pequena seja. E pedem que o público em geral aumente a conscientização sobre todas essas ameaças de segurança cibernética em 2023, dizem os especialistas. Quase todos os produtos que utilizamos diariamente – desde um carro até uma cafeteira – estão conectados à internet.

Certamente, você conhece alguém que já teve sua rede social atacada, ou mesmo roubos em contas através de golpes cibernéticos. E tudo isso porque a quantidade crescente de informações pessoais e comerciais estão armazenadas online, o risco de ataques cibernéticos nunca foi tão grande.

Imagem: Pexels/Mikhail Nilov

Neste artigo, abordaremos as maneiras pelas quais a segurança cibernética nos afeta, as etapas que podemos tomar para proteger a nós mesmos e nossos negócios e empresas. Também a importância de trabalhar com uma empresa profissional de TI (Tecnologia de Informação) para garantir a segurança de nossas informações confidenciais.

Em primeiro lugar, é importante entender as diferentes maneiras pelas quais a segurança cibernética pode nos afetar. Para os indivíduos, as formas mais comuns de cyber ataques incluem roubo de identidade, golpes de phishing (uma forma de fraude cibernética que visa roubar dados confidenciais) e ataques por malware (são software que são instalados a fim de causar danos a computadores, servidores, redes, etc). Esses ataques podem resultar na perda de informações pessoais, perdas financeiras e danos à reputação.

As empresas, por outro lado, correm o risco de violações de dados e ataques de ransomware (sequestro do seu computador ou servidor, onde com uma de criptografia impedem o uso até que seja pago ‘um resgate’ para que devolvam seus dados) que podem resultar na perda de informações confidenciais de clientes, que podem até levar a possíveis ações legais, e além disso muitos ataques podem gerar tempo de inatividade que se tornam caros.

Para proteger a nós mesmo e nossos negócios e empresas desses riscos, existem vários passos que podem ser dados.
Segue uma lista de ações iniciais:

Atualizações de sistema: uma das mais importantes é manter todo os sistemas de software atualizados. Isso garante que quaisquer vulnerabilidades conhecidas sejam corrigidas, tornando mais difícil para os invasores explorá-los.

Use senhas fortes: outro passo importante é usar senhas fortes e únicas para todas as contas e habilitar dois fatores autenticação. Isso adiciona uma camada extra de proteção.

Backup: também é muito importante que regularmente faça backup e teste esses backups, se realmente em uma eventual perda de dados ou ataque eles reestabeleceram suas informações na íntegra.

Além dessas etapas, que servem ao público em geral as empresas também devem investir em uma solução abrangente de segurança cibernética, que inclui:

Firewalls;

Teste de simulações e prevenção de ataques;

Software antivírus.

Imagem: Rawpixel.com/Freepik

Alejandro Duarte, CEO da Alewho IT Solutions, que está presente há mais de 12 anos no mercado, comenta que é importante a proteção do seu negócio ou empresa contra ameaças cibernéticas. Afirma que como responsável de uma empresa de segurança cibernética, sempre que buscam eles o primeiro que oferece como atendimento são os serviços que incluem os pacotes de segurança de rede, backup de dados, recuperação, e o planejamento de resposta a incidentes (ataques). E que sem dúvida, devem oferecer treinamento para os funcionários, para garantir que todos estejam cientes dos riscos potenciais e como relatar a equipe de TI. Com isso desenvolvem ações rápidas de solução a possíveis problemas.

Importante também buscar uma empresa de TI que ofereça segurança cibernética, um sistema de monitoramento e suporte contínuos. E que também ajudem a implementar as melhores práticas de segurança e requisitos de conformidade.

Todos esses passos ajudarão a garantir que suas informações pessoais e sua empresa fique à frente das ameaças mais recentes e que quaisquer vulnerabilidades sejam rapidamente identificadas e corrigidas.

Em conclusão, a segurança cibernética é uma questão crítica que afeta a todos nós.

Embora seja importante tomar medidas para proteger a nós mesmos e nossos negócios e empresas, trabalhar com uma empresa profissional de TI fornecerá um nível adicional de proteção. Pois, será uma ação proativa e não reativa, muitas vezes remediar um problema envolve mais tempo e gastos que a prevenção.

E importante também é mudar a mentalidade de que não é um gasto adicional, mas um investimento a sua tranquilidade e segurança.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 1 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page