Vida e Saúde

Saiba como limpar os eletrodomésticos corretamente

Sending
User Review
0 (0 votes)

Para fazer a limpeza correta, deve-se levar em consideração os produtos e técnicas adequados para evitar desgastes e estragos

Créditos: iStock

A manutenção adequada dos eletrodomésticos é essencial para garantir o bom funcionamento e o prolongamento da vida útil deles. Por isso, a limpeza regular é indispensável, pois, além de uma boa aparência, mantém a eficiência energética e evita avarias nos itens. Porém, é necessário ter cautela na hora de escolher os produtos de limpeza e na forma de limpá-los para evitar problemas. 

Separamos, então, algumas dicas de como fazer a limpeza corretamente de cada tipo de eletrodoméstico:

Fogão e Forno

O fogão e o forno são propensos a acumular gordura, respingo de alimentos e manchas, por isso a limpeza deve ser intensa. No caso do fogão, é importante não utilizar a parte áspera da esponja para limpá-lo. Produtos desengordurantes podem ser utilizados, respeitando sempre as instruções nas embalagens. Quanto às grades e bocas, ambas podem ser retiradas e limpas com detergente comum.

Para o forno, as grades e grelhas podem ser lavados também com detergente. Caso a sujeira não saia, utilize uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio e deixe de molho por alguns minutos antes de esfregar novamente. 

Para os dois eletrodomésticos, não se deve utilizar água sanitária, produtos inflamáveis ou que tenham potencial para contaminar os alimentos. Além disso, só faça a limpeza quando os dois estiverem completamente resfriados.

Micro-ondas

Para limpar o micro-ondas, coloque um recipiente com água e vinagre dentro do aparelho e aqueça por alguns minutos. Isso ajudará a soltar as manchas e os odores. Em seguida, use um pano úmido para limpar as superfícies internas. Se houver manchas persistentes, prepare uma mistura de bicarbonato de sódio e água e aplique nessas áreas, deixando agir por alguns minutos antes de limpar.

Não utilize produtos com cheiro forte dentro do micro-ondas. Também não molhe o painel, utilizando apenas um pano seco ou papel toalha nele.

Geladeira

geladeira requer uma limpeza tanto na parte interna quanto externa. O primeiro passo é desligá-la da tomada. Em seguida, para a parte interna, remova todos os itens dela, como prateleiras, gavetas e paredes internas. Use uma solução de água morna e detergente para limpá-las. Não se esqueça de descartar qualquer alimento vencido ou suspeito. Limpe também as borrachas de vedação das portas. 

Após limpar o interior, limpe a parte externa da geladeira com um pano úmido. Não use produtos abrasivos, pois podem danificar as superfícies. Assim como nos demais eletrodomésticos, não utilize a parte áspera da esponja.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 17 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page