Estudos conduzidos nos Estados Unidos mostram que passamos em média 7,7 horas do dia sentados, incluindo dirigindo, na frente do computador, assistindo TV, comendo etc… Esse tempo sedentário está associado a um aumento significativo da mortalidade e da incidência de doenças. Estas doenças podem ser as cardiovasculares em geral, (como hipertensão, colesterol alto, doença coronariana), alguns tipos de câncer (como o de intestino e o de mama) e a diabetes tipo 2.
A prática de exercícios diminui bastante, porém não elimina completamente. os riscos excessivos associados ao hábito sedentário. A “doença do sentar” causa inatividade muscular que, além de poder causar as doenças citadas acima, também influencia na formação de varizes, inchaço das pernas e até trombose venosa, confusão mental e, claro, problemas na coluna como hérnias de disco.
Segundo estudos de universidades americanas, se você diminuísse seu tempo sentado para menos de 3 horas ao dia, aumentaria sua expectativa de vida por aproximadamente 2 anos, e aumentaria por 1,4 anos se reduzisse seu tempo de TV para menos de 2 horas ao dia.
Então, como podemos prevenir a “doenca do sentar”?
No trabalho:
- Use o computador em pé com mesas elevadas (standing desk)
- Sente em bolas de exercício ou até num banco sem encosto, trabalhando assim os músculos abdominais
- Monitore sua postura sempre: ereto, ombros relaxados, braços perto do corpo, cotovelos a 90 graus, pés planos ao chão.
- Levante e ande pelo menos a cada uma hora
Em geral:
- Use escadas
- Alongue seus músculos do quadril e costas
- Se você gosta de vídeogames, opte por aqueles que requerem interação física
- Utilize um podômetro ou um monitor de atividades
- Quando usar o telefone, levante e ande
- Exercite-se ou fique em pé enquanto assiste a TV
Foto: Divulgação/Biomorphdesk
Comente