Foto: Pexels/Gustavo Fring
Cecilia Magalhães Pets

Primavera e alergias

Drª. Cecilia Magalhães é médica veterinária há 39 anos. Atende em domicílio. E-mail: info@vethomeexpress.com | vethomeexpress.com | (954) 243-0269 | facebook.com/vethomeexpress | instagram.com/vethomeexpress/
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Estamos entrando na estação mais colorida do ano, a primavera. Estação que aproveitamos para estar mais ao ar livre, onde os dias ficam mais longos e, com a presença de luz por mais horas por dia, há um estímulo ao ciclo reprodutivo tanto dos animais como das plantas. As arvores, flores e arbustos florescem ou produzem frutos. Com isso, a primavera é a estação onde os animais e humanos apresentam mais alergias.

Vamos abordar alguns pontos aqui hoje que vão ajudá-los a ajudar os seus pets.

Primeiro, o que é alergia?

Alergias surgem quando o sistema imune reconhece “algo” como agressor, podendo levar a uma resposta respiratória, intestinal e de pele. Os ambientes internos e externos ficam repletos de polem, fungos e até ácaros que favorecem as reações alérgicas. Esta reação pode ser passageira ou durar por toda a vida.

Quais são os sinais de alergia?

Nos cães e gatos, os sinais podem vir em forma de espirros, dificuldade respiratória, diarreia, mas os sintomas mais comuns são reações na pele, coceira incessante, perda de pelo, lamber o corpo excessivamente, vermelhidão, agressão/morder o próprio corpo causando feridas, mal odor na pele e/ou ouvidos, dentre outros.

Foto: Pexels/Dominika Roseclay

E aí vem a pergunta seguinte que escuto muito: Tenho como prevenir que meu pet tenha alergia?
Infelizmente não. Alergia, tanto em humanos como nos nossos pets, é uma reação imune que ainda não é possível evitar, mas temos que estar sempre atentos pois temos a possibilidade de prevenir reações severas. Muitas vezes com pequenas mudanças ou tratamento, podemos ajudá-los. Por exemplo, se o seu pet é alérgico a pulga, uma forma simples e eficiente é usar controle contra pulgas como prevenção. E assim com outras alergias.

Existe tratamento?

Tratamento para alergia, normalmente, não é feito com um único medicamento, mas com uma combinação de tratamentos. É onde o seu veterinário é essencial para fazer um teste de alergia que vai indicar os maiores causadores. Tem vacinas desenvolvidas especificamente para alergia, shampoos, cremes, antibióticos e anti-inflamatórios. Felizmente nos últimos anos tivemos um grande avanço no controle das alergias. Com apenas um comprimido ou injeção seu pet pode ter uma vida mais tranquila, mas para isso precisamos ter um diagnostico correto.

Dica: Controle de alergia é um caminho longo com muitos riachos onde temos que construir pontes. E a construção dessas “pontes” é muito mais fácil com o apoio do seu veterinário. Não deixe o seu amiguinho sofrer desnecessariamente.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 29 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page