Vida e Saúde

Pergunta e resposta: O estilo de vida influencia o aparecimento das varizes?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Pergunta e resposta: O estilo de vida influencia o aparecimento das varizes?

Sim, assim como o estilo de vida influencia em nossa saúde como um todo. E com as varizes não seria diferente. Diversos fatores podem influenciar no surgimento das temidas, que atinge quatro vezes mais as mulheres, e que deve ser considerada como uma doença e não apenas uma questão estética, e vão desde ação hormonal até questões genéticas. Contudo, como disse, há alguns hábitos que podem facilitar o problema.

Sedentarismo: um estilo de vida que não estimula as pernas pode prejudicar o retorno sanguíneo dos membros inferiores para o coração.

Falta de atividade física: a prática de exercícios físicos é fundamental para prevenir varizes, especialmente aqueles que estimulam a musculatura das pernas para facilitar o retorno do sangue para o coração, como corridas e caminhadas.

Excesso de peso: o sobrepeso pode contribuir para o desenvolvimento deste problema, pois nessas situações há uma tendência de retenção de hormônios e acúmulo de líquido no organismo, prejudicando a circulação do sangue.

Imobilidade: Em muitos casos, como por exigências profissionais ou em longas viagens, as pessoas são obrigadas a permanecer por muito tempo na mesma posição, seja sentada ou em pé, podendo comprometer a circulação.

Tabagismo: As substâncias presentes no cigarro podem deixar o sangue mais viscoso e prejudicar a parede das veias, essa situação dificulta a circulação e favorece seu acúmulo nas pernas.

Para prevenir o surgimento de varizes, é importante praticar atividades físicas que estimulam a musculatura das pernas, além de manter o costume de deitar com os membros inferiores levantados a um nível acima do coração, evitar passar muito tempo na mesma posição e, com indicação de um especialista, utilizar meias elásticas de compressão.

Sobre o especialista: Dr. Márcio Steinbruch – formado pela Universidade de São Paulo (USP), é médico com especialização em cirurgia vascular pelo Hospital das Clínicas da FMUSP, além disso, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e é membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Foto por Alexander Dummer

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page