User Review
( votes)Ter o passaporte roubado, ou perdê-lo, causa bastante transtorno durante uma viagem.
O melhor a fazer é se prevenir. O Consulado-Geral em Miami dá algumas dicas que podem ajudar a evitar esse tipo de contratempo:
Jamais deixe seus pertences pessoais no veículo, incluindo o passaporte.
• Não deixe seus pertences sem sua supervisão direta ao frequentar praias, restaurantes, aeroportos, aviões e outros locais de grande movimentação.
• Evite utilizar o compartimento de bagagens do avião para armazenar seu passaporte e carregue-o sempre junto de si.
• Não entregue seus pertences a estranhos. Ao experimentar roupas em lojas de vestuário, não permita que o vendedor guarde seus pertences.
• Ao sair de qualquer estabelecimento ou meio de transporte, verifique sempre se está com seus pertences e documentos.
• Utilize bolsas internas presas ao corpo, conhecidas como doleiras, para armazenar seu passaporte.
• Tenha cuidado com cofres de hotel, que podem ser abertos facilmente.
• Traga originais e cópias autenticadas de outros documentos de identificação, além do passaporte, para que seja possível emitir um novo documento de viagem no caso de algum contratempo. Recomenda-se também manter uma foto do seu documento de identificação em uma conta de e-mail que possa ser acessada facilmente.
Se mesmo seguindo todas as recomendações de segurança acima, o passaporte foi perdido, roubado ou furtado, veja como proceder:
1 – Contate a polícia local e registre uma queixa (“file a report”). Nestes casos, algumas cidades, como é o caso de Orlando, dependendo da gravidade da ocorrência, podem oferecer assistência para obtenção de novos documentos. Quando se trata de simples perda ou extravio de objetos e/ou documentos, a polícia local normalmente não faz boletim de ocorrência.
2 – Compareça ao Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar a perda ou roubo do passaporte e solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). O documento é gratuito e fica pronto no mesmo dia.
3 – Para mais informações sobre a emissão da ARB, consulte o site do Consulado: http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/autorizacao_de_retorno_ao_brasil_(arb).xml
Tão logo regresse ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.
Por fim, mantenha a calma. Os itens de segurança do passaporte, como chips de identificação, minimizam o risco de ter seu documento utilizado por terceiros para fins ilícitos.
Comente