Passado... Presente... Futuro? Foto: Pexels/anntarazevich
Vida & Saúde

Passado… Presente… Futuro?

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Enjoying the moment

Outro dia assisti a um vídeo no YouTube em que um guru dizia: “Se você está triste, é porque pensa no passado. Se está ansioso, é porque pensa no futuro. Mas se está em paz, então é porque você está no presente!”

Quanta sabedoria! Basta olhar para o nosso sentimento do momento e sintonizar para o melhor, que é sempre o presente.

Achei interessante compreender nossos sentimentos desta forma. Assim, sabemos se estamos repetindo o nosso passado, por exemplo, se ele foi triste ou nostálgico, estamos deixando de viver algo novo no presente porque esse passado ocupa a nossa mente e emoção. Pois se houver nostalgia e continuarmos a pensar naquela situação ou pessoa, mais desalento virá. E se foi bom, a mesma coisa: ocupa o nosso coração e deixamos de vivenciar o presente. Então, como fazer para não cair na armadilha do passado?

Imagine, também, se estivermos ansiosos para que tudo ocorra logo: chegar em casa, assistir ao filme, dormir prontamente, acordar cedo amanhã e fazer todas as tarefas listadas para o dia. Estamos deixando de viver o presente, vivendo um futuro que nunca chega.

Uma vez assisti a uma palestra de um estrangeiro, e ele dizia que, para viver o presente, basta tomar um café com seu melhor amigo ou parente e ter uma conversa do dia. Saber apreciar o lugar, a louça e o amigo, e verá que delícia é saborear o momento junto com aquele gole de café.

Curioso ainda é que vivemos o presente quando estamos assistindo a um filme, uma série, uma comédia. Verdade? Nossa, como prestamos atenção! Como ficamos focados! Nem piscamos o olho. E assim deveria ser para vivermos o presente, o dia a dia. Por que nos esquecemos disso?

Se o passado foi bom, tenha gratidão. Reconheça e honre. Fique alegre e deixe esse pedaço no seu coração. Honre aquela pessoa, mas não se lamente sobre ela. Honre-a, ame-a e continue amando-a. Se não foi bom, agradeça também, reze, faça uma oração, ho’oponopono e deixe seguir seu curso. Eu sei que é difícil, mas não temos outra saída a não ser deixar ir, pois faz parte da sabedoria entender que nada nos pertence, mas mesmo assim estamos aqui para usufruir de tudo.

Por Zaquie C Meredith

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 7 set.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page