Correr é um ótimo exercício físico, além de importante na interação social
Esporte Vida e Saúde

Para que andar se podemos correr?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Uma das atividades mais praticadas do mundo, a corrida de rua, se tornou tão popular não apenas por ser uma excelente opção de exercício físico, mas também por ser uma importante ferramenta de interação social.
A corrida tem como objetivo principal atuar como agente responsável por mudanças nas suas condições físicas e mentais e benefícios como melhora no condicionamento cardiovascular e respiratório, diminuição da pressão arterial, prevenção de doenças cardíacas, auxílio no controle do peso corporal, redução do % de gordura corporal, fortalecimento da musculatura dos membros inferiores, melhora da qualidade do sono e controle da ansiedade e do stress.
Para a obtenção de todos esses resultados é preciso que se tome uma decisão com relação aos hábitos saudáveis e se estabeleça uma meta. Após esse primeiro passo, o segundo é fazer uma consulta médica e uma avaliação completa para iniciar a prática do exercício físico, respeitando seu estado físico atual, suas limitações e possíveis restrições.
Dentro dos diversos tipos de treinamentos específicos para a corrida, podemos citar dois modelos: o contínuo e o intervalado. O contínuo seria definido por uma corrida de longa duração, com intensidade de 40 a 60% e velocidade moderada. Por exemplo, uma corrida de 1 até 5 milhas.
Na corrida intervalada, a intensidade pode chegar até acima de 80% e alta velocidade. A duração ou distância da corrida também pode variar. Por exemplo, de 30 segundos a 1 minuto ou 50, 100, 200 ou 400m, por um intervalo de recuperação que pode ser ativo ou passivo. Se você for correr na rua pode fazer um sprint de 30 segundos a 1 minuto e um intervalo de caminhada de 1 minuto. E repetir durante 8 a 10 vezes, num total de 10 a 15 minutos de treino.
O treino intervalado é muito eficiente em termos de resultados físicos, porém é importante ressaltar que alguns cuidados são necessários, como controle da frequência cardíaca através de um frequencímetro (conhecidos também como “polar”), uso de um calçado apropriado para corrida, aquecimento antes e alongamento após o final da atividade.
De um modo geral, podemos seguir uma tabela básica de batimentos cardíacos, onde usamos uma regra geral de estabelecimento da frequência cardíaca máxima calculada por 220 – idade, onde a FC máxima de uma pessoa de 30 anos será 180 batimentos e a partir daí pode-se controlar os percentuais na corrida continua ou na intervalada. Exemplos: intensidade de 50% é calculada por 50% x 180 = 90 batimentos, ou intensidade de 90% que é calculada por 90% x 180 = 162 batimentos. Vale lembrar a importância de uma orientação profissional para a avaliação e elaboração do treinamento e da melhor estratégia.
Por Everton Bittar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 28 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page