Esporte

O preconceito e o desrespeito podem pendurar as chuteiras

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Em “Poesia no Futebol”, a escritora e pedagoga Liliane Mesquita ressalta a importância da diversidade no esporte mais popular do Brasil

De quem nunca foi a um estádio até os fanáticos de carteirinha, é de duvidar um brasileiro que não conheça nada sobre futebol. Essa paixão nacional é passada de geração em geração e, em época de Copa do Mundo, tem o poder de reunir na arquibancada até mesmo os piores rivais dentro de campo. Com o objetivo de trabalhar o respeito e a igualdade no esporte, a pedagoga, psicopedagoga e escritora Liliane Mesquita levou a paixão do Brasil para o lançamento infantil Poesia no Futebol

Na obra, que conta com prefácio do ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil, Júlio Emílio Braz, a autora utiliza bordões conhecidos por torcedores, jogadores e narradores para fomentar o carinho pelo jogo desde a infância. As crianças são introduzidas a palavras comuns entre as quatro linhas, como “catimba”, “marcação”, “escanteio”, “cartão vermelho” e “VAR”. Esses nomes são colocados no poema de uma maneira que insere o público no contexto esportivo. 

Cartão vermelho para a violência 
Jogue-a para escanteio, 
Pois o futebol também fala 
Sobre união, paz e respeito. 
Seja campeão e lhe estendo o tapete, 
Seja artilheiro em respeitar o diferente 
Seja fominha pela paz 
Guerra de torcidas nunca mais. 
(Poesia no Futebol, pg. 17) 

A cada verso, a professora reforça: todos, independentemente do gênero e da raça, podem jogar com a mesma habilidade. Nas ilustrações de Daniele Ramos, mulheres e homens, pessoas negras e brancas compartilham um só campo. “Além de falar do esporte que é uma paixão nacional, o livro trata de respeito, união e paz. A obra mostra que o futebol não é somente para homens, mas é para quem desejar”, destaca a autora. 

Apaixonada pelo Flamengo desde pequena, Liliane Mesquita vivencia de perto os sentimentos de torcer para um dos maiores times do Brasil. Antes de ser professora, ela foi atacante durante a adolescência, em um período que o futebol era visto como esporte “para meninos”. Por sentir esses preconceitos e perceber os conflitos de opiniões, ela tomou para si a missão de influenciar as novas gerações a ver o futebol como um meio de promover a igualdade. 

FICHA TÉCNICA 
Título: Poesia no Futebol 
Autor: Liliane Mesquita 
Ilustradora: Daniele Ramos 
Editora: Ases da Literatura 
ISBN/ASIN: 9786554200134 
Formato: 20 x 20cm 
Páginas: 21 
Preço: R$ 39,90 
Onde comprar: Amazon | Livraria da Travessa 

Sinopse: O futebol é uma paixão nacional e um dos esportes mais populares do mundo, que encanta os corações de todas as idades. Venha conhecer uma poesia cheia de bordões do futebol e envolver-se na magia das palavras. Agora, é só reunir a família, abrir este livro e iniciar a partida desta leitura. Será show de bola. O livro fala sobre respeito, união, esporte e paz. 

Sobre a autora: Liliane Mesquita é natural do Rio de Janeiro e reside na cidade de Duque de Caxias. Formou-se em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional. Atualmente, trabalha na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, onde atua como Orientadora Educacional e Dinamizadora de Leitura, estimulando as crianças a conhecerem o mundo literário. É autora dos livros O Desaparecimento do Senhor AbraçoOnde é o lugar de Dandara? e Qual é a sua forma?. A obra mais recente é Poesia no Futebol. Apaixonada pelo esporte desde pequena e torcedora do Flamengo, foi jogadora de futebol na adolescência. 

Redes sociais: Instagram | YouTube 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement