Corpo são, mente sã
Vida e Saúde

O poder dos nossos pensamentos

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Dra. Ana Gouvea

Nossa mente às vezes parece ter vida própria… nossos pensamentos vão de um lugar para outro, de uma ideia para outra, como se não tivéssemos controle sobre o que está se passando em nossas cabeças. Quando a nossa mente vai de uma preocupação para outra, nos tornamos pessoas ansiosas. Quando nossa mente vai de um pensamento negativo para outro, podemos desenvolver depressão.
Infelizmente, a depressão não escolhe classe social, idade, gênero, situação econômica ou status social. Famosos também sofrem de depressão. Recentemente, tivemos prova disso com a morte de Kate Spade e Anthony Bourdain. Quando lemos essas notícias, ficamos chocados e nos perguntamos: como pode ser? Essa pessoa tinha tudo e não estava feliz?

A psicologia hoje entende melhor como a depressão funciona. Fatores biológicos, psicológicos e sociais contribuem para o seu desenvolvimento. Normalmente, um evento traumático como a perda de uma pessoa querida pode desencadear um episódio de depressão e outros podem aparecer, se a pessoa pensa que não tem controle do estresse na sua própria vida.

Do ponto de vista psicológico, pensamentos negativos têm um papel importante no desenvolvimento da depressão. Nosso humor é muitas vezes consequência dos nossos pensamentos. Quando nossa mente vai de um pensamento negativo para outro, nosso humor reflete esse “negativismo mental”. Em um certo sentido, não são apenas os eventos que determinam nossas emoções, mas nossa interpretação desses eventos.
Para ilustrar, imagine que você está andando na rua e um conhecido nāo te cumprimenta. Uma pessoa pode pensar: “o fulano não me viu ou está sem óculos ou está distraído”. Outra pessoa pode pensar: “puxa, o fulano não me cumprimentou. O que será que eu fiz de errado? Será que ele está com raiva de mim?”. No segundo caso, nossa mente constrói uma interpretação negativa para um evento que poderia ter uma explicação banal. Quando nossa mente interpreta uma situação de forma negativa, nossas emoções e nosso comportamento são afetados de forma negativa.

Depressão tem tratamento. Se você sofre de depressão ou conhece alguém que sofre, procure um profissional qualificado da área de saúde mental para te ajudar. Às vezes, o tratamento requer medicação. Às vezes, só o tratamento com um terapeuta é suficiente. Todos nós temos uma tendência em diferentes graus a “ruminar” pensamentos negativos e a “esquecer” pensamentos positivos. Essa tendência é potencializada em uma pessoa que sofre de depressão. Por isso, é importante “cultivar” pensamentos positivos. Para uma mente saudável, pensamentos saudáveis.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page