Decor Entrevistas

“O lixo de uns é tesouro para outros”

Sending
User Review
0 (0 votes)

A designer de interiores brasileira Syllis Cawker vive em Miami, mas traz uma vasta experiência da Califórnia, lugar para onde se mudou em 1994 e se formou em fine arts em interior design no Design Institute of San Diego. De acordo com a designer, a formação na Califórnia foi fundamental para o seu trabalho, principalmente no que diz respeito ao design sustentável. A Acontece Magazine entrevistou Syllis, que falou sobre tópicos importantes na sua área e sobre o trabalho que desenvolve em Miami no SySy Interiors.
Acontece Magazine: O que você trouxe da sua experiência na Califórnia para os seus projetos no Sul da Flórida?
A Califórnia tem sido um epicentro de inovação durante todos esses anos. Na área de design, o Estado foi um dos pioneiros no ground break da arquitetura moderna. Hoje, ela possui um dos real estates mais caros dos Estados Unidos, além de ser pioneira na criação e no desenvolvimento de recursos alternativos, como a redução do impacto negativo no meio ambiente com implementação de energia solar, recalcamento de água, e na reciclagem de materiais de construção. É um Estado focado em design sustentável. A experiência que trago é de proporcionar opções sustentáveis e educar o cliente a tomar decisões pensadas, com respeito ao meio ambiente. Junto com meu conceito profissional de design, que é capitar a essência e o sonho de cada cliente e projetar o seu espaço funcionalmente.

Como você definiria o seu estilo de decorar?
Eu não tenho um único estilo de decorar. O estilo de cada cliente se torna meu estilo. Porém, eu aprecio varias características de cada estilo de decoração que tenho conhecimento. Por exemplo, eu amo os candelabros de cristal e as luxuosas texturas de tecidos e revestimentos de parede do estilo francês. As maravilhosas estampas marroquinas e indianas, e seus trabalhos detalhados na madeira. O trabalho de ferro forjado e as vigas de madeira do estilo espanhol. O look “zen”, com cores da natureza, do estilo japonês. A geometria suave balanceada com cores neutras, linhas retas e simétricas do estilo moderno. E as linhas retas perfeitamente traçadas do estilo minimalista/contemporâneo e muitos outros estilos. Gosto disso tudo.
Fale um pouco da importância do desenvolvimento sustentável e reciclagem nos seus projetos.
É um fato muito bom que a palavra “sustentabilidade” esteja cada vez mais conhecida. Melhor ainda será quando a descrição dessa palavra comece a ser realmente implementada. Serão quando nossas necessidades, agora no presente, serão implementadas conscientemente, sem prejudicar as futuras gerações. É inevitável a construção de novas casas, apartamentos, shoppings. Sem dúvida são comodidades maravilhosas e necessidades. Porém, vale muito a pena pensar em diminuir o impacto negativo que elas causam no nosso meio ambiente. Vale a pena pensar onde as sobras de materiais de demolição serão despejadas. Em campos de terra? Nos rios? Nos mares? E se esses materiais podem ser reciclados e reusados, por que não fazer isso? O lixo de uns é tesouro para outros. Há algum tempo eu li uma reportagem de um projeto que transforma a lama derramada na tragédia de Mariana (MG) em tijolos. E essa era a primeira frase do artigo: “A ideia é aproveitar a enorme quantidade de rejeitos, transformando-os em algo útil novamente”. Amei! Isso é o verdadeiro significado do desenvolvimento sustentável. Nos meus projetos eu dou as duas opções ao cliente: a normal e a sustentável. Incentivo a sustentável obviamente, mas nem sempre são aceitos. Continuo tentando e faço a minha parte!
Fale sobre o conceito da SySy Interiors.
Meu conceito é criar espaços funcionais, confortáveis, sofisticados, com o estilo e a personalidade de cada cliente. Sempre criando ou implementando algo especial para conectar o cliente ao espaço. Como cada pessoa é única, seu espaço será único.
Em que você se inspira na hora de criar o projeto e decoração de um imóvel?
Acho muito interessante criar em torno das experiências de vida de cada cliente. Em sua cidade ou país de origem, em sua profissão, suas viagens, hobbies e talentos. Acredito que esses fatores são a base para criatividade. É sempre divertido trazer um pouco de humor – e tudo isso sempre “thinking out of the box.”
O que você acha do estilo de design e decoração que se vê em Miami?
Estilos de design e decoração dependem muito do clima da região. Na Califórnia, devido ao fato de ser mais frio, as linhas têm mais curvas, as texturas são mais pronunciadas, as cores são mais escuras e o uso da madeira faz o ambiente ficar mais aconchegante. Aqui em Miami, pelo fato de ser mais quente, as linhas são mais retas, as texturas são mais amenas, as cores são mais neutras com pop de cores vibrantes e o uso de aço e vidro trazem leveza e amplitude para o espaço. Eu gosto muito dos dois estilos e amo o resultado de ambos misturados.
Liste cinco erros básicos na hora de decorar um imóvel:
1. Mesa de centro muito longe do sofá, que para apoiar um copo você tem que levantar e caminhar. Ou o oposto, onde você bate as pernas ao passar.
2. Excesso de cores e estampas.
3. Iluminação muito forte e diretamente no rosto.
4. Flores e plantas artificiais.
5. Fazer tudo combinadinho.
Por Connie Rocha – Fotos: Arquivo pessoal

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page