Esporte Vida e Saúde

Modernidade e tecnologia X Esporte e atividade física na infância

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

A atividade física na infância é de extrema importância para o desenvolvimento das capacidades físicas e sociais. Através do esporte, as crianças podem ter a possibilidade de ter uma vida saudável e ativa. Toda criança deveria ter contato com os esportes desde cedo e com isso ter a possibilidade de um desenvolvimento físico e motor mais apurado, porém com a modernidade (celulares, tablets, vídeo games etc) vem se tornando cada vez mais difícil essa prática. O incentivo ao esporte vem de dentro de casa e pode ser um diferencial na vida das crianças, mesmo que seja única e exclusivamente como diversão, além de ter um objetivo maior com relação à saúde física e mental, como prevenção de doenças. Mesmo com todas as informações sobre os benefícios sendo acessíveis para a grande maioria, o índice de obesidade infantil, por exemplo, tem crescido consideravelmente.
Indo na direção contrária deste índice, James Egozi, que é um talentoso piloto de kart, iniciou a prática esportiva bem cedo, através do incentivo dos pais, e hoje em dia se divide entre a escola e os treinos físicos, como kart e tênis. No caso de Egozi, sua paixão pelo automobilismo teve início aos 4 anos de idade e logo cedo a vontade de competir se tornou realidade. Atualmente James, que tem apenas 8 anos e compete na categoria até 12 anos, é o segundo melhor piloto de sua categoria no país e irá disputar o Campeonato Mundial de Kart, na Itália, neste mês.
O piloto vem chamando a atenção de todos por sua habilidade técnica, determinação em alcançar seus objetivos e dedicação aos treinamentos. Para James, a vontade de se tornar um piloto de Fórmula 1 é maior do que qualquer coisa, e por isso o jovem campeão sabe o quanto é importante seu comprometimento dentro de todo esse processo de aprendizado. Dentro de seu treinamento físico, buscamos enfatizar trabalhos específicos de fortalecimento, coordenação, atenção, equilíbrio e resistência. No automobilismo, especificamente no kart, o atleta necessita estar bem preparado para suportar os treinos e as corridas, que podem ser em pistas desgastantes e em ambientes com temperaturas elevadas.
Os treinamentos duram em média 45 minutos, 3 vezes por semana e têm como característica principal o desenvolvimento de suas capacidades físicas (fortalecimento das musculaturas dos braços, ombros, pescoço e “core”) através de brincadeiras envolvendo exercícios, mesmo tendo como objetivo principal a melhora da performance física. Os treinos são basicamente compostos de uma parte inicial de aquecimento, uma parte principal e, por fim, sempre temos uma parte descontraída, onde quem perde na realização das tarefas deve pagar com flexões ou agachamentos. Não menos importante, a parte do treinamento mental (autoconfiança/mindset) vem sendo trabalhada em todos os momentos do planejamento, e com isso o desenvolvimento e formação pessoal através do esporte. Sempre trabalhamos com palavras e seus significados dentro dos treinamentos, como por exemplo paciência, respeito, positividade, comprometimento etc.
Dica para todos os pais que desejam ver seus filhos ativos e saudáveis: busquem incentivar a prática esportiva, seja ela qual for, desde passeios de bicicleta e caminhadas até esporte competitivo. Com relação à alimentação, procurem priorizar alimentos saudáveis, comidas caseiras, menos açúcar, menos alimentos industrializados e mantenham seus filhos longe dos refrigerantes.
Não deixe para amanhã, o que você pode começar hoje. Família que pratica esportes se mantém feliz e saudável.
Por Everton Bittar – Fotos: Bruno Turano

James Egozi se apaixonou pelo automobilismo aos 4 anos e hoje já é o segundo melhor em sua categoria

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 19 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page