Pratique o mindfulness para manter-se no momento presente! - Foto: Freepik
Vida e Saúde

Vida e Saúde : Investindo em si mesmo em 2024

Contabilidade
Sending
User Review
5 (1 vote)

Um novo capítulo de autoconhecimento e bem-estar! Investindo em si mesmo em 2024

Você já pensou que acabou de ganhar um caderno novo? Imagine este ano como um caderno em branco, pronto para ser preenchido com suas narrativas e conquistas. Em 2023, exploramos a inteligência emocional, e agora, a ênfase será no “autoconhecimento”, o primeiro passo vital rumo à inteligência emocional. Este mês de janeiro no Brasil é conhecido como “Janeiro Branco”, que é a campanha brasileira sobre Saúde Mental, com o objetivo de construir uma cultura de Saúde Mental e bem-estar emocional na humanidade. Aproveitando tudo isso, vamos iniciar este novo ano investindo em nossa saúde mental e emocional. Com anos de experiência em treinamento de pessoas, identificamos que um pilar e base importantes para trabalhar esse bem-estar é o autoconhecimento.

Com o autoconhecimento, desbloqueamos uma série de benefícios. Ele proporciona uma compreensão mais profunda de si mesmo, promove o desenvolvimento pessoal, fortalece relacionamentos e potencializa sua força interna. Neste ano, abordaremos a construção da verdadeira autoestima, abarcando uma imagem positiva, autoafirmação e autoconfiança. Lembrando que não é construção do ‘ego’ negativo, que é o egocentrismo alimentado por uma necessidade constante de validação externa, podendo indicar uma baixa autoestima subjacente.

Invista na sua educação emocional, lendo livros e participando de workshops e palestras sobre inteligência emocional. Foto: Pixabay

A construção da autoestima é um ponto crucial e está intrinsicamente ligada ao autoconhecimento, formando uma relação essencial para o bem-estar emocional e o desenvolvimento pessoal. Os benefícios para você construir esses pilares incluem autocompreensão, maior conscientização, auxílio no crescimento pessoal, contribuição para a construção de bons relacionamentos e potencialização de sua força interna. Agora que compreende a importância, vamos para a ação, pois conhecimento sem ação é perdido.

  • Escreva em um diário pessoal, pois o ato de escrever ajuda
    na clareza mental e
    no autoconhecimento.
  • Reserve um espaço em seu dia para a autoconscientização, pois quando você entende a si mesmo, pode compreender aspectos que precisam ser mudados e outros que precisam ser mantidos.
  • Identifique os pensamentos que limitam você; o desenvolvimento pessoal será a construção dos dois pontos anteriores. Na maioria dos casos, alguns pensamentos limitam suas ações, impedindo assim sua evolução pessoal. A clareza o ajudará a identificar esses pensamentos limitantes e eliminá-los, proporcionando bons resultados.
  • Melhore seus relacionamentos, pois a maneira como você se relaciona com os outros influencia no seu estado psicológico. Quanto mais você se conhece, melhor compreenderá seu relacionamento com o mundo e poderá modificá-lo, se necessário. Lembre-se de que cercar-se de pessoas certas ajuda no seu desenvolvimento; busque aquelas que somam, evite as que diminuem sua energia.
  • Amplie sua força interna, pois o autoconhecimento implica sacrifícios, e esse esforço forja sua força interior. Ao investir nesse processo, você potencializa sua força.
  • Pratique o mindfulness para manter-se no momento presente, o que beneficia sua saúde e clareza mental. Esse tema foi abordado em edições anteriores, e há um passo a passo de como aplicar o mindfulness no seu dia a dia; volte e relembre.
  • Invista na sua educação emocional, lendo livros e participando de workshops e palestras sobre inteligência emocional. Teremos várias oportunidades este ano para explorar esses temas aqui na nossa coluna de saúde emocional. Se você acompanha as redes sociais do “Encontrando suas Estrelas”, terá a chance de se inscrever em workshops e palestras ao longo do ano para melhorar e tornar o seu 2024 diferente.
“Autoconhecimento” o passo vital rumo à inteligência emocional – Foto: Pexels

E para ajudar, caso ainda não tenha feito isso no final de 2023, reserve um momento para refletir sobre o último ano. Analise seus acertos, repita o que deu certo e aprenda com os erros. Aqui está um presente para você: um link via QR code para acessar o Year Compass, uma ferramenta que ajudará na construção do seu 2024. Se já mantinha um diário emocional, utilize-o como apoio; caso contrário, a dica é fazer uma retrospectiva visual por meio de suas fotos. Elas permitem relembrar o ano, identificar sentimentos e desenhar o que deseja para 2024.

O novo ano é uma página em branco, e cada jornada de autoconhecimento é única. Ao se comprometer com essas estratégias, você está pavimentando o caminho para uma compreensão mais profunda de si mesmo, cultivando resiliência emocional e promovendo um ano enriquecedor e equilibrado. Com essas ferramentas, você está convidado a iniciar 2024 de maneira diferente, cultivando resiliência e embarcando em uma jornada incrível. Que essa jornada interior traga descobertas significativas e uma conexão mais profunda consigo mesmo. Lembre-se, não está sozinho nesta jornada. Avante para um ano transformador!

Por Rebeca Macedo

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page