Jade Matarazzo na imagem de capa com a foto e interferência artística pelo fotógrafo Dede Fedrizzi. @dedefedrizzi
Arte Jade Matarazzo

Jade Matarazzo: um amor infinito pela arte

Sending
User Review
0 (0 votes)

Morando há 32 anos nos Estados Unidos, a empresária e gestora de projetos culturais, Jade Matarazzo é detentora de uma enorme relevância no mundo das artes. Fundadora da The House of Arts e sempre participando de vários outros projetos internacionais, ela também é fundadora da Colecta Magazine. E foi para conhecer mais sobre seus muitos feitos e projetos, que a Revista Acontece convidou-a para uma entrevista especial.

Claudio Tozzi – Astronauta

A infância e a adolescência de Jade estão diretamente ligadas à arte, pois quando criança, na casa de Ciccillo Matarazzo (fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Bienal de Arte de São Paulo), vivia cercada de obras incríveis que influenciaram sua vida. “O cheiro das tintas me encantava, as cores, o entra e sai de artistas diversos que na época estavam criando história, o encanto com as obras nas paredes de artistas como Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Magritte, Brecheret e muitos outros. Quando criança, visitei o ateliê de vários deles e meu favorito era sempre Manabu Mabe com suas as cores vibrantes e telas gigantes”.

Já na adolescência, Jade tinha como programas favoritos visitar em São Paulo, o Masp, o Museu de Arte Sacra, o MAM e todas as galerias e exposições que aconteciam na cidade. “Nas férias, enquanto minha turma viajava aos EUA e visitava a Disney, eu ia à Europa e conhecia todos os museus possíveis de cada país em que estava. Os que eu mais gostava de ir eram o Louvre em Paris; o Museu do Vaticano em Roma; o Museu Hermitage, em São Petersburgo, na Rússia, o Museu Del Prado na Espanha e outros”.

A vida profissional

A arte sempre esteve presente de alguma forma em sua carreira, enquanto atuava como fotógrafa, Jade fundou o primeiro estúdio de fotografia de Weston, e notou que a comunidade artística brasileira precisava de mais apoio e organização. Durante anos, realizou saraus de música e arte em casa e assim conheceu cada vez mais as necessidades daquela comunidade. “Desenvolvi o projeto de arte brasileira na Galeria ArtServe, que acontecia uma vez por ano, durante oito anos, começou com 18 artistas e em seu último ano, esse número saltou para 70 e quase 300 obras. O projeto se tornou uma exposição com duração de um mês por ano, na galeria ArtServe reunindo artistas inicialmente brasileiros e eventualmente latino-americanos que mostravam seus trabalhos, participavam de palestras, workshops, recebiam alunos de várias escolas, enquanto se discutia arte, educação e tecnologia, além de como se posicionar no mercado”, explica Jade.

Mais do que uma exposição de arte, o projeto criou uma comunidade artística mais forte, antenada e acima de tudo com mais apoio, além de novas trocas entre os próprios artistas.

Jade também é fundadora da The House of Arts e de vários outros projetos internacionais, cofundadora da Expoart Japan, Expoart London e Ateliers Without Borders. Também é fundadora da Colecta Magazine, uma revista de arte lançada durante a Art Basel Week 2020, abordando o cenário internacional das artes modernas.

Com engajamento no mercado das artes, Jade tem construído uma carreira sólida no Brasil e no exterior. A influência em seu país não pode ser subestimada, pois grande parte de seu trabalho ocorre através das fronteiras estaduais no Brasil, enquanto ela se envolve com artistas, galerias e comunidades locais. Mas o que torna sua carreira realmente especial é sua capacidade de ir além das fronteiras. De São Paulo a Londres, a Nova York e até Tóquio, seu compromisso com as artes, cultura e educação atinge praticamente todos os continentes do mundo. Talvez o mais importante, porém, seja sua dedicação à criação e curadoria de plataformas para que o talento brasileiro encontre destaque. Seja um artista bem estabelecido ou uma força emergente, Jade exerce seus próprios talentos, paixões e influência para apresentar caminhos para novos mercados e ampliar fronteiras.

A importância da The House of Arts

Em 2019, em parceria com Giuliana Brandão, Jade co-fundou a The House of Arts, uma plataforma totalmente dedicada a representar diversos projetos que cultivam o intercâmbio cultural através da arte. Giuliana é especialista em gestão estratégica de marcas, pesquisa de mercado, publicações editoriais, produção de eventos institucionais e governamentais. Juntas, desenvolvem projetos setoriais no Brasil, Europa e Estados Unidos. Desde então, elas dedicam suas experiências para elevar as carreiras de seus artistas e clientes da moda e da arte no mercado internacional. Atualmente, a The House of Arts apresenta mais de 80 artistas de várias partes do mundo, promovendo projetos culturais, exposições de arte, murais urbanos e outras formas de expressões artísticas. Em 2021, Alessandra Gold e o nova-iorquino Sam Bernstein também se tornaram sócios nesse projeto.

Jade conta que os novos sócios acrescentaram forças à realização de outros projetos e estabilidade empresarial permitindo a ampliação do leque de empreendimentos como o crossover da moda e da arte e a internacionalização de marcas. Com uma carreira consolidada internacionalmente no mercado da moda, Alessandra contribui para o desenvolvimento de novos projetos entre a arte e a moda.

Bernstein possui uma carreira de sucesso em seus 35 anos de experiência no mercado financeiro e de investimentos, abrangendo todos os aspectos desde a formação de negócios, capitalização, operações e monetizações, tendo atuado como fundador e ou diretor de uma ampla variedade de indústrias”, conta Jade.

Luiz Escañuela – Saturnália das commodities

Projetos atuais

Jade afirma que está realizando um dos maiores projetos de sua vida: a pintura da fachada da ONU em Nova Iorque, com o artista e muralista brasileiro Kobra.

Também neste ano, a The House of Arts abrirá suas portas em espaço próprio num dos endereços mais badalados de Miami. Em uma imponente esquina na divisa entre Design District e Wynwood. Trata-se de um empreendimento ambicioso com um espaço de 10.000 sq.ft. A galeria será inaugurada durante a principal semana de arte nos Estados Unidos, a Art Basel Week 2022.

Gilberto Salvador

“A galeria abrirá suas portas com a mostra Chromatica, uma exposição coletiva que comporta o acervo da galeria repleto de artistas brasileiros e internacionais. Entre eles Cláudio Tozzi, Cruz Diez, Gilberto Salvador, Chris Papita, Ildeu Lazarini, Kazuo Wakabayashi, Laerte Ramos, Mathias Mesquita, Adriana Vignoli, Fernanda Figueiredo, Miguel Gontijo, Heloísa Hariadne, Zevi G, Rag e muitos outros que compõem o acervo de 45 artistas da galeria”, conta Jade.

Para 2023, Jade planeja impactar ainda mais a comunidade com um viés artístico. “Na The House of Arts, teremos aulas de História da Arte, pintura, desenho, programas sociais e capacitação através da arte, moda, etc.; para apoiar as mulheres imigrantes em situação de risco, tudo através da arte. Teremos residência artística recebendo artistas do mundo todo criando projetos para a institucionalização dos mesmos”.

Edu Silva

Premiações

A lista de premiações de Jade é grande:

  • 2020 Melhor Galeria de Destaques no Red Dot – The House of Arts
  • 2019 Focus Brazil Visual Arts Awards – Outstanding Achievement – Kobra Mural no Adrienne Arsht Center
  • 2019 Red Dot Awards – Melhor Novo Expositor – The Wall of Arts
  • Prêmio Focus Brasil de Artes Visuais 2018 – Melhor Fotógrafo de Belas Artes
  • Prêmio Focus Brasil Artes Visuais 2017 – Melhor Evento de Artes Visuais – Art Brazil
  • 2016 International Press Awards – Melhor Evento Cultural – Art Brazil
  • 2015 International Press Awards – Melhor Evento de Artes Visuais – Art Brazil
  • Prêmio Internacional de Imprensa Brasileira 2014 – Melhor Fotógrafo
  • Prêmio Imprensa Brasileira Internacional 2012 – Melhor Artista Visual
  • 2008 Prêmio Wolfgang Amadeus em Viena, Áustria – Curvas
  • Prêmio Francisco de Goya 2006 – Barcelona, ​​Espanha – Mind Over Matter
  • Algumas das exposições que Jade participou
  • 2017 Nova York BEA|Perspectivas em constante mudança
  • 2017 Jo Slaviero & Guedes Galeria de Arte (São Paulo)|Perspectivas em constante mudança
  • 2017 Tóquio – Tanabata
  • 2015 Museu Morikami (Palm Beach)|Tanabata: West Encounters East
  • 2013 Design District (Miami) | Ornare
  • Galeria Artserve 2012 (Fort Lauderdale)|Contar histórias através da fotografia
  • 2009 BCC Art Gallery (Miami)|2009 Décima Mostra de Arte Contemporânea
  • 2008 Galeria Municipal de Los Angeles – Vistas Contemporâneas do Brasil, Cuba e Haiti
  • 2007 Hollywood Playhouse Art Gallery (Hollywood)|Compaixão
  • 2007 Sunrise Civic Center – Higher Grounds
  • 2006 Galeria Solange Rabelo – Fronteiras
Jade Matarazzo foi capa da Edicão de novembro de 2022 da Acontece Magazine.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 24 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page