A modelo Pietra Delgobbo veste uma das criações da estilista Luma Guarconi
Fashion

Inspiração e identidade na assinatura fashion de Luma Guarconi

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Luma Guarconi é capixaba, nascida em Vitória (ES), mas viveu a maior parte do tempo em São Paulo. Em 2009 veio com a mãe para Miami, em busca de novas oportunidades. A moda então entrou definitivamente em sua vida, através da conhecida High School DASH – Design and Architecture Senior High, escola especializada em artes. A partir daí, ela ingressou de vez no mundo fashion. Ganhou prêmios nacionais por arte e design, como o Scholastics Award e o YoungArts. Após se formar, foi para a Central Saint Martins em Londres, no curso de Fashion Design e Marketing. Conheça um pouco mais dessa brasileira talentosa que está trilhando um belo caminho no cenário da moda internacional.

Luma, como o fashion design entrou na sua vida? Você teve alguma inspiração familiar?
Desde pequena tive muito interesse nesse mundo, tenho histórias que minha mãe conta que eu guardava toda a minha mesada para comprar livros de ilustração e de designers, os quais, aliás, tenho até hoje (risos). Mas acho que isso se concretizou na minha vida realmente no colegial; estava muito envolvida não só em moda, mas em artes plásticas também. Fazia esculturas, pinturas, instalações e performances, mas sempre percebia que as peças de arte tinham uma conversa ativa com o corpo. Foi então que comecei a ver moda não como uma prática separada, mas sim como uma vertente da minha arte.

Qual é sua especialização em moda?
Faço moda feminina, sempre com uma pegada política e questionadora. Trabalho com conceitos relacionados à identidade e história pessoal.

Suas peças são também teatrais. Explique um pouco desse conceito.
O curso que faço, assim como o meu foco pessoal, aborda peças conceituais, não exatamente ready-to-wear, mas uma interpretação de uma mensagem ou ideia, feita para a passarela e para inspirar.

Que cursos e especializações são necessários para uma jovem designer como você entrar em um mercado tão competitivo?
Acho que curso nenhum ensina o que é ser designer realmente, ninguém pode te inspirar ou plantar ideias onde não há terreno fértil, isso é uma coisa que vem de dentro da pessoa mesmo. Dito isso, eu acho que cursos técnicos de construção são importantes. É o que faz a diferença entre alguém que entende o que está criando e sabe se desafiar e questionar o que é possível e alguém que tem ideias fantásticas, mas que serão perdidas na execução.

Você estudou em Londres. Na sua opinião, onde está a meca da moda atualmente?
Eu pessoalmente acho que nunca poderá existir somente uma meca da moda, especialmente com essa mudança que estamos vivendo com a internet e com a globalização. Acho que cada vez mais haverá cidades espalhadas pelo mundo influenciando a moda de uma forma que nunca vimos— descentralizada, desestilizada, inclusiva e acessível a todos.

Você vestiu e participou do ensaio fashion para a Acontece Magazine. Como foi essa experiência em Miami?
Foi uma experiência muito divertida e diferente! Primeiro, porque o time todo era brasileiro e isso é uma coisa de que sinto falta estando tão longe do Brasil, mas também porque sempre estou por trás das imagens que crio e coordenando o ensaio todo. Estar na frente da câmera foi realmente uma experiência nova! Divertida! Mas acho que sou melhor atrás das câmeras mesmo!

Até onde você quer chegar na sua carreira? Quais são seus sonhos profissionais?
Quero ter sucesso, sem perder os meus valores. Acho que a estrutura desse mercado de moda ainda vai mudar muito, então espero achar meu espaço nesse novo cenário. Imagino que será um modelo mais sustentável, individualizado e responsável e espero ter uma marca que cuide de todas as pessoas envolvidas – desde quem cresce as fibras e tece o tecido, até quem vende e compra as peças finais; quero ser parte de um momento da moda após o fast-fashion, em que as pessoas aprendam a apreciar, valorizar e investir em roupas e comecem a entender tudo o que é necessário para essas peças existirem.

Onde as pessoas podem ver o seu trabalho?
No meu site estão os projetos finalizados lumaguarconi.com e, no Instagram, um pouco mais da visão do mundo ao meu redor @lumaguarconi.

Foto: Fabiano Silva

A modelo Pietra Delgobbo veste uma das  criações da estilista Luma Guarconi

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page