News

Guterres pede cumprimento integral do plano de paz entre Israel e Hamas

Sending
User Review
0 (0 votes)

O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um apelo nesta quinta-feira (9) para que Israel e Hamas cumpram integralmente o plano de paz mediado pelos Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia. O acordo, composto por 20 pontos, foi anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump e marca o que Guterres chamou de “o início do fim de uma guerra arrasadora”.

Segundo o plano, o Hamas se comprometeu a libertar todos os reféns mantidos em Gaza “muito em breve”, enquanto Israel deverá iniciar uma retirada gradual de suas tropas até uma linha acordada, acompanhada de um cessar-fogo imediato.

Guterres saudou o acordo e reforçou a necessidade de ir além de silenciar as armas, pedindo acesso total e seguro para trabalhadores humanitários, além da reconstrução das infraestruturas destruídas. Ele destacou que o avanço diplomático só terá valor real se for cumprido por todas as partes envolvidas:

“É o momento pelo qual todos aguardavam há muito tempo — e é preciso fazê-lo valer de verdade.”

O secretário-geral elogiou os esforços de mediação e pediu a libertação “de forma digna” dos reféns detidos há mais de dois anos. Ele também reiterou a importância de um cessar-fogo permanente e sustentável, que ponha fim aos combates “de uma vez por todas”.

Segundo o plano norte-americano, as Nações Unidas e o Crescente Vermelho supervisionarão a entrada e a distribuição da ajuda humanitária. Há cerca de 170 mil toneladas de suprimentos — incluindo alimentos, medicamentos e abrigos — já prontos para serem enviados assim que o cessar-fogo for oficialmente implementado.

Guterres afirmou que a ONU apoiará a reconstrução e os esforços de recuperação em Gaza e defendeu que esta oportunidade deve abrir um “caminho político confiável” para o fim da ocupação e a consolidação de uma solução de dois Estados, garantindo segurança tanto para israelenses quanto para palestinos.

“As soluções para os conflitos não estão no campo de batalha, e sim na mesa de negociações”, declarou.

Em Gaza, a atmosfera é de esperança. Segundo a porta-voz do Escritório da ONU para Assuntos Humanitários, Olga Cherevko, há um “clima positivo e alegre”, com moradores comemorando o anúncio e esperando que o cessar-fogo traga alívio após meses de destruição e sofrimento.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 9 out.

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page