Cinema

Goiana leva produção audiovisual ao reconhecimento internacional

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Teatro filmado da goiana Monyke Procópio é finalista no Rio Webfest, considerado o maior festival de webséries do mundo

De Goiânia para o mundo! A atriz, psicóloga e produtora goiana Monyke Procópio, de 36 anos, conquistou espaço no maior festival internacional de webséries do mundo, o Rio Webfest. Com 30 minutos de duração, a produção assinada por ela “Devaneios de Mona” foi selecionada e concorre na categoria “Melhor Teatro Filmado”. É a única produção goiana presente no festival, que contempla mais de 60 categorias e trabalhos de todo o mundo.

O projeto é um monólogo autoral escrito por Monyke em tom descontraído e poético, para abordar dilemas da vida de uma mulher do século XXI. Curiosamente, a narrativa é contada por Monalisa, da clássica pintura feita por Leonardo da Vinci no século XVI. A autora também atua na peça e dá vida à Monalisa.

“É uma produção muito pessoal. Eu tenho o hábito de escrever e reuni poesias que vinha escrevendo ao longo da minha vida, algumas desde a adolescência. Com a pandemia, em que os eventos culturais ficaram suspensos, eu acabei direcionando minha energia para o projeto”, conta.

O nome da peça é um trocadilho entre o nome da autora com o nome da personagem. “É uma brincadeira das ‘monas’ que representa tanto o nome da MONalisa, quanto o meu nome que é MONyke”, explica. O espetáculo conta com a direção e adaptação de roteiro do ator, diretor e produtor cultural, Fransérgio Araújo.

A goiana conta que a realização desse projeto só foi possível graças à lei de incentivo Aldir Blanc, que foi criada com objetivo de auxiliar trabalhadores da cultura de todo país no período de isolamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19.

“É uma conquista muito grande poder devolver aquilo que ganhei porque foi através dessa lei que uma artista goiana, que foi buscar fora os seus sonhos, está levando hoje, uma obra autoral, ao cenário internacional”, comemora ela, ao relembrar que, com a pandemia, os eventos culturais ficaram suspensos, e a lei de incentivo ajudou os artistas a continuarem ativos.

“O grande aprendizado desse momento é que nós artistas aprendemos a ir além da atuação e passamos a nos envolver com a roteirização, a produção e a finalização”, conta ela, citando a própria experiência. Seu próximo passo é adaptar e lançar a peça também no formato presencial.

O Rio Webfest acontece anualmente na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Neste ano, acontece entre os dias 24 e 27 de novembro de forma presencial e on-line e, além das premiações, o evento oferece palestras e networking com pessoas de todo o mundo. O festival conta com 60 categorias, entre elas: webséries; podcasts, videoclipe, videodança, webpublicidade e teatro filmado.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 3 fev.

Advertisement