EUA

Resultado da votação do primeiro turno da eleição para presidente do Brasil na Flórida

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Fotos: Bill Paparazzi

Resultado da votação do primeiro turno da eleição para presidente do Brasil na Flórida


Com cerca de 40.189 mil brasileiros registrados como votantes na Flórida, o números de votantes do primeiro turno no estado americano foi de 16.149, cerca de 40,2% do total de títulos registrados. Tanto em Miami com 11.937 , quanto em Orlando com 4.212, a eleição aconteceu como planejada, segundo o consulado do Brasil em Miami.

Brasileiros que votaram para presidente do Brasil na Flórida:
Votos válidos: 15.178 (98,44%)
Votos brancos: 119 (0,77%)
Votos nulos: 122 (0,79%)
Abstenções: 23.254 (60,13%)

“Levamos a votação do Sul da Flórida para Miami Dade College, Campus de Kendall e em Orlando aconteceu no Valencia College, Campus West. Ter mudado para um espaço mais aberto e com estacionamento amplo ajudou bastante, não é fácil administrar uma eleição onde tantas pessoas comparecem.

O horário de maior concentração foi entre 10h da manhã e 15h da tarde, antes e depois do almoço, onde houveram enormes filas que só começaram a diminuir a partir das 15h da tarde. A maioria conseguiu evitar demoras no processo e não tiveram grandes problemas. Somente uma urna apresentou problemas e aquela seção teve que usar urna de lona com cédula de papel.

Tivemos a presença de fiscal de partido e observador internacional e no final do dia afixamos o resultado de cada urna em cada seção. É importante lembrar que no final da votação, o consulado não faz totalizações, isto é feito exclusivamente pelo TSE ou particulares.

Tudo ocorreu conforme é característico de uma eleição brasileira, um encontro caloroso de um povo de uma mesma nação, onde as pessoas interagem antes e depois de votar. De um modo geral foi um evento positivo, que fortalece as bases da democracia brasileira. A organização gerou uma expectativa muito boa para o segundo turno, onde a maioria das pessoas irá sabendo onde é a sua seção.

A prioridade na resolução de todos os problemas que possam surgir é garantir as pessoas o direito ao voto.” Diz o O Cônsul-Geral do Brasil em Miami, Embaixador André Odenbreit.

Resultados da Votação na Flórida:
Jair Bolsonaro 74,30% / 11.277 votos
Lula 16,24% / 2,465 votos
Simone Tebet 4,94% / 750 votos
Ciro Gomes 2,91% / 441 votos
Felipe Dávila 1,17% / 178 votos
Soraya Thronicke 0,17% / 26 votos
Sofia Manzano 0,07% / 11 votos

Quem pode votar no segundo turno?
Todos que votaram no primeiro turno devem voltar e votar no segundo turno e quem já é cadastrado e não participou do primeiro turno também poderá votar no segundo turno, mas o período de recadastramento ja encerrou, ou seja, só poderá votar quem já fez o cadastro anteriormente.

Resultado geral da eleição: Lula e Bolsonaro vão ao 2º turno
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu somente na manhã de terça-feira, dia 4 de outubro, a apuração de 100% dos votos na eleição para presidente da República, depois de somar os últimos votos provenientes do exterior e do Amazonas.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terminou em primeiro, com 48,43% dos votos, o equivalente a 57.259.504, enquanto o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, ficou com 43,2%, o equivalente a 51.072.345 votos. Os dois disputam o segundo turno, marcado para 30 de outubro de 2022.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a demora para completar 100% da apuração se deve à adoção da votação manual, em papel, em nove seções eleitorais no exterior – França, Estados Unidos e em Portugal em urnas que apresentaram problemas.

Quem não votou deve justificar o voto. O processo de justificativa é necessário para o primeiro turno e para o segundo turno, podendo ser realizado de forma única depois do segundo turno.

Para quem deseja se voluntariar para ajudar no segundo turno envie um e-mail para: eleitoral.miami@itamaraty.gov.br.