User Review
( votes)As estrias ocorrem mais nas mulheres. Podendo ser discretas ou bem visíveis, elas são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causadas por um estiramento da pele. O aspecto é de lesões lineares rosadas ou da cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas na fase inicial e brancas quando tardias, com espessura e largura variáveis e mais frequentes em nádegas, coxas, abdôme e costas.
Podem ocorrer em situações como: crescimento, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis e anorexia nervosa.
A eficácia do tratamento irá depender da fase em que a estria está, o local em que a estria se encontra e sua espessura. É importante lembrar que não há cura total, mas há significativa melhora em sua aparência. A genética do paciente, a raça, a idade e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no sucesso do tratamento.
Além disso, quanto mais cedo o tratamento começar, maiores as chances de que os resultados sejam positivos. Há vários tipos de tratamento, indo desde cremes tópicos a aplicação de ácidos, laser e peeling. O dermatologista é o profissional mais indicado para diagnosticar e prescrever os tratamentos. Ele irá avaliar qual ou quais tratamentos irão trazer melhores resultados. Veja alguns dos procedimentos mais indicados:
Radiofrequência e infravermelho (para estrias novas e antigas)
Esses equipamentos não causam danos à epiderme, pois aquecem somente a camada superficial, estimulando o colágeno.
Peeling químico (para estrias novas e antigas)
Ácidos como retinóico, lático, tricloroacético, salicílico e glicólico promovem a esfoliação química da pele.
Microdermoabrasão (para estrias novas e antigas)
Também conhecido como peeling de cristal ou de diamante, é um tipo de peeling mecânico, que faz, por meio do atrito de microcristais ou de lixa com diamantes, uma esfoliação na pele de intensidade de suave a forte. Aplicado sobre as estrias, promove a renovação da pele e estimula a produção de colágeno na área tratada
Comente