reprodução/Instagram @fromnoisetosound
Destaques Música

Escultor transforma armas em instrumentos musicais

O escultor sérvio Nikola Macura, de 42 anos, está recuperando armas e velhos equipamentos de guerra e transformando-os em instrumentos musicais. A iniciativa de ressignificar as armas através da arte e da música carrega uma simbologia de transformação para a história do país.

Nikola garimpa o material bélico descartado nos lixões da cidade de Nova Sad, no norte da Sérvia. O artista já construiu um violoncelo usando um balde de gás do exército e uma bazuca; um violino a partir de um carregador de rifle e um kit de primeiros socorros; e muitos outros instrumentos.

O escultor pretende criar uma orquestra com os ex-combatentes de guerra, dessa forma, ele tenta promover uma nova perspectiva sobre o mundo. Depois de formar a orquestra, o escultor quer sair pelo país levando música onde antes teve guerra.

reprodução/Instagram @fromnoisetosound

O ex-militar Srdjan Sarovic é um dos homens que já toparam embarcar no projeto. Sarovic está aprendendo a tocar um dos instrumentos, dando uma nova vida ao rifle, que antes passou por sua mão para atirar, e agora, virou arte.

O ex-combatente conta que, quando produz a música, a percepção da arma desaparece e aquilo se torna um instrumento, pura e simplesmente.

You cannot copy content of this page
X