Vida e Saúde

Engordar após começar a malhar: entenda por que isso é normal

Sending
User Review
0 (0 votes)

O ganho de massa magra é um processo natural do organismo de quem treina regularmente, algo bastante positivo para a saúde

Créditos: iStock

Muitas pessoas entram na academia com o intuito de perder peso e acabam sendo surpreendidas ao notar que estão ganhando quilos na balança. Antes de se desesperar, saiba que isso é normal e muitas vezes positivo para seu corpo e sua saúde. Engordar nem sempre representa algo negativo, e ganhar peso mesmo mantendo uma rotina regular de treinos significa que você está ganhando músculos.

Existem dois tipos de gordura: a ruim e a que chamamos de massa magra. A gordura ruim é aquela que ganhamos com um estilo de vida sedentário e má alimentação, enquanto a boa vai totalmente na contramão disso. Nesse caso, o que está aumentando não é o seu peso, mas, sim, os músculos, ossos e órgãos vitais, ou seja, seu corpo está ficando mais forte.

A massa muscular é mais densa do que a massa ruim, por isso quem pratica musculação costuma notar um aumento de peso em um ritmo consideravelmente rápido. Quanto menor for o índice muscular da pessoa, maior será esse aumento nos primeiros meses de exercícios, mas depois tende a se estagnar dentro de um limite saudável.

Por outro lado, em alguns casos, esse aumento de peso também pode indicar mais gordura no organismo, principalmente quando a pessoa não segue uma dieta regrada. Quem treina costuma se sentir faminto após os exercícios, pois muitas calorias são queimadas no processo. O corpo precisa repor essa energia, mas quem não tomar cuidado pode acabar consumindo mais calorias do que perdeu.

Por isso, é essencial que a rotina de treinos seja acompanhada de uma dieta adequada, pois as duas coisas precisam andar juntas. O ideal é manter refeições balanceadas de três em três horas, consumindo carboidratos, proteínas e gorduras dentro do limite recomendado (para saber a quantidade certa, é recomendado procurar um nutricionista).

Nem sempre é fácil seguir uma dieta corretamente, por isso o uso de suplementos também é muito bem-vindo. Eles ajudam a completar a taxa nutricional necessária para seu corpo continuar ganhando massa muscular, muitas vezes substituindo refeições que não conseguem fornecer todos os nutrientes recomendados. Mesmo adotando uma alimentação regrada, os suplementos ainda podem ser bastante úteis.

Com tudo isso em mente, fica mais fácil diferenciar quando esse ganho de peso está sendo saudável ou não. Para “engordar” do jeito correto, fique atento à balança e aos seus hábitos diários!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 24 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page