Vida e Saúde

Criança agressiva e sem limites: conheça o Transtorno Opositor Desafiador

Sending
User Review
0 (0 votes)

É muito comum que os pequenos possam ter alguns comportamentos de rebeldia, afinal, durante a infância, eles ainda estão aprendendo a lidar com suas próprias emoções. Porém, é importante saber separar uma simples “birra” de situações mais intensas, que podem ser sinais de um transtorno de comportamento.

“O Transtorno Opositor Desafiador, também conhecido como TOD, é caracterizado pela dificuldade para controlar impulsos e pela recusa em obedecer solicitações ou regras impostas pelos adultos, o que costuma gerar humor irritadiço e, até mesmo, comportamentos vingativos”, explica Filipe Colombini, psicólogo, orientador parental e fundador da Equipe AT.

Os sintomas de TOD normalmente aparecem antes dos oito anos, e incluem um padrão de comportamento desafiador, principalmente diante de figuras de autoridades e de pessoas que impõe limites. “Para essas crianças, a tolerância contra a frustração é muito baixa, o que acaba provocando atitudes agressivas e impulsivas”, diz o psicólogo.

Esse transtorno pode ter consequências graves para o desenvolvimento da criança. “O comportamento explosivo pode ocasionar grandes dificuldades de socialização, além de tendência ao isolamento e problemas na escola”, alerta o especialista, “Além disso, a condição altera a dinâmica familiar, influenciando o relacionamento de todos os membros”, conclui.

É comum, ainda, que os pais de crianças com TOD não saibam como lidar com a situação e desenvolvam um quadro de burnout parental. “Por isso é importante que os adultos busquem ajuda profissional quando os sintomas começarem a ser mais intensos e frequentes”, afirma Colombini. “O tratamento ideal para o transtorno é combinar apoio psicológico para criança e pais, além da orientação e treinamento parental, o que vai auxiliar os adultos a lidarem melhor com a questão”, conclui o especialista.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page