Mila Burns e o Cônsul-adjunto Cristiano Carneiro Ebner
Programe-se

Eleições 2018: Cônsul-adjunto Cristiano Carneiro Ebner esclarece processo de votação para brasileiros que residem no exterior

Sending
User Review
0 (0 votes)

O ‘Globo Notícia Américas’ também mostra os destaques nas áreas de esporte, saúde e cultura, além de análise sobre a política de imigração americana para o ano que se inicia

2018 é ano de eleições no Brasil, com o primeiro turno previsto para 7 de outubro; e o segundo, no dia 28 de outubro. Como o voto para presidente é obrigatório, mesmo para os brasileiros que vivem fora do país, a jornalista Mila Burns recebe no estúdio do noticiário o Cônsul-adjunto Cristiano Carneiro Ebner, em entrevista que vai a oar neste domingo, dia 7. Informações sobre o processo de transferência do título de eleitor do Brasil para o país de residência, a quitação de dívidas com o Tribunal Superior Eleitoral, e prazos e locais de votação entram em pauta no encontro. O Cônsul-adjunto também destaca o resultado de uma pareceria entre o Itamaraty e o TSE, que pede o cadastramento do endereço residencial, mesmo dos brasileiros que já estiverem com o título de eleitor regularizado no exterior. O intuito é que o Itamaraty possa, em eleições futuras, incluir novas zonas de votação ainda mais próximas do eleitorado.

A questão imigratória foi um ponto amplamente abordado por Donald Trump durante o seu primeiro ano de governo e, na edição do ‘Globo Notícia Américas’, a temática ganha a análise da colaboradora Luiza Florence. Direto da Califórnia, a jornalista relembra as mudanças que entraram em vigor em 2017 e o que deve mudar este ano. Entre os destaques, está o anúncio de Trump, feito em setembro do ano passado, de pôr fim ao DACA (sigla que em inglês significa Deferred Action for Childhood Arrivals). Criado em 2012 durante a gestão de Obama, o programa visa regularizar temporariamente imigrantes em situação irregular que chegaram aos Estados Unidos quando eram menores de idade. Esses jovens, conhecidos nos Estados Unidos como “Dreamers”, somam cerca de 800 mil pessoas. Luiza explica que Congresso americano tem até março para tentar preservar as garantias do programa.

As dicas culturais para 2018 ficam a cargo da correspondente da Globo Sandra Coutinho. Dentre as novidades, destaca a exposição da artista brasileira Tarsila do Amaral, com estreia prevista para fevereiro no museu MoMa, em Nova York. Já as novidades do esporte ganham a análise da correspondente do SportTV Joanna de Assis. O noticiário traz ainda dicas de como começar a se exercitar em 2018 e incrementar à rotina esse hábito.

Crédito: Globo/ Divulgação

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 22 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page