Business Educação

Educação não tem preço

Ensino superior é um dos principais impulsionadores do desempenho, prosperidade e competitividade do crescimento nas economias nacional e global, garantindo melhores salários e mais vagas para os profissionais.
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Pode parecer difícil quantificar o valor total da educação superior, porém, dados do Escritório de Estatísticas do Trabalho dos EUA (BLS) mostram consistentemente que, em termos de dólares, a educação faz sentido. A máxima “quanto mais você aprende, mais você ganha” é real e os números confirmam. Segundo pesquisas do BLS, trabalhadores com bacharelado tiveram ganhos semanais médios de US$ 1.305 em 2020, em comparação com US$ 781 para trabalhadores com diploma de ensino médio. E a taxa de desemprego para empregados de nível superior foi de 5,5%, em comparação com 9,0% para aqueles cujo maior nível de escolaridade era o ensino médio. O cenário é semelhante tanto em tempos econômicos favoráveis quanto em tempos desafiadores, como durante a pandemia.

Será que o mesmo se aplica aos brasileiros que vivem nos Estados Unidos?

Seja em busca de melhores condições de vida ou mais oportunidades de trabalho, cada vez mais brasileiros tomam a decisão de viver fora do Brasil, e a população brasileira no exterior segue aumentando. Mas uma coisa não muda, indivíduos graduados com os conhecimentos e habilidades certos têm a capacidade de exigir salários mais altos, pois estão equipados para fazer contribuições significativas para a receita e crescimento das empresas para as quais trabalham. Isso significa que sim, a educação tem o mesmo valor para imigrantes. No caso de diplomas obtidos em instituições fora dos Estados Unidos, o reconhecimento da educação estrangeira varia de acordo com a indústria.

O Welcoming Center, uma organização sem fins lucrativos com sede na Filadélfia que promove o crescimento econômico inclusivo através da integração de imigrantes, destaca que imigrantes candidatos a empregos nos EUA obtêm mais sucesso quando podem demonstrar um portfólio de seus trabalhos. É o caso da indústria da tecnologia, que em 2021 alcançou globalmente o valor estimado de 5,2 trilhões de dólares. Profissionais de Tecnologia da Informação, Engenharia de Software e Desenvolvimento de Aplicativos, por exemplo, têm como apresentar seus conhecimentos por meio de seus portfólios, e há uma grande demanda no mercado. Os Estados Unidos, em particular, têm a maior indústria tecnológica do mundo, com um valor aproximado de 1,6 trilhão.

Outras áreas onde o profissional tem a chance de exibir seus trabalhos são Marketing Digital, Design Gráfico, Design de Games, Design de Interiores, entre outras. Uma curiosidade sobre essa última – Design de Interiores – é o licenciamento nos EUA, que embora não seja necessário, cerca da metade dos estados americanos oferece a opção para que designers de interiores tornem-se certificados ou registrados. Este reconhecimento das credenciais nos Estados Unidos pode ser obtido por meio do exame de avaliação NCIDQ, do Conselho de Qualificação de Design de Interiores (CIDQ). Ou seja, o seu diploma estrangeiro pode lhe conceder um certificado no país.

Não pare de estudar

A educação tem um papel fundamental para a conquista de bons empregos em território norte-americano e a condição de imigrante não deve se tornar um empecilho para essa conquista. A presença de instituições de ensino superior, como o Centro Universitário Internacional Uninter nos Estados Unidos, oferece aos brasileiros a flexibilidade de estudar onde e quando quiser, já que as aulas são 100% online e em português.

É importante ressaltar que um curso superior EAD passa por um rigoroso controle de qualidade do Ministério da Educação do Brasil (MEC), exatamente como acontece com os cursos presenciais, e as duas modalidades são reconhecidas da mesma forma. Após a graduação, o diploma é reconhecido pelo MEC, o que significa que você pode trabalhar para qualquer empresa brasileira.

Este mesmo diploma, dependendo do curso, pode ser validado também nos Estados Unidos. Há inúmeras instituições privadas que oferecem avaliação de equivalência de diploma por meio de serviços de avaliação de credenciais. A NACES (Associação Nacional de Serviços de Avaliação de Credenciais, naces.org), por exemplo, oferece uma lista de instituições que podem ajudá-lo.

Daí a importância do curso superior. Não só o aluno terá o conhecimento que precisa para se tornar um profissional competente, mas poderá fazer a avaliação de seus créditos, podendo conquistar credenciamento no exterior.

Destino: Mundo

No mundo global de hoje, a busca por profissionais sem fronteiras munidos de conhecimento e habilidades, e preparados para atravessar culturas é cada vez maior. Sabendo disso, instituições de ensino superior oferecem programas exclusivos para capacitar e inspirar estudantes com mentalidade global. É o caso do Global Hub da Uninter que reúne alunos, professores e profissionais para se comunicarem através das divisões culturais e para promover novas formas de pensar voltadas para desafios e oportunidades globais. O Global Hub oferece eventos especiais em português e inglês, além de um boletim informativo mensal, que são abertos ao público em geral. Sua missão é democratizar oportunidades internacionais para estudantes e profissionais brasileiros.

Mais informação https://www.facebook.com/uninterglobalhub

Sobre a Uninter: O Grupo Uninter está entre os maiores grupos do segmento educacional e é uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Sediado em Curitiba (PR), já formou mais de 500 mil alunos e, hoje, tem mais de 300 mil estudantes ativos. Fora do Brasil, o Centro Universitário Internacional UNINTER oferece mais de 200 cursos de graduação e pós-graduação EAD para brasileiros, com polos de apoio presencial localizados em Atlanta, Boston, Fort Lauderdale, Houston, Miami, Newark, Orlando, Salt Lake City, Washington-DC e New York, nos Estados Unidos; em Lisboa, Portugal; em Londres, Inglaterra; e em Nagoya e Toyohashi, Japão. 1-833-605-1255 | uninteramericas.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 3 fev.

Advertisement