Vida e Saúde

Educação Financeira ajuda mulheres a saírem de relacionamento abusivo

Sending
User Review
0 (0 votes)

Dependência econômica do parceiro muitas vezes leva vítimas a se manterem em situações tóxicas

A dependência financeira faz com que muitas mulheres permaneçam em relacionamentos abusivos, por isso, saber lidar bem com as próprias finanças e ganhar o próprio dinheiro é algo muito importante. 

De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, é muito comum que em muitas famílias o assunto “dinheiro” fique apenas nas mãos dos homens. “Observo em meus atendimentos muitas mulheres que não fazem ideia do que acontece na vida financeira da família, pois o tema é uma espécie de tabu e não se fala sobre ele. Nestas situações, é nítido que a mulher tem um perfil bastante dependente, o que pode ser um problema”, avalia. 

Segundo o especialista, quando aprendem a fazer as próprias escolhas financeiras e a ganhar o próprio dinheiro, as mulheres ajudam a família a prosperar e ganham liberdade para estar ou não em um relacionamento. “Sabemos que muitas permanecem em relações abusivas porque têm medo de não conseguir se sustentar, especialmente quando se trata de gerações mais antigas, onde as mulheres eram estimuladas a ficar em casa e o marido era o único provedor”, afirma. 

Martello acredita que é natural também que, em relacionamento onde há filhos, as mulheres abram muito mais mão da carreira do que os homens, havendo uma espécie de pacto onde elas cuidam e eles proveem. “Não vejo nada de errado com isso e poderia ser o contrário também, com homens cuidando e mulheres provendo. Porém, precisa ser uma escolha dentro de um relacionamento saudável. Quando não acontece dessa forma e a mulher perde totalmente a independência com relação às finanças, permanecer em uma relação abusiva é um risco muito mais comum. Ou seja, o problema aí é a relação abusiva, e a educação financeira é uma saída para sair mais facilmente deste problema”.  

Para as mulheres que desejam aprender sobre finanças, ele acredita que o primeiro passo é desconstruir a ideia de que dinheiro é assunto masculino. “Entenda que você pode e deve saber tanto quanto seu parceiro e que cuidar do que ganha pode ser fundamental para que a decisão de estar ou não em um relacionamento não tenha nada a ver com dependência financeira”, diz. “Aprender sobre dinheiro pode ajudar a sair de uma relação abusiva e, em relacionamentos saudáveis, pode ser a chave para ajudar a família toda a crescer”, finaliza. 

Sobre a Martello Educação Financeira  

Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento com dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Acesse o site

Sobre Thiago Martello 

Educador Financeiro, fundador da Martello Educação Financeira, agente autônomo de Investimentos pela CVM, e em Investimentos ANBIMA, corretor de Vida e Previdência pela Susep. Embaixador da APOEF (Associação de Profissionais, Orientadores e Educadores em Finanças). Thiago começou a lidar com educação financeira na prática aos nove anos de idade, ao iniciar seu primeiro empreendimento vendendo balas em semáforos da zona leste de São Paulo. De lá para cá, venceu uma série de desafios. Ele se tornou bacharel em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV,  passou a empreender através da Martello Educação Financeira, atendeu mais de 1.000 pessoas com base na metodologia DESPLANILHE-SE, e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome. Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, o maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente, ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da imprensa, entre eles: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros. Para saber mais, acesse o site

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 22 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page