Bibi (Juliana Paes), Caio (Rodrigo Lombardi)
TV

Edição especial de ‘A Força do Querer’ estreia no dia 21

Num mundo com tantas possibilidades e tão diverso, encontramos algo que é comum a todos: os sonhos. Nesse cenário, onde os mesmo quereres também são múltiplos, somos desafiados a todo momento a fazer escolhas. Até onde os nossos desejos devem ir para não magoar o outro? É o desafio da convivência humana. Esse é o dilema que se apresenta em ‘A Força do Querer’, novela de Gloria Perez, com direção artística de Rogério Gomes, que estreia em edição especial na segunda-feira, dia 21, no canal internacional da Globo, em simulcast no Globoplay,  após ‘Totalmente Demais’. Os caminhos de diferentes personagens se cruzam e eles são levados ao limite num percurso em que a força do querer de um afeta a força do querer do outro.

Um dos pontos centrais dessa trama é Bibi (Juliana Paes), uma mulher que acredita fortemente na paixão, na adrenalina, na intensidade que hipnotiza e faz com que a pessoa amada seja objeto de todo o desejo e atenção. No começo da história, ela está noiva de Caio (Rodrigo Lombardi), que conheceu na faculdade de Direito. Bibi o ama, mas não entende a maneira dele amar. Caio vive uma fase profissional promissora e precisa dedicar mais tempo ao trabalho. Bibi não compreende o momento do noivo, reclama que tem ido a todos os eventos sociais sozinha e, durante uma discussão, termina o relacionamento alegando falta de paixão. A futura advogada troca o conforto material e o amor estável que tinha com Caio para viver a paixão que tanto procura com Rubinho (Emílio Dantas), um estudante de química que trabalha como garçom. Arrasado, Caio decide ir para os Estados Unidos reconstruir a vida.

Jeiza (Paolla Oliveira), outra força da natureza, é durona e cheia de garra. Ama o trabalho no Batalhão de Ações com Cães e também sonha se tornar lutadora de MMA. Jeiza quer conquistar os ringues e mostrar que mulher pode fazer o que quiser. Filha de Cândida (Gisele Fróes), ela é feminina, gosta de se produzir, mas seu comportamento em relação aos homens se difere da maioria das mulheres de seu bairro. Inclusive da própria mãe, que vive atrás de arranjar namorado e acaba se relacionando com tipos que não a valorizam. Jeiza não aceita domínio de namorado algum, principalmente quando envolve sua profissão. E não gosta que a defendam de situações difíceis, como uma cantada mais atrevida, por exemplo. É ela quem sempre dá as cartas nas suas relações, e não é diferente quando ela conhece Zeca (Marco Pigossi). Aos poucos, Jeiza e Zeca se aproximam e ficam amigos. Da amizade, surge uma grande paixão. Paixão que será sempre marcada pelo temperamento forte dos dois e pelo sentimento de Zeca por Ritinha (Isis Valverde), que por mais que ele tente, não consegue apagar completamente de dentro dele.

A história de Ritinha e Zeca, mostrada logo no início da novela, vai desencadear, aliás, muitos dos conflitos da trama. Os dois jovens vivem em Parazinho, no Pará, e têm um relacionamento desde a adolescência. Porém, enquanto Zeca quer um futuro estável, seguindo sua vida como caminhoneiro, Ritinha vive a euforia da juventude e quer experimentar tudo, conhecer outros lugares e aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer. Por isso, quando conhece Ruy (Fiuk), um “estrangeiro” que vive no Rio de Janeiro, não pensa duas vezes e vê nele a oportunidade que ela tanto buscava de ir embora dali. Esse encontro vai mudar para sempre o destino de Ritinha e dar início à saga de Zeca para esquecê-la.

‘A Força do Querer’ é uma novela de Gloria Perez, com direção artística de Rogério Gomes, direção geral de Pedro Vasconcelos e direção de Davi Lacerda, Luciana Oliveira, Claudio Boeckel, Roberta Richard e Fábio Strazzer.

Perfil dos Personagens

Família de Bibi

Bibi (Juliana Paes) – É uma mulher dependente da adrenalina da paixão. Para ela, o fogo nunca será suficientemente alto. Abandona o noivo Caio (Rodrigo Lombardi), com quem teria um futuro promissor, para protagonizar a história de amor idealizada por ela com Rubinho (Emílio Dantas), com quem se casa e tem o filho Dedé (Gabriel Almeida Bravo). Mas essa relação a levará para caminhos tortuosos.

Rubinho (Emílio Dantas) – É uma espécie de “lobo em pele de cordeiro”. Homem que se mostra romântico, carinhoso, e que parece ser comandado pela mulher, mas na verdade a manipula. Ele alimenta a sede de Bibi (Juliana Paes) por emoções extremas e desse modo a domina.

Dedé (Gabriel Almeida Bravo) – Filho de Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas). É um menino calmo e alegre, mas que sofre com a vida tumultuada que leva com os pais.

Aurora (Elizangela) – Mãe de Bibi (Juliana Paes), ela não se conforma com a escolha da filha de deixar Caio (Rodrigo Lombardi) para ficar com Rubinho (Emílio Dantas). Está sempre ajudando Bibi no que está a seu alcance.

Família de Jeiza

Jeiza (Paolla Oliveira) – Policial do Batalhão de Ação com Cães e lutadora de MMA. Começa a namorar Zeca (Marco Pigossi) logo depois que ele se muda para Niterói. A personalidade forte, garra e atitude não escondem seu lado sensual e feminino.

Candida (Gisele Fróes) – Mãe de Jeiza. É namoradeira, está sempre envolvida em situações divertidas com os homens que conhece.

Família de Ritinha

Ritinha (Isis Valverde) – Nascida e criada na fictícia Parazinho, desde pequena é fascinada pelas águas do rio. É sedutora, assim como as sereias. Vive a euforia da juventude. Gosta do namorado Zeca (Marco Pigossi), mas deseja experimentar de tudo, conhecer outros lugares, aproveitar o que a vida tem para oferecer. Vai se envolver com Ruy (Fiuk).

Edinalva (Zezé Polessa) – Mãe de Ritinha (Isis Valverde), conta que a teve sozinha dentro de uma canoa e engravidou de um homem-boto. É uma mulher religiosa, correta, mas, assim como a filha, gosta de aproveitar o que a vida tem para oferecer.

Família de Zeca

Zeca (Marcos Pigossi) – É um jovem de sentimentos intensos, tudo nele é grande e intempestivo: o coração, os gestos, a capacidade de ser tão rude quanto delicado. Filho de Abel (Tonico Pereira), de quem herdou a honestidade, o temperamento forte e o gosto pelas estradas. É louco por Ritinha (Isis Valverde), mas vai se apaixonar por Jeiza (Paolla Oliveira).

Seu Abel (Tonico Pereira) – Pai de Zeca (Marco Pigossi). É muito religioso e tem uma interpretação muito própria dos ensinamentos bíblicos. Acredita que tudo nesse mundo seja vontade de Deus, menos a fraqueza de Zeca por Ritinha (Isis Valverde).

Nazaré (Luci Pereira) – Irmã de Abel (Tonico Pereira), vive em Portugal Pequeno, Niterói, para onde Abel e Zeca (Marco Pigossi) vão se mudar após deixarem Parazinho.

Família de Eugênio Garcia

Eugênio Garcia (Dan Stulbach) – Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia junto com o irmão Eurico (Humberto Martins), mas sonha montar seu escritório de advocacia. Sério, bonitão, cavalheiro, aquele tipo de homem que costuma ser apontado como marido modelo. É casado com Joyce (Maria Fernanda Cândido) e pai de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte).

Joyce (Maria Fernanda Cândido) – Esposa de Eugênio (Dan Stulbach), mãe de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte). É uma mulher requintada, que cultua tudo o que diz respeito à beleza e ao feminino. Viverá seus maiores conflitos quando Ivana revelar que não se enxerga no corpo de uma mulher.

Ruy Garcia (Fiuk) – Rapaz alegre, bem-humorado, que vive sem grandes preocupações e está de casamento marcado com Cibele (Bruna Linzmeyer). Até que sua vida vira de cabeça para baixo ao se envolver com Ritinha (Isis Valverde).

Ivana (Carol Duarte) – Foi criada para ser a imagem e semelhança de Joyce (Maria Fernanda Cândido), uma mulher extremamente feminina e elegante. Faz o que pode para não decepcionar a mãe, mas quando se olha no espelho, não consegue se reconhecer. Iniciará uma jornada para compreender sua identidade de gênero.

Zuleide (Claudia Mello) – Empregada da família, é a única pessoa na casa que irá tratar com sensibilidade o drama de Ivana (Carol Duarte), defendendo-a de tudo e de todos, mesmo sem conseguir entender o que se passa com ela.

Família de Eurico Garcia

Eurico Garcia (Humberto Martins) – Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia com o irmão Eugênio (Dan Stulbach). É um homem sem paciência para qualquer tipo de coisa que não tenha uma aplicação prática e tem muita dificuldade em lidar com mudanças. É casado com Silvana (Lilia Cabral) e pai de Simone (Juliana Paiva).

Silvana (Lília Cabral) – Esposa de Eurico (Humberto Martins) e mãe de Simone (Juliana Paiva), vive um bom casamento e tem sucesso no trabalho como arquiteta, mas entrará em decadência por conta do vício do jogo, colocando-se muitas vezes em situações de alto risco.

Simone (Juliana Paiva) – Filha de Eurico (Humberto Martins) e Silvana (Lilia Cabral), é a grande conselheira e amiga da prima Ivana (Carol Duarte) em seus dilemas existenciais. Também se envolve com os problemas da relação dos pais.

Dita (Karla Karenina) – É a empregada da família, acoberta as escapadas de Silvana (Lilia Cabral) para jogar.

Família de Tio Garcia

Garcia (Othon Bastos) – Tio de Eugênio (Dan Stulbach) e Eurico (Humberto Martins), e pai de Caio (Rodrigo Lombardi) e Heleninha (Totia Meireles). Fica anos sem contato com a família. É do tipo desencanado, que leva a vida sem grandes preocupações. No passado, viveu uma grande paixão com Elvira (Betty Faria).

Elvira (Betty Faria) – Antiga paixão de Garcia. No passado, o temperamento forte dos dois não deixou que ficassem juntos. No reencontro, constatam que os anos não transformaram nem um, nem outro.

Caio (Rodrigo Lombardi) – Filho de Garcia (Othon Bastos) e irmão de Heleninha (Totia Meireles), é um homem sensível, inteligente, culto e apegado aos valores e princípios morais. Seu grande conflito será continuar amando Bibi (Juliana Paes) mesmo depois dela escolher o mundo do crime.

Heleninha (Totia Meirelles) – Filha de Garcia (Othon Bastos) e irmã de Caio (Rodrigo Lombardi). É casada com Junqueira (João Camargo), que trabalha na empresa da família, a C.Garcia. Deseja ver o marido ascender socialmente e se incomoda com o comportamento do filho Yuri (Adriano Alves), que só fala com os pais via mensagem de celular e pratica Cosplay, incorporando personagens reais ou da ficção, como artistas e heróis de histórias em quadrinhos.

Junqueira (João Camargo) – Marido de Heleninha (Totia Meireles), é tranquilo, busca ter paz em casa. Também se incomoda com o comportamento estranho do filho Yuri (Adriano Alves).

Yuri (Adriano Alves) – Neto de Garcia (Othon Bastos) e filho de Junqueira (João Camargo) e Heleninha (Totia Meireles). Vive um conflito de gerações com os pais. Se comunica basicamente via mensagem de celular e pratica Cosplay, incorporando os mais variados personagens.

Família de Dantas

Dantas (Edson Celulari) – Trabalha na C.Garcia e busca reconhecimento por tantos anos de dedicação à empresa. É pai de Cibele (Bruna Linzmeyer) e namora Shirley (Michelle Martins).

Cibele (Bruna Linzmeyer) – Filha de Dantas, implica com a namorada jovem do pai, Shirley (Michelle Martins). É noiva de Ruy (Fiuk) e sonha com o casamento perfeito. Irá se decepcionar profundamente quando descobrir que o noivo se envolveu com Ritinha (Isis Valverde).

Shirley (Michelle Martins) – Namorada de Dantas (Edson Celulari), deseja ascender socialmente. Tenta se dar bem com Cibele (Bruna Linzmeyer), em vão.

Outros personagens

Irene (Débora Falabella) – Arquiteta e amiga de Silvana (Lilia Cabral). É uma mulher desprovida de caráter, manipuladora, sedutora e envolvente, que fará de tudo para conquistar Eugênio (Dan Stulbach).

Nonato (Silvero Pereira) – Motorista de Eurico (Humberto Martins), veio do interior do Ceará com o objetivo de tentar a vida artística no Rio de Janeiro. Fica muito amigo do patrão, que nem desconfia de sua vida dupla.

Marilda (Dandara Mariana) – Melhor amiga de Ritinha (Isis Valverde) no Pará. Estará sempre visitando a família de Zeca (Marco Pigossi) depois que se mudam para Niterói.

Abigail (Mariana Xavier) – Secretária da empresa C.Garcia. É uma representante do orgulho plus size, muito bem resolvida com sua aparência. Está sempre atenta a tudo ao seu redor e é amiga de Tatu (Bruno Barbosa).

Tatu (Bruno Barbosa) – Boy da empresa C.Garcia, adora conversar com Abigalil (Mariana Xavier) sobre a vida dos funcionários da empresa.

Leila (Lucy Ramos) – Namorada de Caio (Rodrigo Lombardi) depois que ele volta para o Brasil. Dedicada ao relacionamento, se incomoda ao perceber que ele não está na mesma sintonia.

Amaro (Pedro Nercessian) – Amigo de Ruy (Fiuk), está sempre por perto para ajudá-lo e apoiá-lo no que for preciso.

Anita (Lua Blanco) – Namorada de Amaro (Pedro Nercessian), é a melhor amiga de Cibele (Bruna Linzmeyer) e quem estará ao seu lado quando descobrir a traição de Ruy (Fiuk).

Claudio (Gabriel Stauffer) – Apaixonado por Ivana (Carol Duarte), tenta a todo custo namorá-la e não entende seus dilemas existenciais.

Allan (Raul Gazolla) – Treinador de Jeiza (Paolla Oliveira) no MMA. É sério, correto e linha dura.

Cirilo (Gustavo Machado) – Amigo de Caio (Rodrigo Machado), é quem o recebe quando ele volta da longa temporada nos Estados Unidos.

Janete (Eline Porto) – Moradora de Parazinho. Gosta de Zeca (Marco Pigossi) e, por isso, está sempre implicando com Ritinha (Isis Valverde).

Francineide (Laize Câmara) – Mora em Belém, onde trabalha como sereia em um aquário. Apresenta o universo do sereísmo para a amiga Ritinha (Isis Valverde).

Vitor (Alejandro Claveaux ) – Namorado de Jeiza (Paolla Oliveira) no começo da história.

Fotos:

Jeiza (Paolla Oliveira). Crédito: Globo/ Estevam Avellar

Bibi (Juliana Paes), Caio (Rodrigo Lombardi). Crédito: Globo/ Raquel Cunha

Jeiza (Paolla Oliveira)