É tempo de recomeçar!
Vida e Saúde

É tempo de recomeçar!

Por Irma de Mello* 

Então é Natal! ( …. and so it´s Christmas!)

O ano se despede e, para muitos, fica no coração o alento do dever cumprido, de mais uma etapa vencida com sucesso. Mas, para alguns, inicia-se um tempo de culpas, medos e angústias. De onde vem isto? Por que este sentimento de inadequação e melancolia no momento das festas de final de ano? 

Busque entrar em contato com seus sentimentos, pois fugir e mascarar só piora essa sensação de desconforto. Às vezes, precisamos estar reflexivos para compreendermos onde estamos diante de nossa vida. 

Por que mais um ano se finda e não se conseguiu realizar os projetos desejados e alcançar as metas estabelecidas? Que caminhos foram tomados, quais escolhas foram feitas? A culpa deve ser substituída pelo perdão, mas principalmente pelo auto perdão. Se foi correto ou incorreto, já está feito, você foi o que conseguiu ser – e sempre há tempo enquanto houver vida. Tempo de escolher outros caminhos, buscar escolhas que te levem ao seu propósito. 

Qual o seu propósito? Isto precisa estar alinhado com seus desejos mais íntimos. Quando não se sabe o que se quer, fica difícil haver realização pessoal. A angústia e o medo vêm da falta de autoconhecimento e da falta de fé em você e no mistério da vida. Acreditar e ser determinado o levará em direção a uma vida mais feliz. Busque se desprender do que passou, jamais olhe a vida pelo retrovisor, mas sim aprenda com o que deu errado, celebre o que deu certo. 

O Natal e o Réveillon são apenas duas noites de um ano que se encerra e as boas-vindas a um período novo. Lembre-se, há uma vida toda à sua frente. Faça uma faxina no seu interior, e uma na casa exterior. Arrume gavetas, escritórios, closets, armários, doe o que não vai mais usar, o que se tornou desnecessário, os excessos, e deixe espaço de sobra para novos pertences que virão. Ao mesmo tempo em que você arruma a casa, livre-se de ressentimentos, mágoas, culpas. Se não conseguir sozinho, busque ajuda de um profissional. 

Cuide de seu corpo, faça exercícios, ande ao ar livre. Caminhar é de graça e um ótimo exercício! Tome um pouco de sol, sinta a brisa em seu rosto. Cuide de sua alimentação, tome água com frequência. Ame seu corpo e se aceite como é. Seu corpo físico leva o que você tem de mais importante: a sua alma, a luz do seu ser. 

Cuide também de sua mente e seu coração. Os pensamentos geram seus sentimentos. Seja tolerante com o outro, mesmo discordando de como ele age. Elimine o julgamento, afinal cada um a seu modo está buscando caminhar rumo às suas metas. Não gaste energia se preocupando ou apontando os erros de seu semelhante. O foco deve estar em você, no que precisa realizar e evoluir. Sentimentos de raiva, ressentimentos e julgamentos são emoções perturbadoras que só afetam quem as carrega. Isto nos impede de “voar”! As asas estão na mente e no coração. Quanto mais repleto de sua luz interior maior o alcance de suas metas. 

Mente limpa e equilibrada, coração sereno, determinação e fé são sinônimos de vida que flui e expande. Antes de querer ser amado, compreendido, cuidado e valorizado, seja o amor, a compaixão, o cuidado e a celebração. Celebre cada dia com gratidão. Que a nova etapa seja cada dia melhor, em todos os aspectos de suas vidas! Feliz Natal e ótimo Ano Novo! Ou Merry Christmas and Happy New Year! 

Irma de Mello* : Psicóloga clínica graduada pelo Miami Dade College e Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Irma de Mello acumula mais de 18 anos de experiência em atendimento clínico. Natural de São Gonçalo de Sapucaí, sul de Minas Gerais, divide sua rotina entre Belo Horizonte, onde vive há 20 anos e mantém sua clínica de atendimento, e os Estados Unidos (Miami), onde planeja estabelecer-se no futuro. Ao longo de sua carreira, Irma se aprimorou em diversas técnicas, como thetahealing, reiki, terapia floral e hipnoterapia, técnica baseada na hipnose clínica, utilizada por diversos psicoterapeutas. 

You cannot copy content of this page