É importante discutir mamografia com todas as mulheres a partir dos 40 anos, e que cada mulher seja envolvida na decisão
Vida e Saúde

Cuidados preventivos da saúde da mulher

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O rastreamento do câncer de mama, uma parte importante dos cuidados preventivos da saúde da mulher, é também um dos tópicos mais debatidos na medicina. Embora ninguém conteste a necessidade de exames para mulheres com alto risco, para aquelas com risco baixo ou moderado, a incidência de testes com resultados falsos-positivos, biópsias e tratamentos desnecessários e estresse psicológico são uma preocupação séria. Que pacientes devem ser rastreadas e quando?
O benefício absoluto da triagem é menor do que esperávamos, e os danos como os exames falsos-positivos se acumulam à medida que as mulheres são repetidamente examinadas. Adicionalmente, o rastreio detecta alguns cânceres que não teriam consequências clínicas na vida da mulher (sobrediagnóstico) e, assim, podem levar ao tratamento excessivo e aos danos associados a tal tratamento.
Grupos de especialistas diferem em seus conselhos sobre quando começar mamografia e frequência (uma vez por ano ou uma vez a cada dois anos) para uma mulher de risco médio. Uma boa abordagem é discutir mamografia com todas as mulheres a partir dos 40 anos, e que cada mulher seja envolvida na decisão. Após os 50, estudos concordam que os benefícios superam os riscos. Exames de mama, auto-exames ou feito por médicos, não mostraram ser significantes, portanto não são mais recomendados.
Mulheres com perfil de alto risco são as que têm uma história familiar da doença em um parente de primeiro grau em uma idade jovem; mutação genética do BRCA1 ou BRCA2; e um histórico pessoal de câncer de mama. As avaliações para mulheres de alto risco podem variar dependendo do nível de risco avaliado. O seu médico irá recomendar mamografias anualmente, mas pode seguir com um ultrassom e ressonância magnética.
A detecção e tratamento precoce são as chaves para a sobrevivência, mas o sobrediagnóstico pode também ser perigoso e maléfico. Entender o risco do câncer da mama ajuda a determinar qual a melhor estratégia diminuindo as consequências de exames falso-positivos e biópsias desnecessárias.
Por Dra. Cindy Shaffer

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 20 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page