Rottweiler Foto: Rebecca Scholz/Pixabay
Pets

Conhecendo as Raças – Rottweiler

Não aja com impulso quando decidir “comprar” ou mesmo adotar um pet, pois este amiguinho vai fazer parte de sua vida e da sua família por muitos e muitos anos, dando e recebendo amor incondicional, companheirismo e cumplicidade. Planeje, estude, entenda as necessidades reais deste ser vulnerável que somente quer ser respeitado, cuidado e amado.
Sending
User Review
0 (0 votes)

O rottweiler é uma raça, que como outras, temos pouca informação a respeito. Acreditamos que descende do extinto cão molossus da Grécia antiga, que, com os romanos, atravessaram os Alpes suíços. Quando migraram das regiões romanas e chegaram no sudoeste da Alemanha, se misturaram com os cães locais, e surgiu o que se imagina ser o início da raça na Alemanha, na região de Rottweil.

Inicialmente, esses cães eram usados pelos açougueiros como cães de guarda dos rebanhos, como boiadeiros, e como cães de tração de pequenas carroças para o transporte de leite e carne — sendo assim denominados de “cães de açougueiro ou de boiadeiros”. No final do século 19, com o crescimento das ferrovias, foi proibido o transporte dos rebanhos pelas estradas. Assim os “cães boiadeiros ou açougueiros” foram quase extintos. Alguns admiradores dos cães de Rottweil reuniram-se para resgatar a raça. E em 1907, ela recebe o nome de “Rottweiler Metz-gerhund”, sendo metz-gerhund “cão de açougueiro”.

A raça se popularizou no século 20 por sua inteligência, coragem e determinação. Tem corpo robusto e forte, é ágil e resistente. A pelagem é curta e de cor preta com marcas em castanho localizadas, principalmente, do lado do focinho, que é sempre preto, no peito, nas quatro patas e abaixo da cauda.

Foto: Pexels/Dominika Roseclay

A altura ideal varia, no macho, de 65 a 66 cm e o peso em média 50 kg. A fêmea em média tem de 60 a 61 cm e 42 kg. O corte da cauda se tornou opcional.

O rottweiler tem temperamento equilibrado e territorial, mas muito dominante, tendo necessidade de comando forte e determinado. Se socializado cedo tem boa convivência com outros animais e crianças. Os educados erroneamente podem se tornar agressivos.

Os principais problemas de saúde incluem a sensibilidade gastrointestinal, as infecções, principalmente quando jovens, ao Parvovirus, displasia coxofemoral e tumores ósseos.

Se a intenção é ter um rottweiler como companheiro e pet, mantenha as vacinações e visitas ao veterinário em dia. Entenda a personalidade do seu cão e o socialize desde jovem.

Dica: Abril é o mês de alerta sobre o microchip (Microchip Awareness Month), uma forma simples e barata para identificar o seu pet. Não se esqueça de registrar o chip.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 7 fev.

Advertisement